O melhor cover de Beatles de todos os tempos, segundo Rick Wakeman
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de setembro de 2025
Rick Wakeman, lendário tecladista do Yes e ex-integrante do Strawbs, tem uma carreira marcada por mais de cem discos solo e colaborações históricas com nomes como David Bowie, Elton John e Lou Reed. Reconhecido por sua versatilidade e pela habilidade em criar universos sonoros complexos, o músico britânico revelou qual considera a melhor versão de uma música dos Beatles.
Em conversa com a revista Goldmine (via Far Out), Wakeman montou uma lista dos dez álbuns que mudaram sua vida. Entre nomes como "My Generation", do The Who, e "England's Newest Hit Makers", dos Rolling Stones, o primeiro lugar ficou com "Shades of Deep Purple", estreia do Deep Purple em 1968. Ao justificar a escolha, o tecladista afirmou: "Este é um clássico absoluto, com um Hammond fenomenal de Jon Lord e grande guitarra e bateria de Ritchie Blackmore e Ian Paice, respectivamente. Os outros dois membros originais, Nick Simper no baixo e Rod Evans nos vocais, completam a formação original."

Rick Wakeman e Deep Purple
O disco ficou marcado por misturar composições próprias com versões de outros artistas. Entre elas, o cover de "Help!", dos Beatles, chamou a atenção de Wakeman, que declarou: "É provavelmente o melhor cover dessa música dos Beatles já feito."
Na gravação, o Deep Purple alonga a canção para quase seis minutos e transforma o tom urgente e acelerado dos Beatles em uma peça carregada de melancolia e psicodelia. A introdução remete a sons futuristas, enquanto Rod Evans canta de forma contida e quase etérea. O destaque, porém, é de Jon Lord, cujo órgão confere ao arranjo uma dramaticidade.
Além desse cover, Wakeman também ressaltou a importância do disco "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", lançado em 1967, que ele descreveu como o único trabalho dos Beatles que realmente o impactou: "Para ser honesto, é o único álbum dos Beatles que realmente me atingiu. George Martin trouxe as músicas para um novo plano… pura genialidade conceitual."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?

Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
A pior faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Os 11 rockstars com a melhor reputação de todos os tempos, segundo a Loudwire
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Os 5 álbuns que marcaram Poney, do Violator, e a suspensão na escola por tocar metal
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
25 hits do rock lançados nos anos 90 que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1984
Planet Rock: as maiores vozes da história do rock


