Nova biografia de Jimi Hendrix é lançada no Brasil
Fonte: Folha de São Paulo
Postado em 29 de agosto de 2005
Depois de sua biografia definitiva de Kurt Cobain, o líder atormentado do Nirvana ("Heavier Than Heaven - Mais Pesado que o Céu", ed. Globo), Charles R. Cross agora se volta para Jimi Hendrix. Três décadas e meia depois de sua morte em Londres, o impacto impressionante deixado por sua carreira de apenas quatro anos colocou Hendrix em um lugar de destaque no panteão do rock.
Como compositor e músico instrumental, ícone dos anos 60 e cruzamento entre raiz negra e juventude branca, ele foi -e continua sendo- uma figura única e fascinante. Assim como continua sendo alvo de várias biografias. As obras fundamentais continuam sendo "Scuse me While I Kiss The Sky" (me perdoe enquanto beijo o céu), de David Henderson, excepcional pela sua empatia, imaginação e insistência ao tratar da influência afro-americana; e "Electric Gypsy" (cigano elétrico), de Harry Shapiro e Caesar Glebeek, considerada uma biografia de peso pelos detalhes e pelo cuidado com que foi escrita.
Agora Cross chega ao primeiro plano. Ele não pode atingir a profundidade de compreensão de Henderson, ou a solidez e os detalhes de Glebeek. E pode acrescentar pouco ao que se sabe sobre o que aconteceu a Hendrix depois de sua "descoberta" em Greenwich Village e seu sucesso posterior, exceto por uma anedota deliciosa: quando um "pub" de Liverpool se recusou a servi-lo, em 1967. Hendrix ficou imaginando se isso tinha acontecido porque era negro, ou porque era um roqueiro hippie. Nenhuma das duas razões: havia um circo na cidade e era norma do "pub" proibir a presença de palhaços fantasiados.
A verdadeira força do livro de Cross está na exploração do histórico familiar de Hendrix. A pesquisa avança por várias gerações de ancestrais africanos, europeus e índios, assim como pela dura realidade de pobreza, álcool e incertezas. Jimi nunca teve três refeições diárias em casa até entrar para o Exército.
A relação problemática dos pais, Al e Lucille, levou Jimi a passar a maior parte de sua infância com parentes e vizinhos. Em 1995, depois de uma longa batalha jurídica, a família Hendrix (representada em primeiro lugar por Janie Hendrix, filha de Al em seu segundo casamento) conseguiu conquistar novamente o controle sobre o espólio de Hendrix. O julgamento foi saudado -por este escritor entre vários outros- como um triunfo da justiça. Isso apesar da desconfortável constatação de que a lista dos beneficiários não inclui nenhum dos descendentes vivos de Lucille Hendrix. Nem inclui qualquer dos músicos que tocaram nos discos de Hendrix.
Os restos mortais de Lucille Hendrix, que inspirou tantas canções de seu filho, permanecem num túmulo pobre, a poucos passos de onde o corpo de Hendrix repousou até ser removido recentemente para um novo e esplêndido memorial. O relato de Cross seria, eu suspeito, tão desconfortável para Jimi Hendrix quanto é para o leitor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Black Album", do Metallica, completa 850 semanas entre os mais vendidos nos EUA
"Eu odeio"; a canção que o Depeche Mode foi obrigado a lançar e vendeu mais de meio milhão
A banda que Slash diz merecer mais fama: "Um dos melhores rocks crus de todos os tempos"
U2 anuncia álbum "Carnaval de Luz" e divulga o single "Silencio"
"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
Assista ao trailer oficial de "Ozzy & Black Sabbath: Back to the Beginning"
O grave erro que o Oasis comete no palco, de acordo com Mick Jagger; "Isso não se faz"
Motörhead anuncia edição remixada do álbum "Orgasmatron"
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
Evanescence anuncia edição expandida do álbum "The Open Door"
Família de Andre Matos pede que fãs não façam conteúdos de IA com sua imagem
O baterista que conseguiu a façanha de ser tratado como deus por John Bonham e Neil Peart
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O músico que Jack Black sempre quis ser e pelo qual era "obcecado"
O guitarrista que sacaneou Eric Clapton no meio de um solo: "Ele me ferrou totalmente!"
Mick Jagger e David Bowie: relação escancarada
O hit dos Beatles que foi rejeitado por seu arranjo fraco: "Obviamente não era tão boa"

Cinco fantásticos álbuns ao vivo que não nasceram para ser álbuns ao vivo
Os mestres que moldaram Jimi Hendrix antes de ele se tornar o maior nome da guitarra
O disco de Jimi Hendrix que deixou Robert Smith "ensurdecido" aos 11 anos de idade
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
O Rolling Stone que quase estragou uma das maiores gravações de Jimi Hendrix
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
O rockstar que descobriu os Beatles, Rolling Stones e Jimi Hendrix: "Ninguém conhecia eles!"
O que Lou Reed achava que impediu Jimi Hendrix de chegar ainda mais longe
O que Jimi Hendrix tocou exatamente antes de destruir a própria guitarra em 1967
Eric Clapton responde quem considerava seu concorrente antes de Jimi Hendrix
O baterista com mesmo impacto que Jimi Hendrix para guitarristas, segundo Mike Portnoy



