Jack Endino: produtor pede desculpas a brasileiros após críticas
Por Breno Airan
Fonte: Rock na Velha
Postado em 26 de janeiro de 2013
O furor causado depois de uma declaração do produtor estadunidense Jack Endino ganhou uma repercussão maior do que a que ele esperava.
Tudo porque uma banda da Paraíba, a THE NOYZY, mandou um material para que fosse analisado.
Segundo Endino, a parte instrumental deles estava nos conformes, no entanto, a dicção do vocalista ÍKARO MAX estava a desejar.
Desta feita, o produtor – que já trabalhou com bandas como NIRVANA, MUDHONEY, BRUCE DICKINSON, THERAPHY?, HIGH ON FIRE e até os TITÃS – fez seus apontamentos para a banda e, empolgado, pôs em seu perfil do Facebook que não entendia o porquê de os brasileiros insistirem em cantar em língua inglesa, deixando a nativa de lado.
"Qual o sentido disso? Nunca vai dar o sucesso a vocês fora do Brasil e eu não vejo como isso pode ser um sucesso DENTRO do país", coloca.
Leia o seu desabafo clicando no link abaixo:
Após uma chuva de críticas à sua posição e ao modo como falou, ele pediu desculpas na rede social: "OK! OK! PERDÃO, PESSOAL! Eu não tive a intenção de deixar ninguém com raiva. Eu NÃO estou rindo de vocês. Eu amo o Brasil e a música brasileira. Obviamente, eu não estou escutando as bandas certas... e, obviamente, eu estou COMPLETAMENTE errado!!!".
"Mas escutem...", continua Endino, "eu não entendi isso quando estive na Alemanha, ou em Portugal, ou no México ou na Itália. Simplesmente parece estranho a mim alguém escrever letras de Rock em uma língua que não é a sua nativa. Eu GOSTO de português... Eu GOSTO de espanhol... Mas eu nunca tentaria escrever músicas nestes idiomas, porque já é difícil o suficiente fazê-lo em inglês. O Brasil é um GIGANTE musical. Por que o inglês? Esse é meu simples questionamento".
Em seguida, o produtor relatou que havia escrito aquilo tudo com certa carga de emoção e adiantou: "Isso não é apenas sobre o Brasil, agora. Eu sei que é Rock N’ Roll e não há regras. Decerto, vocês são livres para cantar no idioma que quiserem, que nem todo mundo no seu país pode entender. MAS, se você não for bom naquela língua, então NINGUÉM vai te entender... você vai estar cantado pra NINGUÉM!".
Jack Endino - A opinião polêmica sobre as bandas brasileiras
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Última tour do Whitesnake foi "a pior possível", declara o guitarrista Reb Beach
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Angra celebrará 30 anos de "Holy Land" na França; Kiko Loureiro participará do show
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Zakk Wylde lembra soco que levou de Ozzy por ter exagerado na mostarda do sanduíche
A cena que caratecas gaúchos viram que os fizeram querer bater muito em Sebastian Bach
Lacrimosa emite novo comunicado sobre saúde de Anne Nurmi
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
A icônica reportagem de Glória Maria em que Raul Seixas disse que foi atropelado por onda
O rockstar que rejeitou duas vezes a Rainha Elizabeth II
Slash: Alucinações, sexo, dinheiro e armas de fogo no auge do vício



O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince adorou quando ouviu
O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
Titãs - a boa música de uma frase só
Nando Reis é fã de aniversários, mas não curte cantar "Parabéns a Você"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos



