Regis Tadeu comenta o problema das letras de Renato Russo; "poeta de cursinho pré-vestibular"
Por Bruce William
Postado em 18 de junho de 2025
Em um corte de vídeo publicado no seu canal oficial do youtube, Regis Tadeu não poupou Renato Russo de uma crítica direta: para ele, o líder da Legião Urbana jamais foi o gênio lírico que os fãs insistem em venerar - ao menos não na fase inicial.
Regis comenta que o disco de estreia da banda, lançado há 40 anos, ainda tem força por capturar a sinceridade crua de uma geração, mas musicalmente é mal produzido, abafado e com instrumentos embolados. E quando o assunto são as letras, ele dispara: "O Renato Russo não era o gênio lírico que todo mundo pensa que ele foi. Ele pegava emprestado versos de outras bandas, de autores como Oscar Wilde e até do I Ching...".
Legião Urbana - Mais Novidades

Como exemplo, Regis cita o início da faixa "Será", que usa quase palavra por palavra um trecho da música "Say Hello, Wave Goodbye", do Soft Cell. Ele também aponta momentos em que as canções caem em um didatismo quase infantil, como o caso de "Petróleo do Futuro", e resume a crítica com uma provocação que, segundo ele, faz sentido até hoje: "Os haters pegam pesado, acusando o Renato Russo de ser um poeta de cursinho pré-vestibular que confunde angústia adolescente com filosofia. E vamos ser honestos: em alguns momentos eles têm razão."
Ainda assim, Regis admite que o álbum guarda valor histórico: mesmo com produção simples e execução deficiente, conseguiu capturar uma verdade que faz falta em muitas bandas atuais. "Eu não desprezo esse disco, porque, bem ou mal, ele tem alma, tem uma verdade, e isso nenhuma produção milionária pode comprar", conclui.
O vídeo de Regis Tadeu falando sobre o álbum de estreia da Legião Urbana pode ser conferido no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Ofertas de vinis, CDs, smartphones, acessórios e outros com até 44% na Amazon
Site diz que riff do Metallica "lembra demais" música do Aerosmith
Guitarrista questiona hiato do Sodom; "Acho que isso é um desperdício"
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
Turnês não rendem dinheiro, diz Gary Holt: "A gente toca para você vir visitar a nossa loja"
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians

As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O hit da Legião Urbana em que Renato Russo usa a Bíblia para falar de relação gay
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química
As cinco músicas gravadas pela Legião Urbana nunca lançadas que permanecem inéditas
Por que Renato Russo não gostava de estudantes barbudos, revolucionários e marxistas


