Um novo cometa se aproxima... e a extinção é inevitável
Por Mário Liz
Postado em 07 de junho de 2012
É triste, mas ficaremos órfãos. Os dinossauros se extinguirão novamente do planeta... e para nós, restarão os arquivos e a alegria sensível da lembrança de quem teve o privilégio de presenciar um grande show de rock.
Não consigo imaginar coisas boas ou ser otimista em relação ao futuro. Alguém aqui parou para pensar no que será dos grandes espetáculos quando U2, KISS, IRON MAIDEN, ROGER WATERS, BLACK SABBATH, MOTORHEAD, PEARL JAM, JETHRO TULL, DEEP PURPLE, METALLICA, AC/DC, PAUL MCCARTNEY, ROLLING STONES e tantos outros DINO-ROCKERS pendurarem as chuteiras? Por mais que artistas como OASIS, COLDPLAY, SYSTEM OF A DOWN e tantos outros tenham seu mérito, acho impossível existir luz semelhante aos dinossauros. Aquele contágio incrível que há na platéia, as lágrimas sinceras, as mentes vislumbradas e o filme da vida de cada pessoa bem ali, no canto de cada olhar... toda esta magia está em extinção. E o tempo dirá que estou certo.
A deficiência dos artistas de hoje em dia, é o esquecimento ou o abandono por completo da emoção transmitida ao público. Há muita frieza nos musicistas e principalmente nas composições, que são quase sempre automáticas. A música atual é regida por tendências, quando na verdade, a sua função é de criar tendências. É tudo segmentado demais, cada grupo social com seu idolozinho e nenhuma arte universal e atemporal como IRON MAN do BLACK SABBATH (onde nem é preciso gostar de rock para reconhecer a genialidade de um riff tão simples e ao mesmo tempo tão poderoso), ou ainda, como quando escutamos uma canção do PINK FLOYD ou dos BEATLES e temos a certeza de que naquelas notas há algo muito maior do que a própria música transmitida: há uma obra de arte travestida por sons em harmonia, sinceridade e pureza de idéias. Duvido que haja esta sinceridade e pureza no AVENGED SEVENFOLD, no KORN e até mesmo na ADELE (que foi imediatamente inserida na mídia para tapar o buraco retrô deixado pela falecida, competente e problemática AMY WHINEHOUSE). Em momento algum consigo vislumbrar o mundo, daqui há 30 anos, cantando de forma emocionante os petardos destes artistas talentosos, porém, sem impulso natural.
As manifestações humanas e globais presenciadas nos shows do ROGER WATERS THE WALL em 2011 e 2012, em que gerações distintas entoavam as mesmas canções e com a mesma força e sentimentos sintonizados, infelizmente, sucumbirão à força do tempo. E por isso ficaremos órfãos... e não somente nós, mas nossos filhos e os filhos de nossos filhos.
É uma pena apenas as obras serem eternas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
O tipo de banda que Joey Ramone odiava; "toda esta merda de nova fórmula de rock"
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
A obra-prima do rock anos 90 que foi gravada em uma mansão medieval assombrada na Inglaterra
O melhor e o pior álbum do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
5 álbuns de rock que são maiores que a própria banda
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
Devin Townsend ainda não ouviu Angine de Poitrine para poder continuar os odiando
Guitarrista e baterista negam que o Venom seja projeto solo de Cronos
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
A música de 1972 que Slash disse ter um dos melhores sons de guitarra da história
A banda que ajudou a popularizar o nome do heavy metal e quase afundou por versões falsas
O vocalista que Robert Plant julgava inalcançável e que idolatrava o cantor do Led Zeppelin
Bruno Valverde diz que preconceito contra ele veio mais da igreja do que dos metaleiros
A sensata estratégia de James Hetfield para não deixar fama subir à cabeça

As emoções que uma música desperta merecem mais atenção que qualquer crítico ou "influencer"
As bandas de heavy metal nem sempre farão a mesma coisa (e isso não é ruim)
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
O problema não é usar celular em shows, mas sim fiscalizar os outros
Lobão: a defesa do roqueiro solitário
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior



