Capitão Bala: lançado single "Pretérito Imperfeito"
Por Renato Henrique Voltolini Luz
Postado em 09 de novembro de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Reflexões sobre as atitudes que deveriam ter sido tomadas antes da pandemia do Covid- 19 constituem o pano de fundo do single "Pretérito Imperfeito", mais novo lançamento da banda Capitão Bala, de Florianópolis/SC. Além de um esperado retorno às atividades, a produção marca também o primeiro trabalho oficial da nova formação, que conta com Rê Voltolini nos vocais, Dado Tenfen e Leonardo Stakonski nas guitarras, Victor Cavallini no contrabaixo e Mateus Hills na bateria.
Em virtude das medidas de isolamento social - que interromperam os ensaios semanais e adiaram o retorno do grupo aos palcos - a banda deixou de lado as gravações do EP planejado para o ano de 2020 e, reformulando sua rotina, usou o tempo dentro de casa para planejar ações destinadas a movimentar as redes sociais. Desta maneira, mesmo com o fechamento de bares e casas noturnas, os fãs puderam contar com apresentações "à distância", montadas a partir da junção de filmagens caseiras dos Integrantes, que então "se reuniam" virtualmente na execução de versões e releituras dos trabalhos anteriores.
Nesse contexto de confinamento, surgiu a ideia de lançar uma música que abordasse os diversos fatores políticos e sociais por trás do atual momento de crise, assim como as perspectivas individuais por ele inauguradas. "Pretérito Imperfeito", assim, canaliza as angústias - e esperanças - cultivadas nestes tempos de incerteza, plasmando-as numa sonoridade acústica fortemente influenciada pelo rock nacional oitentista, típica da banda. De autoria do baixista Victor Cavallini, a composição foi pré-produzida totalmente à distância a partir de junho de 2020, com cada integrante gravando separadamente seu instrumento no Estúdio Casa 18, do guitarrista e produtor Leonardo Stakonski, com respeito aos protocolos de segurança e distanciamento social.
O lançamento da música nas plataformas digitais de áudio é acompanhado de um videoclipe produzido e dirigido pelo próprio grupo. Trata-se, em larga medida, de uma homenagem à região do Centro Histórico Leste de Florianópolis, reduto do underground da cidade duramente afetado pela repentina extinção da vida noturna, e que é melancolicamente retratado por meio de suas ruas vazias e portas fechadas.
Para mais informações, o público pode acessar os perfis da Capitão Bala nas redes sociais, ou acessar o site oficial da banda (capitaobala.com.br), no qual se encontram disponíveis todos os links para as plataformas de streaming.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps