Beatles: chega ao Brasil livro que revela o fim raivoso da banda

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Crysthian Gonçalves, Fonte: Guitar Talks
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 09/01/13. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?


A banda de maior sucesso no mundo se separou há mais de quatro décadas, mas só agora chega aos leitores um registro que busca entender o que provocou o fim dos Beatles.

416 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?5000 acessosSeparados no nascimento: Sebastian Bach e Fernanda Lima

A separação do quarteto de Liverpool é retratada em “A Batalha pela Alma dos Beatles”, de autoria do jornalista inglês Peter Doggett, que acaba de ser lançado no Brasil pela editora Nossa Cultura.

O escritor vem coletando material sobre os Beatles desde 1970, quando era apenas um fã da banda. Em entrevista, Doggett diz que quando chegou a hora de escrever o livro, já havia entrevistado muitas pessoas num período de 20 anos.

A obra apresenta aos leitores os pequenos desentendimentos que se tornaram problemas insustentáveis para a banda. Entre as histórias, Doggett conta com detalhes o que aconteceu com a Apple, a sonhada e malsucedida gravadora dos Beatles. As difíceis batalhas judiciais pós-separação também ganham destaque no livro.

Entre as entrevistas mais reveladoras, o autor destaca as de Yoko Ono e de Louise, irmã de George Harrison, que relatou como o guitarrista recebeu a notícia da morte de John Lennon.

As brigas com teor raivoso surpreendem. Discussões agudas pioram após John Lennon começar a levar a mulher Yoko Ono para o estúdio. Segundo o livro, Harrison não suportava Yoko e chegou a deixar o grupo após trocar socos com Lennon, que sugeriu aos companheiros substitui-lo por Eric Clapton.

Em outra passagem, quando John Lennon propôs incluir o pianista Billy Preston na banda, Paul McCartney retrucou: “Já está ruim o suficiente com os quatro; cinco provocariam uma calamidade”.

Insinuações, brigas, socos contrastavam com o lado pacificador de Ringo Star, o baterista - eterno conciliador do grupo - era o que menos se exaltava com os companheiros.

Doggett ressaltou que a entrevista com Derek Taylor (1932-1997), o assessor de imprensa dos Beatles foi a mais reveladora: “Taylor foi incrivelmente honesto sobre as qualidades e fraquezas dos Beatles como seres humanos e sobre os problemas que tiveram com a Apple”.

“A Batalha pela Alma dos Beatles”
Autor: Peter Doggett
Tradução: Ivan Justen Santana
512 págs.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

George HarrisonGeorge Harrison
Ronnie Von cometeu gafe e deixou de gravar com ele

416 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?209 acessosBeatles: singles natalinos serão relançados em dezembro834 acessosPipocando Música: 8 teorias de artistas que foram trocados918 acessosPaul McCartney: a máquina do tempo e as canções que não voltam mais0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

The BeatlesThe Beatles
Banda foi vetada pela CBF na Copa de 66, diz Pelé

Collectors RoomCollectors Room
Uma das mais completas coleções sobre os Beatles

FotosFotos
Blog elege o Top 10 das mais emblemáticas do Rock

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"


Separados no nascimentoSeparados no nascimento
Sebastian Bach e Fernanda Lima

Quiet RiotQuiet Riot
Quebrando disco de banda brasileira em 1985

Bandas IniciantesBandas Iniciantes
12 cagadas que vocês NÃO podem cometer

5000 acessosStephanie Seymour: ex de Axl Rose mostra ótima forma aos 445000 acessos"Mascotes" de bandas: GigWise elege os 14 mais famosos5000 acessosDuff McKagan: "Nikki Sixx, do Motley Crue, é um gênio!"5000 acessosMetallica: "Hesher", filme inspirado em Cliff Burton5000 acessosAerosmith: Steven Tyler conta origem do lenço no microfone5000 acessosIron Maiden: algumas curiosidades sobre a banda

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 09 de janeiro de 2013


Sobre Crysthian Gonçalves

Crysthian Gonçalves, 19 anos, estudante de Jornalismo na FMU, vocalista e guitarrista da banda de rock alternativo Vontrap, fã de boa música como os ídolos Rolling Stones, Queen e Red Hot Chili Peppers, é administrador e entrevistador do site entrevistas Guitar Talks onde apresenta conversas com grandes bandas da cena musical.

Mais matérias de Crysthian Gonçalves no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online