A banda clássica dos anos 1960 que inspirou Sepultura a parar, segundo Andreas Kisser
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de julho de 2024
O anúncio de que o Sepultura vai encerrar as atividades ainda está sendo digerido pelos fãs, mas ao que tudo indica Andreas Kisser e companhia tomarão rumos distintos depois da extensa turnê de despedida que está acontecendo.
Em entrevista ao Music Thunder Vision, Kisser comentou que uma inspiração para decidir parar no auge foi o exemplo do Cream, que quando estavam surfando nas ondas do sucesso no final dos anos 1960 decidiu encerrar os trabalhos.
"O Sepultura chegou aos 40 anos. É uma data fantástica, um álibi. Sobrevivemos a uma pandemia fazendo o SepulQuarta. Tiramos um disco disso. E voltamos! Pensando nisso, sempre admirei muito a atitude do Cream, do Eric Clapton. Em 1968, ano que nasci! Aprendendo sobre a época, eles simplesmente pararam. Fizeram uma ‘Farewell Tour’. Sempre achei aquilo muito digno. Olhar de frente para o fã e falar: ‘Isso é o fim’. Não ficar tentando enganar, tentar mais um álbum. Não mamar nas tetas de um certo estereótipo de banda. Do que o Sepultura deve ser ou não deve ser".
Quem foi o Cream?
Cream, um dos supergrupos de rock mais icônicos do Reino Unido, enfrentou desafios internos desde sua criação, que culminaram em sua dissolução em novembro de 1968. A rivalidade constante entre Jack Bruce e Ginger Baker gerava tensões, enquanto Eric Clapton sentia que os membros da banda não se comunicavam musicalmente como deveriam.
Clapton relatou um incidente emblemático em que parou de tocar durante um concerto e nem Baker nem Bruce perceberam. Além disso, Clapton comentou que as últimas apresentações do Cream eram mais focadas em exibições individuais do que na coesão da banda.
A decisão de encerrar o Cream foi tomada em maio de 1968, durante uma turnê nos Estados Unidos, com um anúncio oficial seguindo em julho. A banda programou uma última turnê nos Estados Unidos e dois concertos de despedida em Londres.
Cream fez sua última apresentação nos Estados Unidos em 4 de novembro em Rhode Island e se despediu definitivamente do público britânico com dois shows históricos no Royal Albert Hall, nos dias 25 e 26 de novembro de 1968. O fim do Cream marcou o encerramento de uma era, mas seu legado perdura, influenciando gerações de músicos e bandas que vieram depois.
Sepultura anuncia turnê de despedida
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps