Eloy Casagrande relembra Slipknot e passado dolorido com entrada no metal
Por Emanuel Seagal
Postado em 18 de maio de 2024
Eloy Casagrande ficou conhecido mundialmente em 2011 como o novo baterista do Sepultura, e em 2024 ganhou a cobiçada posição no Slipknot, mas sua história no rock começou muito antes. O músico começou a tocar aos sete anos, vencendo concursos de bateria em 2004 e 2005, passando pelas bandas de power metal Mr. Ego e Aclla até em 2007 juntar-se ao grupo solo do Andre Matos, com o qual gravou o disco "Mentalize" e permaneceu até 2011, ano em que teve uma passagem pela banda Gloria.
Em uma conversa com Tomás Novaes, da Veja São Paulo, Eloy lembrou seus primeiros contatos com a música e como foi sua dolorida adaptação ao começar a tocar metal. "Dos meus sete anos até os onze, eu só tocava música brasileira. Fui iniciado na bateria através do samba, do baião, meu primeiro professor era especialista em samba, e o meu segundo tocava com o Tom Zé. Aos doze, veio o rock mais clássico — acho que minhas primeiras grandes influências foram Black Sabbath, Deep Purple, Led Zeppelin e Van Halen. O metal veio um pouco depois, quando eu tinha treze, quatorze anos, com Metallica, Angra, o próprio Sepultura e o Slipknot", afirmou.
Quando integrou a banda de Andre Matos (ex-Angra, ex-Shaman), ele tinha apenas dezesseis anos, muito longe de ser o Eloy que conhecemos hoje, que toca como se desejasse espancar a bateria. "No primeiro show, com dezesseis anos, lembro que pela metade e eu não estava conseguindo raciocinar. Completamente exaurido, os braços doendo. Não tinha preparo físico, porque é técnica, mas também é força. Você tem que ter a resistência muscular para ter longevidade na sua técnica. Esse dia foi um choque para mim, e comecei a me preparar, fazer academia, musculação, corrida. Aprendi a me comportar no palco, administrar a minha energia, não entregar tudo nas primeiras músicas. Nessa idade, tive vários problemas de tendinite nos punhos e cotovelos. Depois de começar na academia, nunca mais tive problemas."
Além de Eloy o Slipknot é composto por Corey Taylor, Shawn "Clown" Crahan, Mick Thomson, Sid Wilson, Alessandro Venturella, Jim Root, Michael Pfaff e o novo integrante, ainda não anunciado oficialmente, que entrou no lugar de Craig Jones, e conforme especulações se trata de Jeff Karnowski, que toca baixo no Dirty Little Rabbits, banda paralela do percussionista M. Shawn "Clown" Crahan.
Leia a entrevista completa de Eloy Casagrande com a Veja São Paulo acessando este link.
Eloy Casagrande no Slipknot
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps