Led Zeppelin: "Stairway To Heaven" vale mais de US$500 milhões?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Rafael Babu, Fonte: Brave Words, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

No grande e feio jogo do Rock & Roll, “Stairway to Heaven” é inegavelmente uma vencedora. Lançada pelo LED ZEPPELIN em 1971, a canção de oito minutos é considerada uma obra-prima musical e é uma das músicas de rock mais tocadas de todos os tempos.

3653 acessosDream Theater: 10 dos melhores covers tocados pela banda5000 acessosSlipknot: 12 histórias que retratam o quão insana a banda é


A curiosa matéria que segue abaixo é de Miriam Datskovsky, e foi publicada originalmente em junho de 2008 na Portfolio.com:

Provando sua longevidade, “Stairway...” esteve nas paradas inglesas novamente no último outono e foi uma das mais baixadas nos Estados Unidos, após o Zeppelin lançar seu primeiro álbum legalmente para download no Itunes.

Mas, como a banda é notoriamente protetora do seu trabalho, “Stairway...” ainda não atingiu todo seu potencial. Enquanto outros artistas ganharam muito dinheiro licenciando suas músicas para Hollywood e a Avenida Madison – pense em “Love Sick” de BOB DYLAN naquele comercial da Victoria’s Secret – o Zeppelin se manteve longe da maioria das oportunidades.

Consultamos executivos nas indústrias da música, publicidade e entretenimento para nos trazer alguns números, reais e potenciais para o valor de “Stairway”:

O Led não licenciou “Stairway” para filmes ou comerciais. Mas os compositores Jimmy Page e Robert Plant e a Warner/Chappell, a publicadora da canção, ganham dinheiro com os royalties das vendas dos discos, veiculação nas rádios e performances ao vivo.

Zeppelin tocou “Stairway” em cada show desde 1971, conquistando em torno de 150.000 dólares em royalties. Todo mundo, desde Frank Zappa até a Filarmônica de Londres também a tocou ao vivo, e não vamos nos esquecer das centenas de milhares de bailes, casamentos e bar mitzvahs onde foi tocada. (D.J.’s e esses lugares pagam uma pequena taxa anual pelo direito de tocá-la). Ganho estimado: 400.000 dólares.

Royalties da venda de álbuns e DVDs somam em torno de 8.6 milhões de dólares. Além disso, “Stairway” foi tocada nas rádios em estimadas 2.985.000 vezes (igual a mais de 45 anos de veiculação ininterrupta), ganhando em torno de 2 milhões de dólares. É também considerada a partitura mais vendida da história do rock, com royalties de 1 milhão de dólares.

A matéria completa (em inglês) está neste link.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Dream TheaterDream Theater
10 dos melhores covers tocados pela banda

1274 acessosHard Rock e Metal: em vídeo, os dez álbuns mais vendidos nos EUA764 acessosLed Zeppelin: Bonham é homenageado com placa em sua cidade natal782 acessosLed Zeppelin: advogados exigem que reclamantes paguem as custas1456 acessosThem Crooked Vultures: Grohl diz que banda deve retornar em breve0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Led ZeppelinLed Zeppelin
As dez letras mais difíceis de entender

Hard RockHard Rock
Os melhores álbuns de 1970 até 2016

BonzoBonzo
O homem com pé de coelho do Led Zeppelin

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"

SlipknotSlipknot
12 histórias que retratam o quão insana a banda é

Chris CornellChris Cornell
Relatório policial descreve últimas horas e morte

QueenQueen
Novas fotos do recluso John Deacon

5000 acessosReligião: os rockstars que se converteram5000 acessosOzzy Osbourne: "Eu detesto a expressão Heavy Metal!"5000 acessosPagando mico: 10 maneiras de ser expulso ou humilhado em um show5000 acessosDream Theater: Petrucci revela sua maior influência na guitarra5000 acessosLed Zeppelin: Cópia Infiel Ato 2, Moral e Ética Parte 15000 acessosIron Maiden: Bruce Dickinson explica o seu "viagra musical"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 17 de maio de 2014
Post de 17 de maio de 2014
Post de 03 de novembro de 2015
Post de 29 de novembro de 2016

Sobre Rafael Babu

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Rafael Babu no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online