Para Andre Matos, Shaman poderia ser maior que o Angra
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de junho de 2025
O cenário do heavy metal brasileiro passou por um momento agitado no segundo semestre de 2000. Três integrantes do Angra — o vocalista Andre Matos, o baixista Luis Mariutti e o baterista Ricardo Confessori — anunciaram sua saída da banda, após anos de colaboração em estúdio e nos palcos.
Angra - Mais Novidades
Pouco tempo depois, o trio apresentou ao público seu novo projeto: o Shaman. Enquanto isso, o Angra seguiu com os guitarristas Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro, e uma formação renovada com Edu Falaschi nos vocais, Felipe Andreoli no baixo e Aquiles Priester na bateria.
A ruptura foi abordada na edição 190 da revista ShowBizz, que destacou os diferentes pontos de vista sobre a separação. Andre Matos, que deu voz a alguns dos principais sucessos do Angra nos anos 1990, falou de forma franca sobre o encerramento daquela fase.
"Traumática. Foi uma decisão radical, mas não tinha outro jeito. Estávamos juntos mais por obrigação contratual e para não decepcionar os fãs. Mas tínhamos chegado a uma situação irreversível, não havia mais diálogo. Tenho certeza de que foi péssimo para todos."
Rafael Bittencourt, por sua vez, discordou da avaliação do ex-colega. Em sua perspectiva, o processo foi menos dramático e acabou sendo positivo para todos os envolvidos.
"Toda separação é triste, né? Mas não foi nada assim tão traumática. Foi inevitável e até saudável para ambas as partes."
Na mesma entrevista, Andre Matos comentou suas expectativas em relação ao futuro. O vocalista demonstrou confiança no potencial do Shaman e chegou a afirmar que o novo grupo poderia superar o Angra.
"Não tenho nenhuma meta definida. Você só não pode ficar com medo do futuro. O mais importante é ser fiel àquilo que se está sentindo. Acho que temos muito mais chance agora com o Shaman porque a banda está forte internamente. Podemos, sim, ser maior que o antigo Angra. No caso do outro grupo, acho que só conseguiriam se trocassem de nome, Afinal, sofreram uma baixa muito grande e vai ser difícil conseguir manter a mesma proposta."
Andre Matos faleceu no dia 8 de junho de 2019, aos 47 anos. Com passagens marcantes por Angra, Shaman e Viper, consolidou-se como um dos nomes mais respeitados do power metal.
O Shaman encontra-se inativo desde 2023. Já o Angra anunciou um período sabático, que terá início após o fim da turnê comemorativa de 20 anos do álbum "Temple of Shadows".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Arch Enemy faz mais um post enigmático em suas redes sociais
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
O maior álbum de metal da história da Espanha, segundo Regis Tadeu
O clássico do metal extremo que o jornalista Andre Barcinski ama
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"


Angra, Helloween e Arch Enemy puxaram a fila: 5 bandas que ganhariam com retornos
Masters of Voices, que reúne Edu Falaschi e Tim Ripper, anuncia tour sul-americana
A banda europeia de metal com milhões no Spotify cujo integrante trabalha como bombeiro
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
Edu Falaschi comenta reconciliação com Rafael Bittencourt; "Gratidão eterna"
Angra - A reação dos fãs à primeira foto de Edu Falaschi com Rafael Bittencourt em 9 anos
Andre Matos: confira o incrível alcance do vocalista
Kiko Loureiro diz que Supla cantava letra de "Jesus Cristo" em cima de "Painkiller"


