Joy Division: casa de Ian Curtis será transformada em museu
Por Danilo F. Nascimento
Fonte: Rolling Stone
Postado em 21 de junho de 2015
O culto ao nome de Ian Curtis, líder de uma das bandas mais promissoras do cenário pós-punk britânico dos anos 70 e 80 - o Joy Division - é algo digno de menção.
Curtis foi um jovem tímido, com um considerável senso poético e dono de uma mente atormentada. Formou o Joy Division em 1976, ao lado Bernard Sumner, Peter Hook e Stephen Morris, banda que liderou até 1980, quando cometeu suicídio, aos 23 anos de idade.
Desde então, seu legado, principalmente na Inglaterra, tornou-se algo imensurável. Os jovens britânicos identificam-se, assiduamente, com as suas letras e mensagens até os dias de hoje, algo semelhante ao que ocorre nos Estados Unidos com Kurt Cobain, em relação aos jovens dos anos 90.
E um desses jovens, realizou o sonho de qualquer fã de Curtis, possuir algo do ídolo: Comprar a casa do astro!
Hadar Goldman é músico, empreendedor e fã do Joy Division desde a sua juventude. Comprou a casa que Curtis viveu, em Macclesfield, pela bagatela de £115 mil, algo em torno de US$ 180 mil.
Mas antes de Goldman adquirir o imóvel, alguns fãs reuniram-se em tentativa - frustrada - de levantar fundos para comprar a casa e transformá-la em um museu, em homenagem à memória de Ian Curtis.
Sensibilizado com o ocorrido, o próprio Goldman se disponibilizou à transformar a casa em um museu. O empresário disse:
"Por mais dinheiro que eu tenha pago pela casa, me sinto na obrigação de me envolver neste projeto dos fãs, especialmente ao saber que falharam na tentativa de conseguir dinheiro para o museu. Veja bem, eu também sou um fã, Curtis foi um herói da minha infância."
Goldman continua:
"Quando chegar a hora certa, irei coletar ideias de todo e qualquer fã interessado no projeto. Estaremos comemorando uma parte extremamente significativa da história da música. Então, sim, mais cedo ou mais tarde, o museu sairá do papel."
O imóvel de dois quartos – localizado no número 77 da rua Barton, na pequena cidade inglesa de Macclesfield – serviu de locação para a cinebiografia de Curtis, Control, em 2007. O local mantém muitas lendas por ter sido onde o músico se suicidou.
Os ex-companheiros de banda de Ian Curtis externaram diferentes tipos de reações em relação a ideia do Museu.
Bernard Sumner, líder do New Order e ex-guitarrista do Joy Division, afirmou não concordar com a ideia.
"Aquela casa é um lugar muito triste. Não é exatamente o lugar que eu gostaria de visitar. Não sei se fazer um museu lá é uma boa ideia."
Peter Hook, ex-baixista do Joy Division, têm uma opinião diferente de seu ex-companheiro e atual desafeto:
"Ian deixou um legado fantástico em todo mundo. Influenciou tanta gente em todo mundo, então eu acho que seria uma boa ideia transformar aquele lugar em um museu."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
Guns N' Roses confirma novo local para show em Porto Alegre
Clemente (Inocentes, Plebe Rude) sofre infarto e passa por cirurgia
Adrian Smith comenta mudança de cenários físicos para telas digitais na nova turnê do Maiden
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
Brasileiro se torna baixista temporário do Crashdiet
"Eu nem sabia que Dave Grohl tinha um baterista", diz Ozzy Osbourne
Bruce Dickinson: "O Iron Maiden é melhor que o Metallica"
O disco que salvou o rock'n'roll, de acordo com Gene Simmons


A segunda banda mais influente do século 20, segundo Billy Corgan
Pré-Clube dos 27: 10 astros do rock que morreram antes dos 27 anos



