Arquivo do Rock: Coronavírus e três dicas musicais para a quarentena
Por Jorge Felipe Coelho
Fonte: Rádio Catedral do Rock
Postado em 02 de abril de 2020
Nas últimas semanas o mundo viu um cancelamento geral de shows, turnês, festivais e outros eventos. Sem o devido controle, o coronavírus extrapolou as fronteiras chinesas e assolou o mundo gerando um inédito LockDown global. Devido à pandemia, o planeta simplesmente parou suas atividades, gerando consequências econômicas terríveis, e a indústria musical e cultural sofre junto.
Com estreias de filmes adiadas, cinemas foram fechados e museus seguiram o mesmo protocolo. Filmagens foram paralisadas e festivais de cinema foram cancelados. As turnês de grades nomes foram canceladas e/ou adiadas. O Metallica, que passaria pelo Brasil no mês de abril, o Pearl Jam, que iniciaria a promoção do novo álbum nos EUA, o Kiss, que está com sua anunciada última turnê da carreira, são apenas três exemplos de bandas gigantes afetadas pela situação atual.
Os mega festivais Coachella, nos EUA, e Lollapalooza, no Brasil, foram remarcados. A grande dúvida é se a programação e line up anunciados inicialmente serão mantidos com a probabilidade do conflito na agenda das bandas e artistas. Outro caso complicado é o de bandas estrangeiras que estão em viagem pelos EUA e, agora com as medidas de quarentena geral, não podem voltar para suas casas.
O mundo inteiro mudou. Com todo esse prejuízo e ostracismo causado pelo coronavírus, deixo três dicas interessantes para esse período de confinamento sem precedentes na história:
Dica 1: Site do Festival de Montreux libera 50 shows de graça
Um dos festivais mais importantes do mundo, o tradicionalíssimo festival de Montreux que acontece na Suíca todo mês de março, liberou 50 shows de sua história para serem assistidos. São apresentações históricas de Johnny Cash, James Brown, Nina Simone, Alanis Morissette, Marvin Gaye, The Raconteurs, Ray Charles, Nile Rodgers & Chic, Phil Collins, Wu-Tang Clan, Simply Red, Carlos Santana, Deep Purple, etc.
Basta acessar e entrar com o código informado para que surja uma página com todos os shows liberados.
https://www.montreuxjazzfestival.com/en/50-concerts-to-stream/
Dica 2: Dave Grohl cria conta no instagram para contar histórias
Sim, o cara mais legal do rock n’ roll aproveitou o momento de ostracismo e fez o que muitos fãs pediam há tempos: criou uma conta no instagram (@davestruesstories). Mas o líder do Foo Fighters não terá uma conta qualquer. Além de divertido, Dave é um contador de histórias nato. Contar casos acontecidos ao longo de suas três décadas de música é exatamente o que ele prometeu fazer na primeira postagem:
"Estou empolgado por poder compartilhar alguns dos momentos mais ridículos de minha vida com vocês. Fiquem ligados! Lavem a p*rra de suas mãos".
Sigam, pois é garantia de futuras boas gargalhadas.
Dica 3: Histórias do Rock n’ Roll com o Podcast Arquivo do Rock
Todo sábado às 14h00 o locutor Rafael Ferrara apresenta seu programa "Arquivo do Rock" na Rádio Catedral do Rock 90.1 FM (Petrópolis/RJ). Durante uma hora Ferrara passa a limpo, com diversão e riqueza de detalhes, um tema interessante ligado ao rock n’ roll. O último programa teve como foco cinco mulheres que foram transformadas em músicas. Vale a pena conhecer a surreal história de como Eric Clapton tomou a esposa do amigo George Harrison e a imortalizou em seu maior hit "Layla".
O programa do último sábado e os temas anteriores podem ser conferidos diretamente em formato Podcast, sigam abaixo.
Coronavírus - Cancelamentos e problemas devido à pandemia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps