Jack Endino: produtor pede desculpas a brasileiros após críticas
Por Breno Airan
Fonte: Rock na Velha
Postado em 26 de janeiro de 2013
O furor causado depois de uma declaração do produtor estadunidense Jack Endino ganhou uma repercussão maior do que a que ele esperava.
Tudo porque uma banda da Paraíba, a THE NOYZY, mandou um material para que fosse analisado.
Segundo Endino, a parte instrumental deles estava nos conformes, no entanto, a dicção do vocalista ÍKARO MAX estava a desejar.
Desta feita, o produtor – que já trabalhou com bandas como NIRVANA, MUDHONEY, BRUCE DICKINSON, THERAPHY?, HIGH ON FIRE e até os TITÃS – fez seus apontamentos para a banda e, empolgado, pôs em seu perfil do Facebook que não entendia o porquê de os brasileiros insistirem em cantar em língua inglesa, deixando a nativa de lado.
"Qual o sentido disso? Nunca vai dar o sucesso a vocês fora do Brasil e eu não vejo como isso pode ser um sucesso DENTRO do país", coloca.
Leia o seu desabafo clicando no link abaixo:
Após uma chuva de críticas à sua posição e ao modo como falou, ele pediu desculpas na rede social: "OK! OK! PERDÃO, PESSOAL! Eu não tive a intenção de deixar ninguém com raiva. Eu NÃO estou rindo de vocês. Eu amo o Brasil e a música brasileira. Obviamente, eu não estou escutando as bandas certas... e, obviamente, eu estou COMPLETAMENTE errado!!!".
"Mas escutem...", continua Endino, "eu não entendi isso quando estive na Alemanha, ou em Portugal, ou no México ou na Itália. Simplesmente parece estranho a mim alguém escrever letras de Rock em uma língua que não é a sua nativa. Eu GOSTO de português... Eu GOSTO de espanhol... Mas eu nunca tentaria escrever músicas nestes idiomas, porque já é difícil o suficiente fazê-lo em inglês. O Brasil é um GIGANTE musical. Por que o inglês? Esse é meu simples questionamento".
Em seguida, o produtor relatou que havia escrito aquilo tudo com certa carga de emoção e adiantou: "Isso não é apenas sobre o Brasil, agora. Eu sei que é Rock N’ Roll e não há regras. Decerto, vocês são livres para cantar no idioma que quiserem, que nem todo mundo no seu país pode entender. MAS, se você não for bom naquela língua, então NINGUÉM vai te entender... você vai estar cantado pra NINGUÉM!".
Jack Endino - A opinião polêmica sobre as bandas brasileiras
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
O álbum que Paul Stanley viu como a grande volta por cima do Kiss
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
Brent Hinds - O ícone do heavy metal que não gostava do estilo - nem de conceder entrevistas
A nação que ficou chateada após Offspring homenagear Brasil: "Eles querem também!
O trocadilho picante que Ney fazia em "Pro Dia Nascer Feliz" que Cazuza gargalhava
20 Filmes Mais Punk: "Rock N Roll High School" em primeiro
O álbum dos Titãs que Herbert Vianna achou que os Paralamas nunca superariam
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A reação de Malu Mader e Marcelo Fromer à saída de Arnaldo Antunes dos Titãs
A profecia da lendária sambista Clementina de Jesus sobre os Titãs
O ex-jogador de futebol por quem Nando Reis era fascinado
A única vez na história que os Titãs discordaram por razão moral e não estética
A melhor música dos Titãs, na opinião de Mateus Ribeiro



