Bob Daisley e Lee Kerslake desmentem versão de Banali sobre música de Ozzy Osbourne
Por Carol Maiden
Fonte: Blabbermouth
Postado em 11 de agosto de 2017
No mês passado, o baterista do QUIET RIOT, Frankie Banali, disse à Songfacts que ele foi o criador da virada 'explosiva' na intro do clássico de 1981 'Over The Mountain', faixa de abertura do álbum Diary of a Madman de Ozzy Osbourne. Tanto Bob Daisley, baixista que co-escreveu a música e Lee Kerslake, baterista que também co-escreveu e gravou a bateria original para o disco (ambos não receberam créditos por isso, apenas foram dispensados após a conclusão do álbum), desmentem as afirmações de Banali. As versões de Daisley e Kerslake foram contadas a Joel Gausten, escritor musical.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
"A composição começou quando Ozzy, Randy e eu nos reunimos no final de 1979. Tinhamos um roadie conosco, chamado Spencer e ele ficava la tocando bateria quando estávamos escrevendo. Eu estava gravando tudo em uma fita no gravador apenas para referência, para não esquecermos nada. Todos estávamos tentando formar as partes da música. Se Randy ja tivesse o riff dessa música antes, eu teria escutado e gravado isso, antes da intro ser feita." disse Bob.
Ele continuou: "Quando começamos a tocar "Over The Mountain" durante o período de composição do 'Diary' em janeiro de 1981, Randy tinha o riff básico apenas. As sessões de escrita do disco começaram no final de 1980, mas não havíamos escutado o riff de Randy para essa música até o começo de 1981. Eu escrevi o restante todo da música em parceria com Randy. Ozzy não estava lá. Além disso, eu sugeri que Randy tocasse de maneira diferente em relação a como ele escreveu a parte dele originalmente. Então, isso era novo, nós ficamos trabalhando nisso tudo por algum tempo antes de Lee ter feito uma introdução de bateria. Nós pensamos 'ok, é isso, esta ótimo!'. Mas sobre a introdução da bateria, realmente não era nada que nós já havíamos ouvido antes, era simplesmente o Lee. Nada mais."
"Como Randy teria 'preenchido' essa parte da bateria? Iria cantar? Não teria como Lee fazer algo que alguém já havia feito antes, não teria como 'roubar' isso e Randy só tinha o riff básico até então. Lee era um baterista conhecido, de uma banda conhecida (Uriah Heep). Ele não estaria interessado em usar algo de um baterista desconhecido até então, de uma banda que ainda não era tão famosa na época da gravação do Diary. Nenhum de nós tinha ouvido falar de QUIET RIOT ou Frankie Banali ou nada que eles tenham feito até quando Randy entrou para a banda, quando fizemos o BLIZZARD OF OZZ."
"Talvez Frankie tenha feito alguma introdução de bateria para algo que Randy tenha escrito antes. É possível que Randy tenha feito algo e Frankie criou uma intro, mas não foi o riff de Over The Mountain, pelo menos Randy nunca tocou nada pra nós enquanto estávamos compondo material para o primeiro álbum, quando ele entrou. Ele não havia mostrado nada 'inédito' que ele ja havia feito até a época da composição do Diary, mais de 1 ano depois desde o Blizzard. Se Frankie Banali tocou uma introdução de bateria para um riff que Randy fez, não era a mesma que Lee tocava em Over the Mountain e eu duvido muito que qualquer coisa feita antes (se foi feita) tenha sido relativo a essa música. Não estou chamando Benali de mentiroso, acho que ele deve ter se enganado ou pode ter sido alguma coincidência, mas foi Lee quem trouxe a intro da nossa música.
