O engano de Malcolm Young ao falar mal de Kurt Cobain, que detestava o AC/DC
Por Bruce William
Postado em 01 de janeiro de 2024
Uma das bandas seminais do Movimento Grunge, o Nirvana estava na linha de ponta da revolução que aconteceu no Rock no início dos anos noventa. Conforme disse Kiko Loureiro durante participação em um podcast: "Quando surge o Nirvana, acaba o virtuosismo na música. A música do Van Halen, do Ozzy com aqueles solos, tudo isso que vêm dos anos oitenta meio que quebra com a vinda do Nirvana"(...)"Estavam os caras tipo muito rockstar, ficou um negócio tipo 'estou num pedestal aqui', aqueles super shows, aqueles vídeos. E de repente corta aquilo, e eu aqui sou igual a você, uso a roupa igual a tua, o tênis igual ao teu, também não sei tocar direito, mas a letra conecta, e a melodia foda".

Outro aspecto muito importante levantado pela Far Out era a relação destas novas bandas com o passado, com Kurt Cobain em especial nutrindo uma forte repulsa pelos estereótipos chauvinistas que predominavam até então. Apesar de muitos grupos adotarem essa tendência de forma irônica, não se levando a sério, o fato é que aquelas demonstrações misóginas despertaram uma reação combativa de Kurt, que desde o começo se propôs a tornar sua arte inclusiva para todos, uma decisão que fez a banda se destacar do resto no início de sua jornada. O vocalista usava suas letras para protestar contra injustiças como agressão sexual e garantia ser uma força positiva em um mundo sombrio.
Com isto, mesmo apesar de adorar a abordagem sonora dos ícones do passado, Kurt via problemas nas suas letras. Um destes casos foi relatado durante entrevista para a revista Forbes por Danny Goldberg, que foi empresário do Nirvana e é autor do livro "A Serviço do Servo: Os Bastidores de Kurt Cobain" (Amazon, onde ele relata que, na opinião de Kurt, muito do rock mainstream dos anos 70 e 80 era inerentemente sexista e homofóbico: "Acho que ele estava dividido, porque Kurt gostava das músicas deles. Ele gostava da sonoridade do Led Zeppelin e do AC/DC, mas as letras não eram algo com que ele se sentisse à vontade, exatamente por esta razão".
Quando Malcolm Young, do AC/DC, revelou que não gostava do Nirvana, de Kurt Cobain
Voltando à Far Out: de acordo com o site, Malcolm Young, do AC/DC, sentia uma hostilidade semelhante em relação ao Nirvana. Em 1992, a banda grunge era o assunto do planeta após o sucesso de seu álbum de sucesso "Nevermind", e Malcolm não foi muito cordial durante uma entrevista com o Metal CD quando questionado sobre sua opinião sobre a banda de Cobain.
Ao ser questionado sobre o que achava do estado do rock contemporâneo, Young revelou que tinha "visto algumas dessas bandas na MTV", fazendo uma pausa e acrescentando depois de um certo tempo: "Bem, minha filha ouve essa banda", que ele revelou ser o Nirvana. E ao ser perguntado se ele era fã, Malcolm negou enfaticamente: "Nãããão. O cantor é um sujeito loiro, meio cheio de pose".
Conforme conclui a Far Out, embora Cobain possa ser acusado de muitas coisas, poser certamente não era uma delas, pois o artista era autêntico até a medula e nunca comprometeu seus princípios para agradar às massas. No entanto, os comentários desdenhosos de Young sobre o Nirvana não surpreendem, pois as duas bandas estavam em extremos opostos do espectro do rock e não tinham muita coisa em comum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
Soulfly lança "Chama", seu novo - e aguardado - disco de estúdio
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
A melhor música do pior disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
A melhor música dos Titãs, na opinião de Mateus Ribeiro
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
A única vez na história que os Titãs discordaram por razão moral e não estética
O único membro dos Titãs que votou contra a demissão do baterista André Jung
O pior disco do Queen, de acordo com a Classic Rock

Os indicativos de que o show do AC/DC no Brasil pode estar mesmo confirmado
A melhor faixa do pior disco do AC/DC, segundo o Heavy Consequence
Ozzy Osbourne preferia Bon Scott; "o melhor cantor que o AC/DC já teve"
"Para mim, o AC/DC sempre foi Bon Scott", diz o baterista Phil Rudd
As duas últimas grandes músicas de rock, segundo Angus Young do AC/DC em 1977
A canção do AC/DC que Angus Young diz ser melhor que "Satisfaction" dos Stones
Os 100 melhores álbuns dos anos 1990 segundo a Classic Rock
Brian Johnson escolhe cinco álbuns sem os quais não vive
Seis bandas clássicas de rock pesado que já rejeitaram o rótulo de heavy metal


