Jack Endino: produtor pede desculpas a brasileiros após críticas
Por Breno Airan
Fonte: Rock na Velha
Postado em 26 de janeiro de 2013
O furor causado depois de uma declaração do produtor estadunidense Jack Endino ganhou uma repercussão maior do que a que ele esperava.
Tudo porque uma banda da Paraíba, a THE NOYZY, mandou um material para que fosse analisado.
Segundo Endino, a parte instrumental deles estava nos conformes, no entanto, a dicção do vocalista ÍKARO MAX estava a desejar.
Desta feita, o produtor – que já trabalhou com bandas como NIRVANA, MUDHONEY, BRUCE DICKINSON, THERAPHY?, HIGH ON FIRE e até os TITÃS – fez seus apontamentos para a banda e, empolgado, pôs em seu perfil do Facebook que não entendia o porquê de os brasileiros insistirem em cantar em língua inglesa, deixando a nativa de lado.
"Qual o sentido disso? Nunca vai dar o sucesso a vocês fora do Brasil e eu não vejo como isso pode ser um sucesso DENTRO do país", coloca.
Leia o seu desabafo clicando no link abaixo:
Após uma chuva de críticas à sua posição e ao modo como falou, ele pediu desculpas na rede social: "OK! OK! PERDÃO, PESSOAL! Eu não tive a intenção de deixar ninguém com raiva. Eu NÃO estou rindo de vocês. Eu amo o Brasil e a música brasileira. Obviamente, eu não estou escutando as bandas certas... e, obviamente, eu estou COMPLETAMENTE errado!!!".
"Mas escutem...", continua Endino, "eu não entendi isso quando estive na Alemanha, ou em Portugal, ou no México ou na Itália. Simplesmente parece estranho a mim alguém escrever letras de Rock em uma língua que não é a sua nativa. Eu GOSTO de português... Eu GOSTO de espanhol... Mas eu nunca tentaria escrever músicas nestes idiomas, porque já é difícil o suficiente fazê-lo em inglês. O Brasil é um GIGANTE musical. Por que o inglês? Esse é meu simples questionamento".
Em seguida, o produtor relatou que havia escrito aquilo tudo com certa carga de emoção e adiantou: "Isso não é apenas sobre o Brasil, agora. Eu sei que é Rock N’ Roll e não há regras. Decerto, vocês são livres para cantar no idioma que quiserem, que nem todo mundo no seu país pode entender. MAS, se você não for bom naquela língua, então NINGUÉM vai te entender... você vai estar cantado pra NINGUÉM!".
Jack Endino - A opinião polêmica sobre as bandas brasileiras
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
O álbum clássico do Soundgarden que Chris Cornell chamou de "um grande erro"
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
O dia que Raul Seixas detonou a banda Kiss e disse que não deveriam ter vindo ao Brasil
Dave Grohl relembra como era o caótico apartamento em que Lemmy Kilmister morava
O álbum do Metallica que para Bruce é "seminal", e que o Iron Maiden jamais conseguiria fazer

Titãs anuncia primeiras datas da turnê que celebra os 40 anos de "Cabeça Dinossauro"
A gafe de Gilberto Gil que criou a rivalidade entre Titãs e Paralamas do Sucesso
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Falecido aos 81 anos, Jimmy Cliff participou do maior sucesso do Titãs
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil



