Sepultura revela de quem partiu a ideia do término da banda e detalha razões
Por Emanuel Seagal
Postado em 08 de dezembro de 2023
Durante uma coletiva de imprensa realizada em São Paulo nesta sexta-feira, 8 de dezembro de 2023, o Sepultura anunciou que encerrará suas atividades após uma turnê de despedida. Ao responder perguntas dos jornalistas presentes, Andreas Kisser contou de quem partiu a ideia do término e detalhou as razões de acabar em um momento em que a banda está tão bem.
"Acho que esse foi o motivo (estar no auge) de fazer isso, de ver que a gente está organizado, com consciência do que está acontecendo com a banda, aonde a gente pode chegar, e nada melhor do que fazer uma decisão consciente como essa e não ser consequência de uma situação onde a gente não tem controle e tem que acabar, por exemplo, com outras possibilidades", afirmou o guitarrista.
Andreas continuou e assumiu que a ideia surgiu com ele, e que considerou o momento oportuno, pela banda estar no auge, a proximidade do aniversário de 40 anos e também falou do desejo de gravar um disco ao vivo e explicou: "Faz todo sentido a gente gravar um disco ao vivo agora, a gente tá muito afiado, tocando muito bem, em tudo quanto é tipo de situação, então faz todo o sentido colocar tudo isso junto, e eu comecei a conversar, primeiro comigo mesmo (risos), e depois com a banda, com os empresários, com a minha família, falar de possibilidades, e com todo mundo que eu falava as coisas faziam sentido. Obviamente é estranho você falar: 'Pô, tá no melhor momento e vai parar?' Mas é isso mesmo, é justamente por isso, não ser vítima de uma situação onde você não tem o controle de continuar como você quer, ou fazer coisas, enfim, acho que é um momento muito especial, um privilégio, de ter essa condição, de parar dessa maneira. Levou um tempo justamente por isso, porque é uma coisa a ser digerida, você pensar em possibilidades, obviamente dá uma ansiedade, dá uns certos medos, mas isso tudo faz parte dessa mudança, dessa nova vida, dessas novas possibilidades, depois de se fechar um ciclo, então isso é muito excitante também, de você ter essa liberdade, vamos dizer assim, de fazer outras coisas realmente, e deixar o Sepultura um pouco de lado, nesse aspecto de fazer disco, de fazer show, etc."
Segundo Andreas, a decisão não veio de um impulso, e sim algo bastante trabalhado e discutido. O músico citou ainda o impacto do falecimento de sua esposa, Patrícia Kisser. "Obviamente a minha experiência pessoal teve muito a ver com isso, de finitude, de ressignificação das coisas, de portas novas abertas, mudanças, etc, achei que deu uma nova vida a tudo que eu tô passando, com a gente, com a banda, etc. A Patrícia era muito conectada com a banda também, com todos nós, não só a banda, como a equipe, ela era realmente uma pessoa que agregava, fez muito parte dessa história, então me parece que fez todo sentido eu começar essa conversa com todo mundo, e a gente formatou isso, tanto é que a gente está aqui hoje fazendo esse anúncio", concluiu.
O Sepultura anunciou as primeiras datas brasileiras da turnê de despedida, confira.
1º de março de 2024 - Belo Horizonte (Arena Hall)
2 de março de 2024 - Juiz de Fora (Estac. do Cultural)
9 de março de 2024 - Brasília (Arena Lounge)
XX de março de 2024 - Uberlândia (Castelli)
21 de março de 2024 - Porto Alegre (Araújo Vianna)
22 de março de 2024 - Curitiba (Live)
23 de março de 2024 - Florianópolis (Arena Opus)
06 de setembro de 2024 - São Paulo (Espaço Unimed)
Sepultura anuncia turnê de despedida
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps