Davy Knowles & Back Door Slam: Back Blues Again
Por Ricardo de Alencar Igreja
Fonte: Blog Um Cadinho de Songs.
Postado em 19 de agosto de 2012
Imagina você na sua pequena terra natal, uma ilha entre a Irlanda e a Grã-Bretanha, chamada Isle of Man (algo como a 'Ilha do Cara'), com 11 anos escutando no carro do seu pai a música "Sultans of Swing" (já eleita por muitos como um dos dez maiores riffs e solos de guitarra do rock and roll). Você imediatamente pede para o seu pai uma guitarra e aprende a tocar de 'ouvido' a canção...mais tarde, vasculha a coleção do seu pai e descobre ERIC CLAPTON, ROBERT JONHSON, RORY GALLEGHER (guitarrista irlandês). Depois, já guitarrista de blues-rock, com influência da música celta (pelo local de nascimento), se lança no show-business como guitarrista e cantor da banda BACK DOOR SLAM, grava um disco, abre para o mestre JEFF BECK, faz tour com JOE SATRIANI e CHICKENFOOT, sai da banda e faz carreira solo.
Bom, a única coisa em comum com o autor desse texto é o gosto de criança pelo DIRE STRAITS e a guitarra comprada pelo pai (já com 16 anos), o resto, por óbvio, não é a história desse escriba... e sim, de DAVY KNOWLES. O cantor e guitarrista de blues-rock que começou na banda BACK DOOR SLAM e que agora está trabalhando como artista solo e deixou as aulas de violão para aprender sozinho, hoje é um dos guitarristas de blues-rock mais respeitados entre os novatos (começou com apenas 18 anos e hoje tem 25 anos!).
Com a banda, ele tocava guitarra e cantava em seu álbum de estreia "Roll Away - Back Door Slam", cuja faixa-título possui influência 'natal' celta. Depois de uma cisão com o baixista ADAM JONES e o baterista ROSS DOYLE, KNOWLES lançou seu primeiro álbum solo, "Coming Up For Air - Davy Knowles", em 19 de maio de 2009. Knowles se inspirou livremente em suas influências musicais de artistas de blues que ele cresceu ouvindo e roqueiros com 'feedback' no ritmo, tais como DIRE STRAITS, PETER GREEN e o CREAM de ERIC CLAPTON.
KNOWLES e banda gravaram um DVD ao vivo, "Back Door Slam: Live from Bonnaroo - Back Door Slam". O disco solo "Coming Up For Air - Davy Knowles" é muito bom e lançou o guitarrista nos meios blueseiros com grande popularidade, apresentando-se, então, em ínumeros shows e festivais, inclusive com o grande BUDDY GUY.
O guitarrista usa ou já usou os seguintes equipamentos: '1962 Reissue Fender Stratocaster', 'Stevie Ray Vaughan Fender Stratocaster' e captadores da marca 'Rio Grande', 'Reissued Fender Mustang' -- atualmente só disponível no Japão --, 'Gibson J-45' acústica e guitarras 'Paul Reed Smith' e 'PRS guitarras', particularmente a 'PRS305'.
Destaco do ótimo som do cara, especialmente do disco solo -- que ouvi de uma só vez lembrando de STEVIE RAY, JEFF HEALEY, CLAPTON e HENDRIX --, as músicas "Coming Up For Air", "Taste of Danger" (em dueto com JONATHA BROKE) e do disco "Roll Away - Back Door Slam", a ótima faixa-título, "Real Man" (faixa-bônus), "Stay", "Outside Woman Blues", "Takes a Real Man", "Gotta Leave" e "Heavy on My Mind". O disco inteiro de estreia do cara na banda é muito bom e vale a pena escutar também!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps