O clássico do Rock Brasileiro com erro gramatical que foi parar em curso pré-vestibular
Por Bruce William
Postado em 22 de outubro de 2022
Júlio Ettore, jornalista e historiador do Rock Nacional, publicou em seu canal do youtube um vídeo onde conta a história de "Segurança", segunda faixa do álbum de estreia do Engenheiros do Hawaii, "Longe Demais das Capitais", lançado em 1986.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Logo no começo do vídeo, Júlio mostra um trecho do livro "Pra ser sincero" do Humberto Gessinger, onde o músico fundador do Engenheiros do Hawaii diz: "Um curso pré-vestibular usou o refrão como propaganda. Estava lá, estampado num outdoor, meu erro de português favorito".
Humberto se refere ao refrão de "Segurança", que tem a seguinte letra: "Você precisa de alguém / que te dê segurança". Ao final do vídeo, Júlio explica por qual motivo esse trecho tem um erro gramatical.
Outro aspecto que Júlio destaca é que a letra não relata ninguém em especial, mas sim um cara: "que era o tal, cheio de moral", e é cantada para uma pessoa que é apaixonada por esse cara, sobretudo pelos bens materiais dele. Mas quando a música foi lançada, houve quem prestasse atenção somente ao refrão e pensasse que a música estava falando sobre segurança... pública! "Um locutor de rádio falou: 'Essa música é um hino para nós, que somos assaltados, não temos segurança!'. Mas não era nada disso!", explicou Humberto durante entrevista para a revista Trip, onde depois ainda explicou qual era a ideia da letra: "Era para falar sobre as pessoas que buscam segurança nos símbolos de status".
O vídeo completo, incluindo a explicação sobre o erro gramatical, pode ser conferido no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda

A piada de Humberto Gessinger sobre Porto Alegre que muitos acharam bairrista
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
O clássico que Engenheiros do Hawaii gravou errado e ouviu do produtor: "Estamos F*!"
O trecho de hit do Engenheiros que banda faz homenagem às avessas a Humberto Gessinger
O comportamento de Nando Reis que fez Titãs e Engenheiros do Hawaii se afastarem de vez


