Regis Tadeu comenta o problema das letras de Renato Russo; "poeta de cursinho pré-vestibular"
Por Bruce William
Postado em 18 de junho de 2025
Em um corte de vídeo publicado no seu canal oficial do youtube, Regis Tadeu não poupou Renato Russo de uma crítica direta: para ele, o líder da Legião Urbana jamais foi o gênio lírico que os fãs insistem em venerar - ao menos não na fase inicial.
Regis comenta que o disco de estreia da banda, lançado há 40 anos, ainda tem força por capturar a sinceridade crua de uma geração, mas musicalmente é mal produzido, abafado e com instrumentos embolados. E quando o assunto são as letras, ele dispara: "O Renato Russo não era o gênio lírico que todo mundo pensa que ele foi. Ele pegava emprestado versos de outras bandas, de autores como Oscar Wilde e até do I Ching...".
Legião Urbana - Mais Novidades

Como exemplo, Regis cita o início da faixa "Será", que usa quase palavra por palavra um trecho da música "Say Hello, Wave Goodbye", do Soft Cell. Ele também aponta momentos em que as canções caem em um didatismo quase infantil, como o caso de "Petróleo do Futuro", e resume a crítica com uma provocação que, segundo ele, faz sentido até hoje: "Os haters pegam pesado, acusando o Renato Russo de ser um poeta de cursinho pré-vestibular que confunde angústia adolescente com filosofia. E vamos ser honestos: em alguns momentos eles têm razão."
Ainda assim, Regis admite que o álbum guarda valor histórico: mesmo com produção simples e execução deficiente, conseguiu capturar uma verdade que faz falta em muitas bandas atuais. "Eu não desprezo esse disco, porque, bem ou mal, ele tem alma, tem uma verdade, e isso nenhuma produção milionária pode comprar", conclui.
O vídeo de Regis Tadeu falando sobre o álbum de estreia da Legião Urbana pode ser conferido no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Mortiis sobre o black metal nos anos 90: "Tudo soava igual"
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo o ator Pedro Pascal
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
Hellfest anuncia edição de 20 anos com 10 palcos e mais de 300 bandas em 2027


5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
A semelhança da relação de Ozzy e Renato Russo com a Bíblia, segundo Mauro Henrique
7 clássicos do rock nacional dos anos 1990 que estão na memória afetiva do brasileiro
Internauta pergunta se Legião Urbana é a melhor banda do Brasil e Rick Bonadio faz palestra
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Paulo Ricardo explica por que não há registro em vídeo de seu dueto com Renato Russo
A opinião de Renato Russo sobre "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit" de Tolkien


