A música que mudou a história do Dream Theater e a vida de Mike Portnoy
Por Mateus Ribeiro
Postado em 07 de março de 2026
A banda norte-americana Dream Theater, frequentemente apontada como a maior expoente do metal progressivo, está na ativa desde meados da década de 1980. Conhecido pela musicalidade intrincada, porém cativante, e pelo virtuosismo técnico de seus integrantes, o quinteto construiu um catálogo sólido e uma base fiel de fãs ao longo de sua trajetória.
O caminho trilhado pelo Dream Theater em busca de notoriedade, no entanto, não foi simples. "When Dream and Day Unite" (1989), primeiro disco do grupo, ficou longe de alcançar grande repercussão, e a situação se complicou ainda mais quando o vocalista Charlie Dominici deixou a formação.
Dream Theater - Mais Novidades

Mike Portnoy, baterista e membro fundador do Dream Theater, relembrou essa fase delicada em entrevista concedida à Classic Rock. Na ocasião, o músico contou que, entre o primeiro disco e "Images and Words" (1992), a banda chegou perto de encerrar as atividades.
"Gravamos esse disco depois de ficarmos parados por quase dois anos, na sequência do fracasso do nosso álbum de estreia. Naquela época, trocamos de vocalista, de gravadora, passamos dois anos compondo esse material sem nada a nosso favor – sem público, sem fãs, sem empresário, sem vocalista, sem gravadora.
Quase nos separamos, mas persistimos, conseguimos um vocalista, uma nova gravadora, gravamos esse álbum e, mesmo depois de lançado, ficou meio esquecido por alguns meses."
Lançado em julho de 1992, "Images and Words" marcou a estreia de James LaBrie como vocalista do Dream Theater. O trabalho mudaria a história da banda e a vida de Portnoy graças à sua faixa de abertura, "Pull Me Under", sobre a qual o baterista comentou:
"Quando 'Pull Me Under' estourou, por volta de outubro de 1992, tudo mudou. Mudou o rumo da banda e da minha vida. Para sempre. Nos deu um público que nos acompanha desde então."
Mais de 30 anos se passaram, e o Dream Theater segue firme na ativa. Em boa parte, graças a "Pull Me Under", presença quase obrigatória nos shows do grupo.
Primeiro - e possivelmente único - grande hit do Dream Theater, "Pull Me Under" fez sucesso em uma época em que o grunge, estilo antagônico ao prog metal, dominava o cenário do rock. Leia mais sobre essa história na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
Dave Grohl toca "Highway to Hell" com o AC/DC em Nova Jersey
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
O guitarrista extraordinário que Alex Lifeson admirava, mas cuja banda não o emocionava
"Ed Sheeran não é uma vítima", diz Tom Morello sobre recente polêmica
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
Nicko McBrain gostaria de ser enterrado no caixão "mais estranho do mundo"
A música do U2 em que Bono precisou esconder que praticamente não conseguia cantar
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
Bruce Dickinson promete novo álbum "em um patamar bem acima de 'Mandrake Project'"
5 curiosidades sobre "Images and Words", a obra-prima do Dream Theater
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
James LaBrie não imaginou que o Dream Theater pudesse ganhar um Grammy
A opinião de James LaBrie sobre Rob Halford, o Metal God
O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião do vocalista James LaBrie
James LaBrie, do Dream Theater, acha que Sebastian Bach tinha uma voz incrível
Mike Portnoy relembra Cliff Burton, baixista que morreu há 40 anos
A respeitosa opinião de James LaBrie sobre George Michael
Como "Leave Home", dos Ramones, mudou a vida do guitarrista Marty Friedman
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
Existe uma banda de metal para cada tipo de chefe e você vai reconhecer o seu
Mike Portnoy elogia "Cursum Perficio", novo disco do Anthrax
A música do Angra composta em cima da estrutura de "Another Day" do Dream Theater
As 100 maiores músicas da história do heavy metal, segundo a Rolling Stone