Kerslake concordou com Daisley quando deu sua versão: "Eu não entendo por que Frankie quer crédito por algo que ele não fez. Frankie não nos conhecia nem conhecia a música. Nós fizemos 'Blizzard Of Ozz' em que eu toquei bateria e co-escrevi um par de faixas e então eu fiz 'Diary Of A Madman' e co-escrevi seis faixas. Nós tínhamos todos os riffs novos, saindo naquela época apenas. Randy começou a tocar o riff dessa música e eu disse 'ok, espera um pouco. Eu tenho uma idéia para a abertura que as pessoas irão gostar'. Os primeiros quinze segundos são os mais importantes em qualquer música. Eu toquei e Randy imediatamente pirou e falou 'Uau, cara! Isso é ótimo!'. Bob e eu concordamos que estava bom e foi assim que fizemos, eu estava muito orgulhoso de mim mesmo. Em uma entrevista uma vez, perguntaram para o Tommy Aldridge se tinha sido ele quem deu a idéia dessa intro para essa música (ja que ele era o mais provável a ter criado isso por ter entrado na banda quase na mesma época) e ele mesmo disse 'não, de jeito nenhum. O Lee foi quem fez esse trabalho'.
Banali também deu sua versão: "Randy tinha riffs novos e riffs que eram do Quiet Riot e nunca foram gravados. Eu nunca afirmei que pegaram o exato riff que eu fiz, porque existem semelhanças, mas são diferentes. Então, foi coincidência? Provavelmente. Ele (Lee) conseguiu isso comigo? Eu não sei se ele pegou de mim ou ouviu gravações ou se é apenas uma simples coincidência. Mas não há problemas sobre isso. Se alguém acredita ou não, não estou atras do Ozzy tentando ganhar algum dinheiro ou tentando reclamar algum sucesso em relação à banda Ozzy. Não estou. Tive muito sucesso com o QUIET RIOT e muitos outros artistas. Não há controvérsias mas não vou sentar aqui e negar oque eu sei que é verdade. Eu fiz o riff. Simples assim. No final do dia, isso realmente importa pra mim?! Eu não sou mais famoso por causa isso e eu não ganhei dinheiro com isso. Nem Lee Kerslake é mais famoso por isso e tenho certeza que ele também não fez algum dinheiro a mais por causa disso. É igual, por exemplo o que o Bonham faz, ele tem a inspiração do baterista de Jazz Max Roach. Eu sou mais conhecido pela introdução de 'Bang Your Head' e 'Cum On Feel The Noize' do que qualquer outra coisa. Então, isso tudo realmente importa?"
"Diary Of A Madman" é o último álbum de estúdio da banda Ozzy que conta com Rhoads e Kerslake juntos. Na versão feita em 2002 desse álbum, o baixo e a bateria originais, foram apagados e regravados. Em 2011, foi lançada uma edição deluxe do 30° aniversário com todas as partes originais restauradas. Até o momento, o álbum vendeu mais de três milhões de cópias em todo o mundo.
Ozzy Osbourne x Bob Daisley
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
As três músicas do AC/DC escolhidas por Brian Johnson entre as suas favoritas
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Por que Roger Waters cortou Paul McCartney em "Dark Side of the Moon"?
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
Padre ouve Metallica pela primeira vez e diz que usaria música pra preparar homilias
O clássico do Queen em que Freddie Mercury alcançou a nota mais alta de sua carreira
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Nergal está tocando sem o Behemoth porque a própria banda ficou cara demais
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
System of a Down e Faith No More farão show no Maracanã em janeiro de 2027
Troy Sanders comenta participação de Geezer Butler no novo álbum do Mastodon

Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne
Bob Daisley e Lee Kerslake rebatem Sharon Osbourne, empresária de Ozzy Osbourne
Ozzy Osbourne e Randy Rhoads escrevendo letras "era pior que o Spinal Tap", diz Bob Daisley
Bob Daisley comenta sua exclusão da despedida de Ozzy Osbourne

Elton John relembra o dia em que "eu c*guei nas calças" no meio de um show
De Pretenders até Judas Priest, os 20 melhores discos de 1980, segundo a Louder
A música que Ozzy Osbourne não conseguia ouvir sem derramar lágrimas
Kelly Osbourne esculacha Dee Snider por ter tentado "menosprezar" Ozzy
O dia que Slash proporcionou o primeiro e único encontro entre Axl Rose e Ozzy Osbourne
O ex-guitarrista de Ozzy que recusou convite para o show de despedida
De Guns N' Roses a Cannibal corpse, os melhores discos de 1991, segundo a Metal Hammer
Tony Iommi relembra a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne na véspera de sua morte
A grande surpresa que Axl Rose teve ao finalmente conhecer Ozzy Osbourne


