Led Zeppelin: "Stairway To Heaven" vale mais de US$500 milhões?
Por Rafael Babu
Fonte: Brave Words
Postado em 21 de junho de 2008
No grande e feio jogo do Rock & Roll, "Stairway to Heaven" é inegavelmente uma vencedora. Lançada pelo LED ZEPPELIN em 1971, a canção de oito minutos é considerada uma obra-prima musical e é uma das músicas de rock mais tocadas de todos os tempos.
Led Zeppelin - Mais Novidades
A curiosa matéria que segue abaixo é de Miriam Datskovsky, e foi publicada originalmente em junho de 2008 na Portfolio.com:
Provando sua longevidade, "Stairway..." esteve nas paradas inglesas novamente no último outono e foi uma das mais baixadas nos Estados Unidos, após o Zeppelin lançar seu primeiro álbum legalmente para download no Itunes.
Mas, como a banda é notoriamente protetora do seu trabalho, "Stairway..." ainda não atingiu todo seu potencial. Enquanto outros artistas ganharam muito dinheiro licenciando suas músicas para Hollywood e a Avenida Madison – pense em "Love Sick" de BOB DYLAN naquele comercial da Victoria’s Secret – o Zeppelin se manteve longe da maioria das oportunidades.
Consultamos executivos nas indústrias da música, publicidade e entretenimento para nos trazer alguns números, reais e potenciais para o valor de "Stairway":
O Led não licenciou "Stairway" para filmes ou comerciais. Mas os compositores Jimmy Page e Robert Plant e a Warner/Chappell, a publicadora da canção, ganham dinheiro com os royalties das vendas dos discos, veiculação nas rádios e performances ao vivo.
Zeppelin tocou "Stairway" em cada show desde 1971, conquistando em torno de 150.000 dólares em royalties. Todo mundo, desde Frank Zappa até a Filarmônica de Londres também a tocou ao vivo, e não vamos nos esquecer das centenas de milhares de bailes, casamentos e bar mitzvahs onde foi tocada. (D.J.’s e esses lugares pagam uma pequena taxa anual pelo direito de tocá-la). Ganho estimado: 400.000 dólares.
Royalties da venda de álbuns e DVDs somam em torno de 8.6 milhões de dólares. Além disso, "Stairway" foi tocada nas rádios em estimadas 2.985.000 vezes (igual a mais de 45 anos de veiculação ininterrupta), ganhando em torno de 2 milhões de dólares. É também considerada a partitura mais vendida da história do rock, com royalties de 1 milhão de dólares.
A matéria completa (em inglês) está neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
Vaza suposto título do novo álbum solo de Bruce Dickinson, já finalizado pelo cantor
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
Ganha força rumor sobre turnê conjunta de System of a Down e Faith No More
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
Lou Koller, vocalista do Sick of it All, morre aos 59 anos
A banda "ridícula" que Rick Rubin achou que jamais faria sucesso, mas ele estava errado
O melhor disco do Mastodon, segundo a Metal Hammer
David Gilmour revela quando percebeu que "não quero ser membro do Pink Floyd a vida toda"
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
O apoio de Ozzy Osbourne à comunidade LGBTQ+ em 1989
O álbum de metal sem a qual o Nirvana não existiria, de acordo com Krist Novoselic


A música do Led Zeppelin que Robert Plant tentou banir por achar "pomposa"
A banda clássica que Robert Plant queria imitar antes do Led Zeppelin
O dia em que Robert Plant desembolsou R$ 50 mil por causa de "Stairway to Heaven"
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
A opinião bastante negativa de Angus Young do AC/DC sobre o Led Zeppelin
David Bowie receberá álbum de gravações inéditas com participação de Jimmy Page
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page se recusou a tocar ao vivo
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


