Matt Sorum surpreende ao revelar quem era o integrante sóbrio do Guns N' Roses
Por Igor Miranda
Postado em 15 de setembro de 2021
O Guns N' Roses ficou conhecido por, entre outros motivos, levar um estilo de vida bem adepto à máxima "sexo, drogas e rock and roll". O segundo tópico, em especial, sempre esteve muito presente no período clássico da banda.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Os fãs conhecem dezenas de histórias relacionadas aos vícios dos integrantes do grupo. Porém, havia um desses músicos que poderia ser facilmente descrito como o "sóbrio" da formação.
Em entrevista à Rolling Stone, o baterista Matt Sorum, que integrou o Guns de 1990 a 1997, revelou que o vocalista Axl Rose era o merecedor desse título. Na visão de Sorum, enquanto todos os outros músicos estavam tendo problemas nesse sentido, Axl era o único que mantinha-se longe das drogas, na medida do possível, para dar uma direção à banda.
"Quando entrei, havia os quatro caras originais. Quando ficamos tão grandes (após os 'Illusion'), a máquina meio que assumiu o controle. Tomamos decisões que não estavam completamente claras em nossas mentes, com base no álcool e nas drogas. Se havia alguém sóbrio, era Axl. Ele sempre foi acusado de ser o pior viciado em drogas, mas estava apenas tentando conduzir o navio", afirmou.
Matt ainda destacou a liderança exercida pelo guitarrista Slash entre os instrumentistas do Guns N' Roses. "Slash era meio que o líder da banda para os integrantes. Ele falava tipo: 'se você vai farrear até 6 da manhã, ok, mas precisa estar no ensaio ao meio-dia, então, não perca a passagem de som'. Algumas vezes, eu perdi o controle e comecei a ferrar tudo também. Havia muita loucura rolando. Fazia parte daqueles tempos, da maquiagem da banda e de tudo no entorno", disse.
A saída de Izzy Stradlin em 1991 ocorreu, na visão de Matt Sorum, justamente porque estava cada vez mais difícil pertencer àquele cenário de insanidade coletiva. "Quando Izzy saiu, acho que ele não conseguia mais estar por perto naquele nível. Virou aquela montanha-russa maluca da qual você não consegue sair. Era quase incontrolável. Teve uma capa da revista 'Rolling Stone' que só dizia: 'Guns N' Roses Fora de Controle'. Era assim que me sentia na época. Eu não tomava decisões na banda. Só estava naquela situação selvagem", declarou.
A genialidade de Axl Rose
Enquanto mantinha-se sóbrio, Axl Rose tinha, de acordo com Matt Sorum, ideias geniais. Uma delas foi lançar os álbuns "Use Your Illusion" em dois volumes, num movimento que pegou todo mundo de surpresa.
"Quando Axl decidiu que os 'Illusion' seriam dois álbuns, foi um momento de gênio. Lembro de estarmos no estúdio e havia uma porta eletrônica, como 'Star Trek'. Axl veio junto de umas duas garotas. No meio da gravação, ele disse que seria um álbum duplo. Nós tínhamos 32 músicas, achávamos que escolheríamos umas 20 e depois as 12 ou 13 melhores, mas ele trouxe a ideia, com as capas de duas cores", contou, inicialmente.
O baterista, claro, estranhou a ideia ao ouvi-la. Porém, Axl tinha pensado bem nos argumentos para trazer aquele projeto à realidade
"Perguntei o motivo daquilo. Ele havia trabalhado na Tower Records (rede de lojas de música), na Sunset Strip. Se você tinha um disco duplo, tinha que colocar perto da caixa registradora. Custava 20 dólares. Ele queria que os discos ficassem naquela área, onde você podia pegá-los, segurá-los. Além disso, acho que ele quis renegociar com David Geffen (presidente da Geffen Records) para fazer a banda ser paga por dois álbuns. Não sei se isso rolou, mas lembro que fomos pagos pelos discos, então, foi a mesma coisa", disse.
Por fim, Sorum revelou outra intenção de Rose ao apostar em um álbum duplo: "Acho que o principal era que teríamos muita turnê para fazer. Ele estava tipo: 'quero ficar cinco anos na estrada, esses dois discos serão as etapas dessa turnê'".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Seguidores do Whiplash.Net opinam sobre setlist do Sepultura sem músicas da era Max Cavalera
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Accept lança "Teutonic Titans 1976-2026", álbum que comemora seus 50 anos
Bangers Open Air 2027 - venda geral de ingressos está aberta
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
As músicas do Sepultura que Andreas Kisser não sabia que sumiram do streaming
Por que Iron Maiden nunca usa camisa de outra banda, segundo Regis Tadeu
Os valiosos conselhos que Eddie Van Halen gostaria que todos os guitarristas ouvissem
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
70000Tons of Metal anuncia abertura das vendas ao público e primeiras 30 atrações da edição 202
Angra não tem planos para criar músicas novas no momento, afirma Rafael Bittencourt
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
Por que Peter Gabriel ligou para Roger, do Ultraje a Rigor, pedindo desculpas
O curioso álbum que une músico brasileiro com Geezer Butler e Josh Homme
Matt Sorum: ex-baterista do Guns N' Roses revela por que gosta tanto do Brasil
As diferenças entre ex-bateristas do Guns N' Roses, segundo Gilby Clarke
Gene Simmons acha que a década de 1980 foi um período "terrível" para a música
O dia que um show do Guns N' Roses terminou em uma competição de cusparadas com a plateia
As 5 bandas que Slash detonou, incluindo duas onde ele mesmo tocou
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
A banda mais cool dos EUA dos anos 1970, segundo Slash do Guns N' Roses
O disco dos anos 70 que mudou a vida de Slash, guitarrista do Guns N' Roses
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
O único disco do Aerosmith que Slash considera ruim
Slash ficou decepcionado ao ver o Aerosmith ao vivo pela primeira vez
A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
Slash aponta qual foi o último herói da guitarra que surgiu no rock
Regis Tadeu exibe foto de quando era "novinho" ao lado de Slash


