Jack Endino: Blog do Brunocos entrevista o produtor

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Bruno Moreira, Fonte: Blog do Brunocos
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 25/01/13. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?


264 acessosMarcos de Ros: Dia do Rock é assim - Nirvana, Smells Like Shred!5000 acessosMini Iron Maiden: tocando "Ghost Of The Navigator" na escola

Produtor musical de Seattle (EUA) fortemente associado com a cena grunge. Produziu álbuns de bandas como Mudhoney e Soundgarden. Famoso por produzir o primeiro álbum do Nirvana, Bleach, lançado em 1989. Produziu também o álbum Skunkworks do trabalho solo do vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson. Entrou para o hall brasileiro ao assinar a produção do disco Titanomaquia, dos Titãs, em 1993.

Ladies and gentlemen, with you: Jack Endino!

Jack, quando você começou a se interessar por música?
Muito jovem, aos 12 anos.

O que o levou a trabalhar como produtor musical?
Quando criança, eu sempre ouvia música para "desmontá-la" com os meus ouvidos. Eu vi que o produtor tinha muita entrada sobre o som do disco. Parecia um trabalho muito importante. Eu queria fazer.

Você produziu 'Bleach', o primeiro álbum do Nirvana. Como conheceu os garotos?
Eram apenas alguns rapazes que surgiram e queriam fazer um registro...

Você é adorado por muitos fãs dos Titãs. Produziu grandes álbuns da banda. Como começou e como é sua relação com os Titãs?
O Tony (Bellotto) me ligou em 1993. Ele estava ouvindo um monte de discos que eu estava fazendo em Seattle para o selo Sub Pop. Ele me explicou que os Titãs queria fazer um "disco de rock" de verdade, mas não havia produtores de discos no Brasil que poderia entender o que a banda queria fazer. Eu vim para o Brasil e fizemos o Titanomaquia. Eventualmente, eu fiz mais quatro registros para a banda: Domingo (95), As Dez Mais (99), A Melhor Banda...(2001), e o MTV ao vivo de Floripa (2005). Além disso, fiz duas gravações com o Nando (Reis). Às vezes falo com o Tony e Sérgio (Britto), Charles (Gavin) também, e claro, Nando.

Tem algum projeto em andamento?
The Walking Papers! O baterista é Barrett Martin e o baixista é Duff McKagan (ex Guns N' Roses). Eles são muito, muito bons!

Interessante! Pode falar mais sobre esse trabalho?
É Barrett Martin na bateria, Jefferson Angell nos vocais e guitarra (ele estava em uma banda daqui há alguns anos, chamada "Post-Stardom Depression"), Duff McKagan no baixo, e um camarada chamado Benjamin Anderson nos teclados. Eles lançaram um álbum agora, chamado "Walking Pappers". Eu mixei! E já estamos trabalhando no próximo disco.

E quais foram os trabalhos que você mais gostou de fazer?
Mark Lanegan; Bruce Dickinson; Teraphy?; Choque Kultur; Titãs e Nando Reis, claro; Nirvana; Mudhoney; High On Fire... É uma pergunta difícil, eu fiz mais de 400 gravações!

Leia a entrevista na íntegra em:
http://blogdobrunocos.blogspot.com.br/

5000 acessosJack Endino: A crítica do produtor a brasileiros que cantam em inglês5000 acessosJack Endino: produtor pede desculpas a brasileiros após críticas5000 acessosJack Endino: comentários de estrelas sobre a polêmica5000 acessosAndre Matos: Endino mostra ignorância em relação à cena rock1115 acessosAliterasom: Jack Endino, "O Inferno São Os Outros"5000 acessosEdu Falaschi: resposta a Jack Endino na íntegra1597 acessosJack Endino: assumindo mais uma produção brasileira após polêmica608 acessosImmortal Guardian: "Sou brasileiro e canto nos EUA! Fuck you, Jack Endino!"

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Dave GrohlDave Grohl
10 razões pelas quais ele é um ícone maior que Kurt Cobain

264 acessosMarcos de Ros: Dia do Rock é assim - Nirvana, Smells Like Shred!1486 acessosNirvana: entrevistas em vídeo no Brasil surgem completas408 acessosKurt Cobain: outros insights a partir de algumas de suas pinturas1671 acessosNirvana: vídeo raro de 1988, com Dale Crover na bateria, surge0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nirvana"

The SunThe Sun
Os dez melhores riffs da história do Rock

NirvanaNirvana
Pat Smear fala sobre as Fenders que quebrava com Kurt!

Dave GrohlDave Grohl
Em vídeo, assista aos seus melhores solos de bateria

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Titãs"0 acessosTodas as matérias sobre "Nirvana"

Mini Iron MaidenMini Iron Maiden
Tocando "Ghost Of The Navigator" na escola

MetallicaMetallica
Ulrich comenta os motivos da saída de Jason Newsted

Heavy MetalHeavy Metal
Autores que inspiraram o estilo: Friedrich Nietzsche

5000 acessosLed Zeppelin: a inspiração por trás de "Kashmir"5000 acessosSinceridade: e se as capas de discos dissessem a verdade?5000 acessosTarja: agredida sexualmente por fã durante show no México em 20005000 acessosPink Floyd: Nick Mason compara saída de Waters à morte de Stalin5000 acessosDave Mustaine: detratores são cruéis, mas não burros5000 acessosCopa do Mundo: Mojo elege as 15 canções mais incríveis do Brasil

Sobre Bruno Moreira

Nascido em 1989; Formado em Marketing; São Paulino fanático; Fascinado por cinema; Compulsivo por música; Apaixonado por Rock N´ Roll. Blog / Twitter / Facebook / E-mail.

Mais matérias de Bruno Moreira no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online