Ozzy Osbourne e Randy Rhoads escrevendo letras "era pior que o Spinal Tap", diz Bob Daisley
Por André Garcia
Postado em 10 de agosto de 2024
Em 1979, Ozzy estava com sua carreira na sarjeta após ter sido demitido do Black Sabbath por conta de seus abusos químicos — exagerados até para os absurdamente elevados padrões da banda.
Para ressurgir das cinzas (ou seria do pó?), ele se juntou a Randy Rhoads e Bob Daisley para formar uma nova banda, cujo nome era Blizzard of Ozz. Foi numa manobra malandra da então apenas empresária do vocalista, Sharon, que o nome de Ozzy foi usado nos cartazes maior do que o da banda: fazendo parecer que se tratava de um álbum solo do Mad Man chamado "Blizzard of Ozz". E acabou que ficou sendo assim mesmo.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
Muito se fala das incríveis contribuições do prodígio e virtuoso Rhoads, com seus solos, riffs, tino melódico e influências de música clássica. Pouco se fala, entretanto, da falta de habilidade da dupla quando o assunto era escrever letras. Em recente entrevista para Johnny Beane, transcrita pela Ultimate Guitar, Daisley explanou os antigos colegas.
"A primeira coisa que reparei foi que Ozzy não era letrista, e nem Randy. No início, éramos apenas nós três. Na época, estávamos testando bateristas e compondo. [...] Certa manhã, Ozzy e Randy estavam tentando escrever uma letra para uma das músicas. Eu pensei "Minha nossa, isso é horrível [risos]! Era tipo o Spinal Tap… só que pior!"
Spinal Tap é uma banda fictícia, uma paródia das bandas de rock pesado dos anos 80, que estrelou o pseudo documentário This Is Spinal Tap, lançado em 1984. Agora em 2024, quatro décadas depois, a continuação foi anunciada para o ano que vem.
"Foi aí que eu vi que ia ter que fazer o papel de letrista", prosseguiu Bob. "A gente queria ser autossuficientes, sem depender de compositores externos, a gente queria fazer tudo nós mesmos. Então, assumi o papel de letrista e escrevi as letras das músicas. Uma ou outra Ozzy acrescentou uma linha, criou o título ou algo assim, mas as letras foram 99% escritas por mim."
O núcleo criativo formado por Ozzy Osbourne, Randy Rhoads e Bob Daisley deu muito certo, mas durou muito pouco. Daisley até tocou e compôs no "Diary of a Madman" (1982), mas na turnê foi substituído por Rudy Sarzo. Por falar em turnê, foi no decorrer dela que num acidente aéreo morreu Rhoads, aos 25 anos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps