Immortal Guardian: "Sou brasileiro e canto nos EUA! Fuck you, Jack Endino!"
Por Richard Navarro
Fonte: BMU / ASE Press Music
Postado em 04 de outubro de 2014
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
No início de 2013, o ex produtor do Nirvana, Jack Endino, causou polêmica ao criticar severamente as bandas brasileiras de Heavy Metal, por escolherem cantar na língua inglesa. Entre outras coisas, alegou que as bandas não teriam sucesso no exterior, pois a imensa maioria tinha pronúncia incompreensível, e nem no Brasil, já que o idioma não é a nossa língua natal. Ainda acrescentou, que o caso do Sepultura era uma exceção, pois a banda canta em inglês perfeito.
Na ocasião, isso gerou opiniões divididas. Enquanto uma parte viu sentido nas palavras de Endino, a imensa maioria das bandas brasileiras (e seus respectivos fãs) se ofendeu, e se manifestou veemente contra a declaração do ex produtor do Nirvana.
Imagine então como seria a pressão sobre um brasileiro nato, assumindo os vocais de uma banda norte-americana?
Ironicamente, isso aconteceu com um brasileiro chamado Carlos Zema, que nasceu na cidade de Goiânia (GO), e hoje é frontman do Immortal Guardian, um dos mais emergentes nomes da cena Metal dos EUA.
Questionado sobre o tema, o vocalista brasileiro estabeleceu comparações muito pertinentes, e não poupou o produtor americano em frases do tipo: "Conheço bandas brasileiras muitos melhores que algumas que o senhor Endino produziu!". Ou ainda: "Será o Jack Endino conseguiria entender tudo que o Kurt cantava?", para alguns parágrafos adiante finalizar com um belo: "FUCK YOU ENDINO!", no melhor estilo americano.
Confira a "lição de moral", ou melhor, a resposta do vocalista na íntegra:
ASE - Há pouco mais de um ano, o produtor Jack Endino provocou uma grande polêmica e indignação, ao criticar o forte sotaque e péssima pronúncia das bandas de Metal brasileiras que cantam em inglês. Como um brasileiro que canta numa banda americana, como você recebeu essa declaração?
Carlos Zema: Creio que comentários do tipo vem de certa frustração, preconceito e/ou ainda, possivelmente de uma certa inveja. Eu pessoalmente conheço várias bandas brasileiras de Metal, grunge, stoner rock, etc, que são muito melhores do que algumas das bandas que o senhor Endino produziu!
Carlos Zema: Em minha opinião, muitas bandas brasileiras de respeito, possuem um certo sotaque, mas o som é de extrema competência. Se formos analisar sotaque por sotaque, existem muitos países de língua "inglesa-nativa", que usam várias palavras, interpretações e diferentes utilizações das mesmas.
Carlos Zema: Isso pode também ser notado em muitas bandas europeias, japonesas, ou até mesmo canadenses, de regiões de forte influência francesa. Isso é fato.
Carlos Zema:Por exemplo: Austrália, Irlanda, Escócia e a própria Inglaterra, que ainda variam os sotaques de forma muito diferente, em comparação ao que é tratado como inglês "standard" no mundo, e que seria mais próximo ao "inglês americano".
Carlos Zema:Eu ainda poderia citar vários exemplos de bandas que possuem vocalistas de sotaque carregadíssimo, que inclusive já ganharam inúmeros grammies aqui nos Estados Unidos. Dentre outros, que figuram no mainstream estado-unidense, que possuem muito sotaque. E digo ainda, muitos possuem inúmeros erros gramaticais.
Carlos Zema:Agora me diga, será que o senhor Jack Endino conseguiria entender todas as letras do Nirvana, apenas escutando o Curt cantando?
Carlos Zema:Acho que existe uma razão pela qual ele cantava como cantava, e isso fazia parte da sua interpretação. E independentemente da minha opinião sobre Nirvana, em muitos casos onde a dinâmica vocal do Curt Cobain oferecia mais agressividade, não é possível, de fato, entender nenhuma letra. E ele é um americano, nascido e criado aqui.
Carlos Zema:Faça-me o favor! Se ele tem dificuldades de entender alguns artistas brasileiros por causa de seu sotaque, deveria ter ao menos a curiosidade de ler as suas letras. Ele aprenderia muitas coisas, e ficaria surpreso com o conteúdo das letras das bandas Brasileiras.
Carlos Zema:Eu tenho alguns amigos americanos que têm uma certa dificuldade até em entender irlandeses ou mesmo britânicos. E os mesmos sempre falaram inglês como sua primeira língua. Sotaque por sotaque, todos nós temos algum, dependendo da nossa região ou formação, e eu não acho que isso empobreça ou enriqueça nenhuma performance musical de nenhuma banda.
Carlos Zema:Sou brasileiro, faço Metal e canto em inglês, numa banda americana. Acrescento ainda, que fui selecionado dentre dezenas de outros vocalistas, que eram americanos, britânicos, dentre outras nacionalidades. Não vejo nenhum problema em ser brasileiro e cantar em inglês.
Carlos Zema: A propósito: "FUCK YOU ENDINO! Shut the fuck up and go do your thing!"
Para fechar com chave de ouro, logo após "lavar a alma" por seus compatriotas, o vocalista valeu-se de seu lado brasileiro fanfarrão e fez questão de enviar o "lyric vídeo" do Immortal Guardian para Jack Endino "atestar" sua fluência no idioma:
Sites relacionados:
http://immortalguardian.net
https://www.facebook.com/igmetal
Jack Endino - A opinião polêmica sobre as bandas brasileiras
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente
O álbum clássico do Scorpions cuja capa impactou Max Cavalera
Rush anuncia mais um show em São Paulo para janeiro de 2027
O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
O dia que Mano Brown questionou o Shaman: "Legal, mas o que vocês reivindicam?"
Iggor Cavalera revela o tipo de som que faz sua cabeça atualmente
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
As cinco piores músicas do Slayer, segundo o Loudwire
Anika Nilles sobre Neil Peart; "Ele definitivamente não era só um baterista de rock"
Regis Tadeu volta a falar sobre Dave Murray: "Se eu contasse a história com detalhes..."
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
O álbum que explodiu e prejudicou carreira de Regis Tadeu na bateria, segundo o próprio
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
A única música de Jimmy Page e Robert Plant a ganhar um Grammy
O integrante que não deveria ter participado do AC/DC; "nunca quisemos ele", disse Malcolm







