O clássico do Rock Brasileiro com erro gramatical que foi parar em curso pré-vestibular
Por Bruce William
Postado em 22 de outubro de 2022
Júlio Ettore, jornalista e historiador do Rock Nacional, publicou em seu canal do youtube um vídeo onde conta a história de "Segurança", segunda faixa do álbum de estreia do Engenheiros do Hawaii, "Longe Demais das Capitais", lançado em 1986.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Logo no começo do vídeo, Júlio mostra um trecho do livro "Pra ser sincero" do Humberto Gessinger, onde o músico fundador do Engenheiros do Hawaii diz: "Um curso pré-vestibular usou o refrão como propaganda. Estava lá, estampado num outdoor, meu erro de português favorito".
Humberto se refere ao refrão de "Segurança", que tem a seguinte letra: "Você precisa de alguém / que te dê segurança". Ao final do vídeo, Júlio explica por qual motivo esse trecho tem um erro gramatical.
Outro aspecto que Júlio destaca é que a letra não relata ninguém em especial, mas sim um cara: "que era o tal, cheio de moral", e é cantada para uma pessoa que é apaixonada por esse cara, sobretudo pelos bens materiais dele. Mas quando a música foi lançada, houve quem prestasse atenção somente ao refrão e pensasse que a música estava falando sobre segurança... pública! "Um locutor de rádio falou: 'Essa música é um hino para nós, que somos assaltados, não temos segurança!'. Mas não era nada disso!", explicou Humberto durante entrevista para a revista Trip, onde depois ainda explicou qual era a ideia da letra: "Era para falar sobre as pessoas que buscam segurança nos símbolos de status".
O vídeo completo, incluindo a explicação sobre o erro gramatical, pode ser conferido no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
A pergunta de Nicko McBrain sobre os Beatles que nem Ringo Starr soube responder
Músicos falam sobre emoção de retornar aos palcos com o Nevermore
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Tarja descobre fenômeno de "Então é Natal" no Brasil e reage: "Você me deu um desafio"
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
Sepultura se aproxima do último show - banda prepara despedida após mais de 40 anos de história
Namorada de Vince Neil é presa sob acusação de agressão ao vocalista do Mötley Crüe
Baterista John Tempesta anuncia sua saída do The Cult
Resurrection Fest anuncia primeiras 72 atrações para edição 2027
De Black Sabbath a Gojira, 10 músicas que começam com riffs de guitarra inesquecíveis
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Como James Hetfield lida com uma gafe no palco do Metallica: "Vem essa onda de vergonha"
Os três melhores discos do Black Sabbath, de acordo com a Classic Rock
Cinco shows imperdíveis que rolarão no Bangers Open Air 2027, por Mateus Ribeiro


O roqueiro que comprou briga com Humberto Gessinger e Samuel Rosa
Humberto Gessinger e Andreas Kisser apontam o que faltou ao rock nacional dos anos 80
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
O megahit do rock nacional dos anos 1980 que encantou Richie Sambora do Bon Jovi
A explicação de Humberto Gessinger para recusar Engenheiros que "não cola", segundo Licks
A música "lado b" do Iron Maiden que foi parar em trilha sonora de filme de terror
O curioso motivo que impedia a Ditadura de prender Rita Lee e os Mutantes


