Pinetop Perkins: lenda do Blues falece aos 97 anos
Por Alex Rossimartin
Fonte: Jornal O Tempo
Postado em 24 de março de 2011
Em uma semana onde Elizabeth Taylor, um dos maiores mitos do cinema de todos os tempos, nos deixou, o mundo do Blues também está de luto. Faleceu na última segunda-feira (21/03/11) em Austin, Texas, o cantor e pianista Joe Willie "Pinetop" Perkins. Ícone do Blues norte-americano, foi vítima de uma parada cardíaca aos 97 anos de idade (segundo notícia publicada no caderno Magazine, do jornal belorizontino O Tempo; segundo nota oficial postada no site de Pinetop por Patricia Morgan, empresária de longa data do artista, "ele faleceu tranquilamente dormindo em casa").
Joseph William Perkins, mais conhecido como Pinetop Perkins, nasceu em Belzoni, pequenina cidade localizada no estado americano de Mississippi, no Condado de Humphreys, em 7 de julho de 1913. Autodidata, Pinetop ganhou fama nas décadas de 1940 e 1950 ao integrar a banda de outra lenda do Blues: Muddy Waters. Foi o artista mais velho a ganhar um Grammy por "Joined At The Hip: Pinetop Perkins & Willie 'Big Eyes' Smith", que levou o prêmio de melhor álbum de Blues em fevereiro (incrível como o Grammy quer ser levado a sério sem ter premiado antes artistas deste quilate!).
B. B. King, outra lenda viva do R & B escreveu: "Ele era um dos últimos grandes Bluesmen do Mississippi. (...) Ele será lembrado não somente por mim, mas pelos amantes da música mundo afora".
O parceiro e também veterano Willie "Big Eyes" Smith, que vive em Chicago, falou sobre o amigo: "Ele sabia que teve uma vida boa. O que eu posso dizer sobre o cara? Ele nos deixou enquanto dormia. É dessa forma que eu quero partir."
O próprio Pinetop disse certa vez o que pode ser um exemplo de simplicidade e humildade: "Eu só quero fazer as pessoas felizes e ganhar um Dólar ou dois. É tudo o que eu sei fazer." E tudo o que nós, amantes do Blues, podemos fazer é dizer: "Muito obrigado, Pinetop, por ter existido e nos dado boa música!" Ele e todos os pioneiros do Rock 'n' Roll merecem sempre ser lembrados, pois sem a obra deles nada do que ouvimos hoje no Rock e Heavy Metal, teria existido. A raiz desta grande árvore é o Blues.
Para maiores informações sobre sua história, vídeos e entrevistas, o site oficial é:
Discografia selecionada
* 1976: Boogie Woogie
* 1977: Hard Again (Muddy Waters)
* 1988: After Hours
* 1992: Pinetop Perkins with the Blue Ice Band
* 1992: On Top
* 1993: Portrait of a Delta Bluesman
* 1995: Live Top (com o Blue Flames)
* 1996: Eye to Eye (com Ronnie Earl, Willie "Big Eyes" Smith e Calvin "Fuzz" Jones)«3»
* 1997: Born in the Delta
* 1998: Sweet Black Angel
* 1998: Legends (com Hubert Sumlin)
* 1999: Live at 85! (com George Kilby Jr)
* 2000: Back On Top
* 2003: Heritage of the Blues: The Complete Hightone Sessions
* 2004: Ladies Man
* 2008: Pinetop Perkins and Friends
* 2010: Joined At the Hip (com Willie "Big Eyes" Smith)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps