"Vinyl": Série de Jagger e Scorsese, foi cancelada. Ainda bem
Por Bruce William
Fonte: UOL
Postado em 26 de junho de 2016
O jornalista Alexandre Matias publicou na coluna Trabalho Sujo do UOL um texto comentando o cancelamento da série "Vinyl" de Mick Jagger e Martin Scorsese, que ele considera ter sido uma decisão acertada por parte da HBO. Confira a matéria na íntegra no link a seguir. Mais abaixo alguns trechos.
E, com um curto comunicado, Vinyl foi cancelada. A série sobre os bastidores da indústria fonográfica nos anos 70 que a HBO apresentou no início do ano com holofotes e fogos de artifício foi lançada como se Mad Men tivesse um filho com Goodfellas. Ainda mais que a série vinha com a chancela de dois protagonistas daquela década – Martin Scorsese e Mick Jagger são nomes que ajudaram os anos 70 a ter a cara que conhecemos hoje. Seu criador, Terence Winter, era da equipe de Sopranos e vinha em ascensão com sua própria Boardwalk Empire. As altas expectativas foram comemoradas ainda mais logo após a exibição do primeiro episódio, com duas horas de duração e dirigido pelo próprio Scorsese, quando a HBO confirmou, embriagada no hype provocado pelo lançamento, que a série teria uma segunda temporada (mesmo que a audiência da estreia não tivesse sido tão incrível quanto esperavam). E quando esta ainda estava começando a ser desenvolvida, chega a notícia que não teremos mais Vinyl.
Foi a melhor coisa que poderiam ter feito com a série.
Rolling Stones - Mais Novidades
Assisti ao primeiro episódio e a sensação de vergonha alheia foi chocante – escrevi inclusive sobre isso. Os anos 70 são conhecidos como a década do exagero, do egocentrismo, da glamourização do sexo descartável e das drogas sintéticas, da destruição de muitos preconceitos na marra. É a década do glam rock, do folk pós-hippie, do hard rock pré-heavy metal, da soul music virando funk, do punk rock e da discoteca universal. São muitos mitos e ícones modernos que continuam vivos até hoje e fazer uma série sobre as entranhas de uma gravadora fictícia em Nova York naquele momento poderia ser o início de uma saga deliciosa, mostrando os contrastes e a fricção criativa que transformaram o rock clássico em uma fábrica de dinheiro e encubou o berço do que depois se tornaria o hip hop, a música eletrônica e o indie rock.
Usar uma gravadora como ponto de observação daquela década parecia tão apetitoso quanto assistir às transformações da década anterior a partir de uma agência de publicidade (a premissa da excelente Mad Men). O problema é que, pra começar, Vinyl usava isso apenas como pano de fundo. Misturava biografias e mitologias diferentes em uma narrativa que parecia sofrer dos principais problemas da década. Só quem se beneficiava era a trilha sonora e a direção de arte (que também sofria do exagero da década). Todo o resto era humilhantemente constrangedor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
Mark Wahlberg nem sabia que metal existia, revela Zakk Wylde
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Rush compartilha mensagem aos fãs após primeiros shows da turnê "Fifty Something"
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Os dois melhores bateristas do rock de todos os tempos, segundo John Bonham
Ex-capitão da seleção inglesa é fã de heavy metal e já bateu uma bola com o Iron Maiden
Mike Mangini fala sobre primeiro show como baterista do Godsmack
Vocalista quase desistiu do Moonspell após álbum de 2021
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
O único artista que no auge se comparou ao sucesso dos Beatles, segundo Mick Jagger
Cinco clássicos do Rock que ultrapassaram 2 bilhões de plays no Spotify
A banda mais influente da história do rock, na opinião de Regis Tadeu


O melhor álbum dos Rolling Stones, de acordo com Keith Richards
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Keith Richards
O clássico dos Rolling Stones que, para Mick Jagger, perdeu o sentido com o passar dos anos
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Em 1972, Mick Jagger defendeu a extinção da polícia em entrevista
O álbum do começo dos anos setenta que Billie Joe Armstrong queria imitar
O astro gigante do rock que tentou tirar Sid Vicious da prisão
O riff que Keith Richards tinha como meta; "Ele disse tudo ali"
Rolling Stones e FIFA colaboram em edições limitadas do novo disco para a Copa do Mundo
A música dos Rolling Stones que precisou de 150 takes para virar um clássico
A melhor música dos Beatles de todos os tempos, segundo Keith Richards do Rolling Stones



