O engano de Malcolm Young ao falar mal de Kurt Cobain, que detestava o AC/DC
Por Bruce William
Postado em 01 de janeiro de 2024
Uma das bandas seminais do Movimento Grunge, o Nirvana estava na linha de ponta da revolução que aconteceu no Rock no início dos anos noventa. Conforme disse Kiko Loureiro durante participação em um podcast: "Quando surge o Nirvana, acaba o virtuosismo na música. A música do Van Halen, do Ozzy com aqueles solos, tudo isso que vêm dos anos oitenta meio que quebra com a vinda do Nirvana"(...)"Estavam os caras tipo muito rockstar, ficou um negócio tipo 'estou num pedestal aqui', aqueles super shows, aqueles vídeos. E de repente corta aquilo, e eu aqui sou igual a você, uso a roupa igual a tua, o tênis igual ao teu, também não sei tocar direito, mas a letra conecta, e a melodia foda".

Outro aspecto muito importante levantado pela Far Out era a relação destas novas bandas com o passado, com Kurt Cobain em especial nutrindo uma forte repulsa pelos estereótipos chauvinistas que predominavam até então. Apesar de muitos grupos adotarem essa tendência de forma irônica, não se levando a sério, o fato é que aquelas demonstrações misóginas despertaram uma reação combativa de Kurt, que desde o começo se propôs a tornar sua arte inclusiva para todos, uma decisão que fez a banda se destacar do resto no início de sua jornada. O vocalista usava suas letras para protestar contra injustiças como agressão sexual e garantia ser uma força positiva em um mundo sombrio.
Com isto, mesmo apesar de adorar a abordagem sonora dos ícones do passado, Kurt via problemas nas suas letras. Um destes casos foi relatado durante entrevista para a revista Forbes por Danny Goldberg, que foi empresário do Nirvana e é autor do livro "A Serviço do Servo: Os Bastidores de Kurt Cobain" (Amazon, onde ele relata que, na opinião de Kurt, muito do rock mainstream dos anos 70 e 80 era inerentemente sexista e homofóbico: "Acho que ele estava dividido, porque Kurt gostava das músicas deles. Ele gostava da sonoridade do Led Zeppelin e do AC/DC, mas as letras não eram algo com que ele se sentisse à vontade, exatamente por esta razão".
Quando Malcolm Young, do AC/DC, revelou que não gostava do Nirvana, de Kurt Cobain
Voltando à Far Out: de acordo com o site, Malcolm Young, do AC/DC, sentia uma hostilidade semelhante em relação ao Nirvana. Em 1992, a banda grunge era o assunto do planeta após o sucesso de seu álbum de sucesso "Nevermind", e Malcolm não foi muito cordial durante uma entrevista com o Metal CD quando questionado sobre sua opinião sobre a banda de Cobain.
Ao ser questionado sobre o que achava do estado do rock contemporâneo, Young revelou que tinha "visto algumas dessas bandas na MTV", fazendo uma pausa e acrescentando depois de um certo tempo: "Bem, minha filha ouve essa banda", que ele revelou ser o Nirvana. E ao ser perguntado se ele era fã, Malcolm negou enfaticamente: "Nãããão. O cantor é um sujeito loiro, meio cheio de pose".
Conforme conclui a Far Out, embora Cobain possa ser acusado de muitas coisas, poser certamente não era uma delas, pois o artista era autêntico até a medula e nunca comprometeu seus princípios para agradar às massas. No entanto, os comentários desdenhosos de Young sobre o Nirvana não surpreendem, pois as duas bandas estavam em extremos opostos do espectro do rock e não tinham muita coisa em comum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
A banda holandesa dos anos 1970 que Humberto Gessinger está ouvindo sem parar
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
O cantor jovem que assustava Freddie Mercury e a quem ele não tinha nada a ensinar
Garotos Podres lança clipe animado "Tá Na Hora di Naná"
Kiss anuncia box-set super deluxe do álbum "Rock and Roll Over"
A regra de vida que Mick Jagger achava que poderia ter mantido os Beatles juntos
O hit dos Titãs de 1989 gravado totalmente às escuras: "Você apagou a luz!"
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
Como foi criado o efeito sonoro na abertura de "Runnin' With the Devil", do Van Halen
Fábio Laguna fará expedição de mais de 700 quilômetros de bicicleta pela Estrada Real
Nicko McBrain diz que voltaria a tocar e gravar com Iron Maiden com condição

De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
O cantor que gostaria de ser uma mistura entre Bon Scott e Freddie Mercury
A experiência acústica que revelou a genialidade de Bon Scott longe do AC/DC
A canção do AC/DC que Angus Young mostraria para quem não conhece a banda
A frase da Roma Antiga que acabou virando um dos maiores hinos do AC/DC
Vocalista original do AC/DC, Dave Evans lança novo single "Loup Garou"
O guitarrista famoso que Angus Young considerava "chato" sem seu vocalista
A música que Malcolm Young colocou entre os clássicos eternos do AC/DC
A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons
O álbum clássico do AC/DC que para Malcolm Young só tem uma única música boa
Roger Waters confessa que não tem o mínimo interesse em AC/DC ou Van Halen


