O clássico do Megadeth que Mustaine escreveu por que não aguentava pessoas zoando o Metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de agosto de 2023
O músico californiano Dave Mustaine é o único habitante do Planeta Terra que tocou no Metallica e no Megadeth, embora sua passagem pela primeira das bandas citadas tenha sido curta. Ao longo de sua longa e vitoriosa carreira, Mustaine escreveu músicas que se tornaram clássicos imortais do Metal. Uma dessas músicas, que figura entre as mais famosas, é a magnífica "Peace Sells", faixa de "Peace Sells…But Who's Buying?", segundo trabalho de estúdio do Megadeth, lançado em setembro de 1986.
Conhecida por sua icônica introdução no baixo, "Peace Sells" foi o primeiro hit do Megadeth e faz muito sucesso até hoje, tanto que é a música que a banda mais tocou ao vivo. Segundo dados publicados no site Setlist.Fm, até a data da publicação desta nota, a faixa havia sido tocada em 1769 apresentações do grupo liderado por Dave Mustaine.
Mustaine sabia que estava fazendo a coisa certa
O líder do Megadeth concedeu entrevista à Rolling Stone em 2017 e falou um pouco sobre "Peace Sells".
"Eu sabia quando escrevi aquela música que estava no caminho certo porque antes dessa música, tudo se resumia a fritar e tocar muito rápidas e agressivas. Mas assim que ‘Peace Sells’ foi lançada, foi algo como: ‘Uau, isso é realmente uma canção’, algo que, sem eu saber, resistiria ao teste do tempo, algo que seria meu amigo para sempre. Nunca tive essa sensação com nossas músicas anteriores. Eu nunca pensei: ‘Ei, você vai tocar essa música todas as noites pelo resto da sua vida’."
Letra de "Peace Sells" foi escrita em uma parede
"Peace Sells" foi a música que fez o Megadeth mudar de patamar. E o grupo realmente precisava começar a dar certo, pois na época em que a música foi escrita, a situação não andava muito boa para Mustaine e seus parceiros.
"Eu morava em um armazém na época em que escrevi ‘Peace Sells’. Éramos sem-teto e escrevi a letra na parede. Eu nem tinha papel. Eu tinha uma caneta e escrevi na parede. E tenho certeza de que, quando saímos de lá, alguém provavelmente esculpiu aquela parede e a levou", disse Mustaine, que dali em diante, passou a ter uma vida mais confortável.
O que motivou Mustaine a escrever a letra de "Peace Sells"?
Em outro trecho da entrevista, Mustaine afirmou que escreveu "Peace Sells" por não aguentar mais ver o Metal e os headbangers sendo zoados (algo que acontece até os dias atuais, é bom que se diga).
"Eu escrevi porque estava cansado de ver pessoas zombando do Metal em geral e zombando de pessoas que são fãs de metal. Foi difícil para mim ver como éramos estereotipados na TV, como idiotas. Na maior parte, acho que muitos músicos são muito inteligentes e talentosos. É uma pena a forma como as pessoas foram estereotipadas."
Treta com a MTV
O sucesso alcançado por "Peace Sells" causou uma pequena treta entre Mustaine e a MTV, rede de TV voltada à música que divulgou muitas bandas e fez parte da vida de muitos fãs de Heavy Metal.
"A MTV News usou a linha de baixo por um tempo, mas eles fizeram isso com menos uma nota, então eu não seria pago por isso durante anos. Paramos de enviar cartões de Natal um para o outro há muito tempo, para a MTV e para mim, embora o Headbangers Ball tenha sido ótimo para nós", concluiu o homem que continua firme e forte como figura central do Megadeth.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre "Peace Sells", é hora de apertar o play e curtir esse grande clássico do Metal, que foi escrito há quase 40 anos e nunca sai de moda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps