A banda lendária que Keith Richards odeia: "Faz jus ao próprio nome, nunca decolou"
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de setembro de 2024
Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones, nunca teve papas na língua ao expressar suas opiniões sobre o mundo do rock. Conhecido por sua sinceridade brutal, Richards não poupou críticas ao Led Zeppelin, banda que, apesar de sua imensa popularidade e influência na história do rock, jamais conquistou a simpatia do lendário guitarrista.
Rolling Stones - Mais Novidades
Em uma série de entrevistas compiladas pela Far Out, Richards deixou claro que, enquanto admira o talento de Jimmy Page, o restante da banda Led Zeppelin, e especialmente o vocalista Robert Plant, nunca tiveram um lugar especial em seu coração. "O cara da voz começou a me irritar", revelou. "Não sei por quê; talvez ele seja um pouco acrobático demais."
Richards parece dividir sua admiração pela banda em dois grupos distintos: Jimmy Page, que ele considera um dos melhores guitarristas de todos os tempos, e o resto da banda. "Para mim, Led Zeppelin é Jimmy Page, se você quiser encurtar a história," ele afirmou em outra ocasião. "Como banda, achei o nome adequado, nunca decolou musicalmente para mim."
Ainda que reconheça o talento individual de Page e do baterista John Bonham, a avaliação de Richards sobre o som do Led Zeppelin não é das mais elogiosas. "Bonham era um baita baterista poderoso, embora eu ache que ele é meio pesado, para mim — é aí que entra o ‘Led’", comentou. Para ele, a banda era demasiadamente barulhenta e carregada, uma característica que ele parece associar ao nome "Led Zeppelin", uma referência ao "zepelim de chumbo" que, metaforicamente, nunca teria decolado.
As críticas de Richards também se estendem à performance de Plant como vocalista. Ele descreve Plant como "exuberante demais" e compara seu estilo a uma espécie de fórmula inglesa de vocalistas principais, em que tudo parece um pouco repetitivo. "Plant era exuberante, Robert é exuberante por ser um vocalista principal, mas ele está muito nesse modo inglês de vocalistas principais, como Roger Daltrey, com as franjas, microfones, blá blá, como se fossem Rod Stewart ou até mesmo Mick Jagger — todos parecem se copiar um pouco," declarou Richards.
No entanto, mesmo com todas essas críticas, Richards não demonstra ressentimento pessoal em relação aos membros da banda. Para ele, o problema sempre foi a música. "Ele monopolizou o mercado ali. Jimmy é um guitarrista brilhante. Mas eu sempre senti que havia algo um pouco oco nisso, sabe?"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps