Jack Endino: produtor pede desculpas a brasileiros após críticas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Breno Airan, Fonte: Rock na Velha
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 26/01/13. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

O furor causado depois de uma declaração do produtor estadunidense Jack Endino ganhou uma repercussão maior do que a que ele esperava.

Tudo porque uma banda da Paraíba, a THE NOYZY, mandou um material para que fosse analisado.

Segundo Endino, a parte instrumental deles estava nos conformes, no entanto, a dicção do vocalista ÍKARO MAX estava a desejar.

Desta feita, o produtor – que já trabalhou com bandas como NIRVANA, MUDHONEY, BRUCE DICKINSON, THERAPHY?, HIGH ON FIRE e até os TITÃS – fez seus apontamentos para a banda e, empolgado, pôs em seu perfil do Facebook que não entendia o porquê de os brasileiros insistirem em cantar em língua inglesa, deixando a nativa de lado.

“Qual o sentido disso? Nunca vai dar o sucesso a vocês fora do Brasil e eu não vejo como isso pode ser um sucesso DENTRO do país”, coloca.

Leia o seu desabafo clicando no link abaixo:
5000 acessosJack Endino: Crítica a brasileiros que cantam em inglês

Após uma chuva de críticas à sua posição e ao modo como falou, ele pediu desculpas na rede social: “OK! OK! PERDÃO, PESSOAL! Eu não tive a intenção de deixar ninguém com raiva. Eu NÃO estou rindo de vocês. Eu amo o Brasil e a música brasileira. Obviamente, eu não estou escutando as bandas certas... e, obviamente, eu estou COMPLETAMENTE errado!!!”.

“Mas escutem...”, continua Endino, “eu não entendi isso quando estive na Alemanha, ou em Portugal, ou no México ou na Itália. Simplesmente parece estranho a mim alguém escrever letras de Rock em uma língua que não é a sua nativa. Eu GOSTO de português... Eu GOSTO de espanhol... Mas eu nunca tentaria escrever músicas nestes idiomas, porque já é difícil o suficiente fazê-lo em inglês. O Brasil é um GIGANTE musical. Por que o inglês? Esse é meu simples questionamento”.

Em seguida, o produtor relatou que havia escrito aquilo tudo com certa carga de emoção e adiantou: “Isso não é apenas sobre o Brasil, agora. Eu sei que é Rock N’ Roll e não há regras. Decerto, vocês são livres para cantar no idioma que quiserem, que nem todo mundo no seu país pode entender. MAS, se você não for bom naquela língua, então NINGUÉM vai te entender... você vai estar cantado pra NINGUÉM!”.

5000 acessosJack Endino: A crítica do produtor a brasileiros que cantam em inglês1043 acessosJack Endino: Blog do Brunocos entrevista o produtor5000 acessosJack Endino: comentários de estrelas sobre a polêmica5000 acessosAndre Matos: Endino mostra ignorância em relação à cena rock1116 acessosAliterasom: Jack Endino, "O Inferno São Os Outros"5000 acessosEdu Falaschi: resposta a Jack Endino na íntegra1597 acessosJack Endino: assumindo mais uma produção brasileira após polêmica608 acessosImmortal Guardian: "Sou brasileiro e canto nos EUA! Fuck you, Jack Endino!"

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 26 de janeiro de 2013

Blend GuitarBlend Guitar
Os dez solos de guitarra mais fáceis da história

76 acessosCanal NB: Nirvana, "Taking Punk to the Masses"132 acessosKids Reacts: Crianças reagem a... Nirvana!314 acessosMarcos de Ros: Dia do Rock é assim - Nirvana, Smells Like Shred!1560 acessosNirvana: entrevistas em vídeo no Brasil surgem completas0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nirvana"

Kurt CobainKurt Cobain
Um artista plástico que se eternizou como músico

Gene SimmonsGene Simmons
"Kurt Cobain e Amy Winehouse não são ícones"

Lynyrd SkynyrdLynyrd Skynyrd
Versões inusitadas da clássica "Sweet Home Alabama"

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Titãs"0 acessosTodas as matérias sobre "Nirvana"

Ellen JabourEllen Jabour
Slayer, Metallica, Guns e Judas no Top10 da modelo

Mötley CrüeMötley Crüe
A ousada tattoo de modelo paulista em tributo à banda

AC/DCAC/DC
Os últimos dias do vocalista Bon Scott

5000 acessosLemmy Kilmister: A opinião da lenda sobre Sharon Osbourne e Iron Maiden5000 acessosGhost: qual a identidade secreta de Papa Emeritus?5000 acessosO amor: 10 músicas para roqueiros apaixonados5000 acessosLegião Urbana: Bonfá toca bateria com telefone e passa vergonha na TV5000 acessosNa hora do sim: casal sobe ao altar tocando guitarra4593 acessosIron Maiden: "Run To The Hills" como você nunca ouviu antes

Sobre Breno Airan

Acima de tudo, um forte. Ser roqueiro no Nordeste é estar cercado de olhares de soslaio. Mas ele sabe ser simpático. Começou a escutar Heavy Metal ainda na barriga da mãe. A seu pai, uma verdadeira enciclopédia do estilo, deve tudo. Aos 14 anos, pediu para uma tia R$ 12 de presente de Natal, foi a uma loja de CDs usados e catou logo o "Rust in Peace", do Megadeth - em perfeito estado, inclusive. Daí por diante, a paixão só vem aumentando. É editor do blog Rock na Velha, integrante do blog Combe do Iommi e colaborador da revista alagoana Rock Meeting. Ainda tem tempo para ser jornalista e de tocar baixo em sua banda de Hard Rock, a Azul Manteiga.

Mais matérias de Breno Airan no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online