RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

"Last Rites", as derradeiras memórias de Ozzy Osbourne

No Dia do Rock, os 13 maiores rockstars de todos os tempos

Mark Knopfler revela o guitarrista que ele sempre almejou ser; "Era tudo o que eu queria"

Vivian Campbell revela opinião de Dio sobre seu solo em "Holy Diver": "Fiquei intimidado"

Dois astros do rock aparecem em lista de homens mais atraentes de todos os tempos

Os dois colossais eventos que ninguém deu bola por causa da despedida do Black Sabbath

Lars Ulrich achava que metal estava "sonolento" e "entediante" no fim dos anos 80

Os 10 maiores riffs de guitarra do rock nacional de todos os tempos

Baixistas com pegada rocker que todo iniciante ou iniciado deveria conhecer

O seleto grupo de álbuns de rock nacional considerados como obras‑primas por Regis Tadeu

O guitarrista favorito de Yngwie Malmsteen que ele manteve em segredo a admiração

As impressões que o público deixou em Lars Ulrich na primeira turnê do Metallica no Brasil

30 músicas que definiram o rock/metal dos 1980s segundo Classic Rock e Metal Hammer

Fãs "descobrem" qual banda pode ter sido excluída da despedida do Black Sabbath

Vocalista não sabe se ainda faz parte do My Dying Bride


O almoço que mudou tudo para o Black Sabbath; "Todo mundo pirou"

Por
Postado em 18 de junho de 2025

Ninguém no Black Sabbath esperava que o primeiro disco fosse tão longe. O som soturno, arrastado e pesado era visto como um risco para a gravadora, que apostou na banda quase por teimosia. Mas assim que o álbum chegou às prateleiras, o público abraçou aqueles riffs sombrios como se fosse o desabafo que faltava para uma geração sufocada por empregos sem futuro e a ressaca de uma guerra ainda recente.

O estouro foi tão rápido que, em questão de meses, os empresários deram o recado: era hora de voltar ao estúdio e entregar outro disco. Sem tempo para perder, o quarteto se trancou com o produtor Rodger Bain para gravar o que viria a ser "Paranoid", álbum que, àquela altura, ainda se chamaria "War Pigs", nome de uma das faixas já testadas nos palcos.

Black Sabbath - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Warner Bros - Michael Ochs Archives
Foto: Warner Bros - Michael Ochs Archives

Segundo Bill Ward, baterista da formação clássica, a pressão não poderia engolir o que a banda tinha de melhor: a energia de palco. O primeiro álbum tinha sido gravado praticamente ao vivo em apenas oito horas, um fator essencial para o peso cru que encantou os fãs. Para o segundo, a meta era repetir a pegada: "Você tem que lembrar: era uma banda muito boa ao vivo entrando no estúdio para o Paranoid", explicou Ward, em fala replicada na Far Out. "A gente queria trazer nossa agressividade e dinâmica de palco para dentro do estúdio, e acho que conseguimos, em grande parte".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A maioria das músicas já estava pronta graças às turnês pela Europa. Mas quando tudo foi finalizado, sobraram exatos três minutos na fita. O produtor então insistiu para que eles tentassem criar algo mais comercial. Relutantes, mas sem muita escolha, os caras toparam rabiscar uma ideia durante a pausa para o almoço.

E foi aí que Tony Iommi, num lampejo entre uma garfada e outra, criou o riff que viraria história. "Rodger Bain sugeriu que fizéssemos uma música comercial. A gente não queria, mas ele disse: 'Vejam o que conseguem criar'. Fomos almoçar, voltamos e o Tony tinha o riff", contou Ward. "Eu sentei na bateria, o Ozzy foi para o microfone, o Geezer pegou o baixo e começamos a tocar. O que está no disco saiu de uns 25 minutos de trabalho! Só colocamos o solo do Tony no dia seguinte. Eu não conseguia acreditar no que aconteceu: todo mundo pirou com essa música."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O tal improviso virou não só faixa, mas título do disco. Hoje, "Paranoid" é uma das músicas mais reconhecíveis do Sabbath, e prova de que, às vezes, o maior clássico de uma banda pode nascer no tempo de um almoço apressado.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeThiago Feltes Marques | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS