O hino do Rock que todos conhecem mas só emplacou na 3ª vez em que foi lançado
Por Bruce William
Postado em 23 de agosto de 2022
Em outubro de 1974 os Rolling Stones lançaram seu 12º álbum de estúdio, "It's Only Rock 'n' Roll", que trazia como faixa título "It's Only Rock 'n' Roll (But I Like It)", cuja idéia, explicaria Mick Jagger, tinha a ver com a fama que a banda já havia alcançado na época e as cobranças excessivas que sofriam, mas de uma forma divertida e alegre os Stones brincam e minimizam a situação com o mote "Sei que isto é apenas rock'n'roll, mas eu gosto muito".
Joan Jett - Mais Novidades
E ela serviu de inspiração para "I Love Rock'n'Roll", que na versão de Joan Jett & The Blackhearts é uma das músicas de Rock mais conhecidas dos anos oitenta. Mas o que muitos não sabem é que ela se trata de uma releitura de uma banda chamada The Arrows, lançada originalmente em 1975.
A canção foi composta pelo baixista e vocalista Alan Merrill e pelo guitarrista Jake Hooker, que eram norte-americanos, mas o grupo estava baseado em Londres. "Foi uma resposta meio largada à 'It's Only Rock 'n' Roll (But I Like It)' dos Stones", relembrou Alan durante entrevista de 2009 para a Songfacts, contando que viu a música num programa de TV e também viu Mick em alguns eventos sociais acompanhado de ricos e famosos. "Eu achei que 'It's Only RNR' era meio que uma apologia à coisa de viver no meio da aristocracia, e minha interpretação como jovem é que estava tudo ok, eu amo rock'n'roll".
Entre 1976 e 1977 o The Arrows conseguiu contrato para uma temporada de 14 semanas de um programa de TV que ganhou o nome da banda. E foi assim que Joan Jett conheceu a música, assistindo o programa de TV durante uma viagem para a Inglaterra com o lendário grupo da qual fazia parte na época, The Runaways. Ela nunca mais esqueceria a canção e, em 1979, Joan gravou uma versão com dois integrantes do Sex Pistols, Steve Jones e Paul Cook. Mas ainda não foi desta vez que a música emplacou. Dois anos mais tarde, Joan registrou novamente a canção, e que serviu também de título para o álbum, segundo da carreira da banda Joan Jett & The Blackhearts.

O álbum e a música se tornaram o maior sucesso comercial de Joan, tendo atingido o primeiro lugar nas paradas norte-americanas e seu vídeo, filmado em preto e branco, foi um dos mais exibidos pela então recém criada MTV.
Ao longo dos anos, "I Love Rock 'n Roll" ganharia outras releituras, e depois da feita pela Joan Jett possivelmente a mais famosa de todas seja a da Britney Spears, de 2002.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Iron Savior anuncia "Awesome Anthems of the Galaxy", álbum de covers de hits dos anos 1980
A melhor banda ao vivo que Joey Ramone viu na vida; "explodiu minha cabeça"
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)

Joan Jett: relembrando brigas com Rush, Scorpions e outros
Cinco músicas que são covers, mas você acha que são as versões originais - Parte 2


