O megahit do AC/DC que Bon Scott desmaiou na sessão de gravação do refrão
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de junho de 2025
Em 1976, durante as sessões de gravação de "Dirty Deeds Done Dirt Cheap", o vocalista Bon Scott passou dos limites ao gravar o refrão de "Jailbreak". Em recente entrevista, o guitarrista Angus Young contou que, entre cada take, Scott bebia uísque sem parar — até desmaiar no meio da performance. O caso e as falas foram resgatados pelo jornalista Tim Coffman da Far Out.
"Os técnicos pediam uma última vez, e ele se entregava por inteiro", disse Young. "No intervalo, a gente ouvia: ‘With a bullet in his back’… garganta seca, e logo depois: glug, glug, glug. Na última tomada, ele simplesmente caiu no chão."

O episódio, lembra Angus, era reflexo do estilo de vida de uma banda que levava o rock como festa contínua. Scott, porém, surpreendia pela energia e pelo gosto por riffs pesados, que traziam ecos de blues e rock clássico. "Ele vivia cada verso como se fosse verdade", afirmou o guitarrista.
Apesar do susto, o desmaio não resultou em punição. Para os Young, o estúdio era palco de experimentos e excessos — se Angus podia soltar fumaça do amplificador, Scott podia beber até perder a consciência. "Era tudo parte do processo criativo", justificou Angus.
Anos depois, Scott sucumbiu aos excessos. Sua morte por intoxicação alcoólica, em 1980, marcou o fim de uma era no AC/DC. Malcolm Young, irmão de Angus, também se afastou em seguida, abalada pela rotina de turnês e bebida.
Curiosidades sobre "Dirty Deeds Done Dirt Cheap"
Em 1975, o AC/DC gravou "Dirty Deeds Done Dirt Cheap", lançado na Austrália em março de 1976 e só chegado ao mercado internacional em 1981. A letra, inspirada num cartão‐visitas do vilão Dishonest John (do desenho Beany and Cecil) e num trocadilho com as medidas "36-24-36", inclui a frase "Basta ligar para 362436", seguida de um "hey!" que soou como "8". Fãs começaram a telefonar para o número real 362-4368, pertencente a um casal de Illinois, os White, que processaram a banda por invasão de privacidade, pedindo US$ 250.000 e a alteração do trecho. O casal perdeu a ação e acabou apenas mudando seu número de telefone.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
O álbum do Cannibal Corpse que Jack Owen não consegue ouvir
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Baterista quer lançar disco ao vivo da atual formação do Pantera
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
Por que Geddy Lee achou que Anika Nilles não seria melhor opção para substituir Neil Peart?
Wolfgang Van Halen fala sobre a importância de ter aprendido bateria primeiro
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne


Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
O significado do termo "classic rock", segundo Brian Johnson do AC/DC
O clássico do rock and roll que fez guitarrista do Korn querer tocar guitarra
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
Stevie Young, guitarrista do AC/DC, é internado na Argentina
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
Javier Bardem diz no Oscar que é do thrash e do speed metal, e cita Metallica e AC/DC
Ouça Phil Campbell tocando "TNT", do AC/DC, com o Anthrax
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1980
Religião: Top 10 citações sobre Deus e o Diabo


