Carta de agradecimento ao Sepultura, maior nome da história do Metal brasileiro
Por Mateus Ribeiro
Postado em 08 de dezembro de 2023
O dia 8 de dezembro é uma das datas mais tristes da história do Rock e do Heavy Metal. Em 1980, o icônico John Lennon, vocalista dos Beatles, foi assassinado. 24 anos depois, foi a vez do grande guitarrista Dimebag Darrell (fundador do Pantera) perder a sua vida após ser baleado.
Pois bem, não se trata exatamente de uma tragédia, mas a notícia que percorreu o mundo neste 8 de dezembro de 2023 deixou muita gente triste. Maior nome da história do Metal brasileiro, o Sepultura anunciou a sua turnê de despedida, que encerra uma brilhante e bem-sucedida trajetória.
Ao longo de sua carreira, o Sepultura rompeu barreiras e conquistou uma enorme legião de fãs. O quarteto, que iniciou suas atividades nos anos 1980, mostrou ao mundo que era possível fazer Metal de qualidade no Brasil. Aliás, se você está lendo esse texto, publicado em um site brasileiro de Rock e Heavy Metal, o Sepultura tem uma boa parcela de culpa nisso, afinal, se não fosse pelo que a banda conquistou, a música pesada não teria tanto espaço quanto tem no Brasil.
O Sepultura moldou o gosto musical de muitas pessoas, inclusive o meu. E eu gostaria de agradecer o que todos os integrantes da banda fizeram pelo Metal durante os últimos 40 anos.
Eu jamais vou me esquecer de quantas tardes passei ouvindo "Arise", "Inner Self", "Roots Bloody Roots", "Beneath The Remains", "Dead Embryonic Cells", "Sepulnation" e "Come Back Alive" no meu walkman surrado. Gastei muita grana com pilha e usei muito caneta para rebobinar as fitas k7 com os sons do Sepultura. Valeu a pena pra caralho.
Eu sempre vou me lembrar daquele show realizado no Gran São João (localizado em Limeira), no longínquo 16 de abril de 2004. Se vocês soubessem o impacto que causaram por aqui, voltariam outras vezes. Não se falava sobre outro assunto na época. Com razão, pois ver o Sepultura em Limeira era um sonho para muitas pessoas. Felizmente, eu realizei esse sonho.
Muito obrigado, Sepultura. Se não fosse pela sua imensa obra, o Metal não seria tão grande no Brasil. Valeu demais pelas portas abertas, pelas músicas inesquecíveis e por levarem o nome do Brasil para todos os cantos do Planeta Terra.
O comunicado oficial sobre a despedida
"Ao longo dos próximos 18 meses celebraremos 40 anos de existência juntos com nossos fãs leais em uma turnê de despedida por todo o mundo.
Será uma celebração do passado e do presente pela última vez.
Após 4 décadas repletas de altos e baixos, tendo visitado 80 países e inúmeras culturas diferentes, tivemos a oportunidade de nos tornarmos o mensageiro do Brasil para o mundo e espalharmos nossas cores e ritmos pelo mundo. Com o nosso mais recente álbum de estúdio ‘Quadra’ [2020], um destaque da nossa carreira, acrescentamos um capítulo inesquecível seguido da experiência ‘SepulQuarta’, que nos ajudou a superar juntos os momentos difíceis da pandemia. Uniremos nossas forças para uma última e forte despedida. E todos vocês podem fazer parte disso.
Durante esta turnê de 40 anos, gravaremos 40 faixas ao vivo em 40 cidades diferentes e lançaremos uma enorme compilação dos nossos melhores e mais energéticos momentos no palco.
Estamos felizes e muito gratos por tudo o que pudemos testemunhar nas últimas quatro décadas. Lançamos ótimos discos e fizemos shows inesquecíveis, cultivamos amizades, conhecemos nossos ídolos, contribuímos para colocar o metal brasileiro no mapa mundial e, por isso, sentimos que podemos sair do cenário musical com a sensação de dever cumprido.
Sempre tivemos os melhores fãs do mundo, que nos apoiaram com elogios e críticas, que foram exigentes e inteligentes, que cresceram junto com a banda e sempre foram leais. Sem você nada disso teria sido possível. Este álbum e esta turnê são para vocês. Querido SepulNation – nós amamos você e sempre amaremos!
Eutanásia, direito a uma morte digna. O direito de escolher viver livre e de escolher quando morrer!", diz o comunicado publicado no site oficial do grupo.
Sepultura anuncia turnê de despedida
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps