A música sobre bissexualidade que Nando Reis não canta por causar desconforto
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de junho de 2022
Entre as diversas músicas que Nando Reis escreveu em sua carreira, muitas apresentam caráter bastante pessoal e algumas delas o músico explica que não costuma cantar por diversos motivos. Um desses casos é a música "Monóico", de seu álbum "Sim E Não" (2006), que tem como tema a bissexualidade.
O assunto foi comentado em um vídeo no seu canal no YouTube, mas essa questão sobre a bissexualidade já foi abordada por Nando Reis em outras ocasiões, como em uma entrevista publicada pelo Extra em que diz que costuma ser "cortejado por homens e mulheres", além de confessar que deseja "homens e mulheres".
No vídeo de seu canal, Nando Reis também fala sobre outras músicas que não canta mais por vários motivos. Confira o que ele disse na transcrição abaixo.
"As músicas ‘Pré-Sal’ e ‘Diariamente’ são duas músicas de fases muito distintas, com vinte anos entre elas. Não consigo imaginar ninguém cantando ‘Pré-Sal’, tal a pessoalidade das imagens citadas. Já ‘Diariamente’, foi feita para a Marisa Monte, quando estávamos namorando. Ela já cantou, durante muitos anos. Agora, tem dois exemplos de músicas cujo momento em que foram escritas em momentos particulares e uma delas não consigo cantar. A primeira é ‘Caneco 70’, que foi quando separei da Vânia. A música descreve literalmente a vida que tive com essa pessoa. Apesar de adorar a música, tenho grande dificuldade em cantar, me sinto artificial e por isso não consigo. Já tentei, é algo curioso. Quando canto, ela evoca lembranças e um momento no qual não é real. Não haveria veracidade, não conseguiria comunicar nada. Nesse mesmo disco, tem o caso da música ‘Monóico’, que escrevi quando separei e estava absolutamente sozinho. Ela fala sobre bissexualidade, dissolução dos gêneros. É uma investigação sobre como os meus desejos se constroem. Trata de algo inerente a qualquer pessoa. Gosto muito dela, mas por falar de bissexualidade e assuntos tabu, é mais difícil. Não tenho problema em cantar, mas reconheço que pode causar desconforto. Tem gente que me escreve sobre a música", disse
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps