Led Zeppelin: "Stairway To Heaven" vale mais de US$500 milhões?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Rafael Babu, Fonte: Brave Words, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

No grande e feio jogo do Rock & Roll, “Stairway to Heaven” é inegavelmente uma vencedora. Lançada pelo LED ZEPPELIN em 1971, a canção de oito minutos é considerada uma obra-prima musical e é uma das músicas de rock mais tocadas de todos os tempos.

5000 acessosLed Zeppelin: 24 curiosidades sobre "Stairway to Heaven"5000 acessosSlipknot: Corey Taylor redefine o termo "vergonha alheia"


A curiosa matéria que segue abaixo é de Miriam Datskovsky, e foi publicada originalmente em junho de 2008 na Portfolio.com:

Provando sua longevidade, “Stairway...” esteve nas paradas inglesas novamente no último outono e foi uma das mais baixadas nos Estados Unidos, após o Zeppelin lançar seu primeiro álbum legalmente para download no Itunes.

Mas, como a banda é notoriamente protetora do seu trabalho, “Stairway...” ainda não atingiu todo seu potencial. Enquanto outros artistas ganharam muito dinheiro licenciando suas músicas para Hollywood e a Avenida Madison – pense em “Love Sick” de BOB DYLAN naquele comercial da Victoria’s Secret – o Zeppelin se manteve longe da maioria das oportunidades.

Consultamos executivos nas indústrias da música, publicidade e entretenimento para nos trazer alguns números, reais e potenciais para o valor de “Stairway”:

O Led não licenciou “Stairway” para filmes ou comerciais. Mas os compositores Jimmy Page e Robert Plant e a Warner/Chappell, a publicadora da canção, ganham dinheiro com os royalties das vendas dos discos, veiculação nas rádios e performances ao vivo.

Zeppelin tocou “Stairway” em cada show desde 1971, conquistando em torno de 150.000 dólares em royalties. Todo mundo, desde Frank Zappa até a Filarmônica de Londres também a tocou ao vivo, e não vamos nos esquecer das centenas de milhares de bailes, casamentos e bar mitzvahs onde foi tocada. (D.J.’s e esses lugares pagam uma pequena taxa anual pelo direito de tocá-la). Ganho estimado: 400.000 dólares.

Royalties da venda de álbuns e DVDs somam em torno de 8.6 milhões de dólares. Além disso, “Stairway” foi tocada nas rádios em estimadas 2.985.000 vezes (igual a mais de 45 anos de veiculação ininterrupta), ganhando em torno de 2 milhões de dólares. É também considerada a partitura mais vendida da história do rock, com royalties de 1 milhão de dólares.

A matéria completa (em inglês) está neste link.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Led ZeppelinLed Zeppelin
24 curiosidades sobre "Stairway to Heaven"

541 acessosDanilo Vicari: Top 10 Riffs do Led Zeppelin2730 acessosLed Zeppelin: Dando peso ao trailer de Thor Ragnarok0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Steven TylerSteven Tyler
"Nunca esquecerei a audição para o Led Zeppelin!"

Kiss FmKiss Fm
As 500 mais pedidas na programação em 2008

Led ZeppelinLed Zeppelin
A curiosa capa de "Houses of the Holy"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 17 de maio de 2014
Post de 17 de maio de 2014
Post de 03 de novembro de 2015
Post de 29 de novembro de 2016

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"

SlipknotSlipknot
Corey Taylor redefine o termo "vergonha alheia"

RaimundosRaimundos
O verdadeiro motivo para a saída de Rodolfo

Rimbaud e MorrisonRimbaud e Morrison
A grande maioria passa pela vida imersa na multidão

5000 acessosSeparados no nascimento: Paul Stanley e Ronaldo Esper5000 acessosTop 5: Os roqueiros mais chatos da história5000 acessosAndre Matos: conheça a esposa sueca e o filho do vocalista5000 acessosAxl Rose no AC/DC: Duff Mckagan ficou impressionado com o que viu5000 acessosMegadeth: Kiko diz que Mustaine é politizado e reza antes dos shows4901 acessosPink Floyd: vídeo raro de ensaio realizado em 1969

Sobre Rafael Babu

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Rafael Babu no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online