De onde veio a ideia do Metallica abrir seus shows com música do filme de Clint Eastwood?
Por Bruce William
Postado em 06 de agosto de 2023
Desde 1983, o Metallica tem iniciado todos os seus shows com a música "Ecstasy of Gold" de Ennio Morricone, originalmente apresentada no filme de 1966 "Três Homens em Conflito" (The Good, The Bad and The Ugly), estrelado por Clint Eastwood. Mas você sabe como isso aconteceu? Vamos acompanhar a história, com informações já publicadas aqui no site e outras obtidas na Loudwire.
Metallica - Mais Novidades
É bem verdade que a escolha se revelou perfeita, pois a composição de Morricone evoca uma gama de emoções. Uma brisa suave passa e você sente cada pelo do seu braço se arrepiando enquanto eles se movem suavemente na direção do vento. "Ecstasy of Gold" é uma peça musical complexa, um turbilhão orquestral de três minutos que cresce em poder, estabelecendo um tom de invencibilidade e triunfo. E então, entra o Metallica.
"Não lembro qual foi a primeira vez em que eu o vi, mas me tornei um fã do Clint Eastwood no início da vida. Ele foi um dos primeiros mentores que tive, alguém que eu queria imitar. Eu realmente me identifiquei com cada personagem nesse filme, com o bom, o mau e o feio. Todos nós temos isso dentro de nós, todos temos essas três personalidades, digamos", contou James Hetfield durante uma sessão de perguntas e respostas sobre o filme realizada em 2014 na 37ª edição do Mill Valley Film Festival.
De quem foi a ideia de usar a música do Ennio Morricone para abrir os shows do Metallica?
Mas a ideia de usar a música não partiu da banda, pois na época eles eram jovens thrashers que tinham acabado de lançar "Ride the Lightning", seu segundo e último álbum pela Megaforce Records, portanto não estavam imersos no mundo da música orquestral e trilhas sonoras de filmes. "O que eu mais gostei sobre este filme, foi que cada um desses personagens tinha sua maneira de sobreviver; como encaravam o deserto, a guerra e mais, apenas lutando pelas suas vidas", prossegue James.
"E claro, Clint era o cara mais legal. Na parte em que toca 'The Ecstasy Of Gold' no filme, talvez você saiba qual, passa aquela sensação de tensão, de euforia quase, nós meio que tentamos transmitir isso ao público", explica o vocalista. "Nós utilizamos a música desde 83, 84. Mas ela só se tornou nossa intro fixa porque a nossa primeira idéia de introdução era muito terrível, um coração batendo e ficando cada vez mais rápido e mais rápido, e então começávamos o show. Nosso primeiro empresário disse: 'Isso é uma merda. Vocês podem fazer melhor que isso'. Então ele nos sugeriu a 'The Ecstasy Of Gold', e foi uma das melhores coisas que ele já fez! Acho que essa foi a única coisa que mantivemos dele, um sábio conselho", comenta.
O empresário citado por James é Jon Zazula, o fundador da Megaforce, conhecido carinhosamente como Jonny Z. "Eu sempre fui um grande fã de Morricone e estava procurando uma música de introdução para tocar antes das apresentações do Metallica no palco", disse Zazula à Loudwire em 2019, enquanto promovia sua autobiografia "Heavy Tales". Ele observou que queria "algo emocional para energizar a multidão".
Havia outra composição de Morricone, na consideração nos bastidores da mente de Zazula, que também estava presente no mesmo filme. "Eu estava pensando em 'The Trio' por causa das trombetas ardentes no final da música, mas 'Ecstasy of Gold' saiu vencedora", contou.
Em 2007, o Metallica expressou sua gratidão pela obra-prima de Morricone e contribuiu para o álbum de tributo "We All Love Ennio Morricone", tocando uma versão metalizada de "Ecstasy of Gold".
Ennio Morricone faleceu em 6 de julho de 2020, aos 91 anos, o que levou a um post de tributo do Metallica onde a banda diz: "Sua carreira foi lendária, suas composições foram atemporais. Obrigado por criar o clima para muitos de nossos shows desde 1983".
No dia 1º de fevereiro do ano seguinte, foi a vez de Jon Zazula nos deixar. O baterista Lars Ulrich, que fundou o Metallica junto com James, prestou homenagem a ele: "Obrigado Jonny por dar uma chance a esses caras loucos, barulhentos, intransigentes e indisciplinados da Norte da Califórnia que não sabiam o que estava para cima, para baixo ou para os lados, mas que estavam prontos, dispostos e mais do que capazes de jogar tudo ao vento e ir em frente".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jorn Lande conta como foi ter um baterista de black metal em sua banda
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Com mais de 140 shows, festival Welcome to Rockville anuncia atrações para 2027
A canção que mudou a vida de Jimi Hendrix e completou 60 anos de gravação
Aerosmith realiza primeiro dos dois shows comemorativos; veja setlist e convidados
Os oito discos essenciais do thrash alemão, segundo a Ultimate Guitar
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Nando Fernandes revela novidades sobre o novo álbum da Sinistra
O clássico do Queen que Rick Rubin tentou estragar de propósito; "Era uma gravação perfeita"
O vocalista que deu cano em Slash, e o guitarrista descobriu que ele estava com medo
Baixista do Candlemass estava de ressaca quando criou a letra da "Paranoid do doom metal"
O clássico do AC/DC que Brian Johnson escreveu com a primeira coisa que veio à cabeça
As conexões do ator Patrick Stewart com o rock and roll
Nicko McBrain diz que gostaria de gravar algumas músicas com o Iron Maiden
Mammoth anuncia saída de baterista e confirma substituto

A música do Lynyrd Skynyrd que Dave Mustaine colocou no Metallica sem Lars Ulrich perceber
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
O que James Hetfield pensa de cantores que dublam nos próprios shows
Rolling Stone publica listas com os 200 melhores rocks do século atual
David Ellefson comenta relação entre "Go to Hell", do Megadeth e "Enter Sandman", do Metallica
O baterista que defende Lars Ulrich no caso Napster mais que o próprio Lars
Por que James Hetfield do Metallica foi expulso de sua própria casa, segundo o próprio
Sete músicas inesperadas em álbuns de metal que deram muito certo, segundo a Ultimate Guitar
Metallica divulga performance ao vivo de "Fade to Black"
Kirk Hammett admite que não aguenta mais tocar o solo de "Master of Puppets"
Metallica: cinco músicas tristes (e muito legais) que fazem sucesso até hoje


