O cover que Geddy Lee diz ser uma das melhores coisas que o Rush gravou
Por Bruce William
Postado em 28 de setembro de 2024
Escolher as "melhores músicas" do Rush é uma tarefa árdua, ainda mais considerando que o trio canadense atravessou diversas fases em seus 50 anos de estrada. Fundado em Toronto em 1968, o grupo se consolidou nos anos setenta tendo Geddy Lee no baixo e vocal, Alex Lifeson na guitarra e Neil Peart na bateria, tendo gravado vinte álbuns de estúdio bem diferentes entre si: "Nos anos 70, o Rush começou fazendo um hard rock estilo Led Zeppelin; depois mergulhou no rock progressivo; em seguida partiu para uma sonoridade mais concisa, acessível e amigável às rádios, inspirado em bandas como The Police. Ao longo da década seguinte, após o sucesso de 'Moving Pictures' (1981), o trio passou a buscar um som mais moderno, mais new wave, repleto de sintetizadores".

Obviamente ao longo dos anos surgiram inúmeras listas tendo a tarefa como proposta, como esta elaborada em 2015 pelos leitores da Classic Rock Magazine que, mediante votação, enumera o que seriam as cinquenta melhores músicas da banda, com "Xanadu" do "A Farewell To Kings" em primeiro, "La Villa Strangiato (An Exercise In Self Indulgence)" do "Hemispheres" em segundo e "Tom Sawyer" do "Moving Pictures" em terceiro; ou esta outra da Team Rock segmentada somente aos anos oitenta, assim como esta lista das 20 músicas definitivas do Rush elaborada pelo uDiscover Music.
O próprio Geddy Lee já participou de uma lista assim, lá em 2018, durante entrevista para o jornal The Guardian, quando o baixista elegeu suas 19 músicas preferidas da banda, incluindo uma de sua carreira solo, que não traz as canções em ordem, e contém clássicos como "Working Man" do álbum de estreia e "Tom Sawyer", sendo que esta última ele havia pensado em não incluir na lista, mas mudou de ideia: "por que não, se foi ela que mudou nossas vidas?", disse Geddy.
Neil Peart explica como o Rush escolheu as músicas gravadas no "Feedback"
Em 2004 o Rush lançou um mini-álbum de covers, o "Feedback", que traz oito releituras de canções dos anos sessenta. Na época, o saudooso Neil Peart explicou a escolha das músicas: "[O baixista] Geddy [Lee], [o guitarrista] Alex [Lifeson] e eu estávamos lembrando dos anos 1966 e 1967, quando tínhamos 13 e 14 anos de carreira. Pensamos que seria perfeito comemorar nossos 30 anos juntos se voltássemos às nossas raízes e prestássemos um tributo àqueles com os quais nós aprendemos e nos inspiramos. Imaginamos que talvez devêssemos gravar algumas músicas que costumávamos ouvir, cujos refrões, notas e partes de bateria nós aprendemos e chegamos a tocar em nossas ex-bandas".
Uma delas é "Heart Full of Soul", gravada originalmente pelo The Yardbirds em 1965, tendo Jeff Beck na guitarra. Conforme aponta a Far Out, a canção é importante na linha evolutiva do Rock por vários motivos; por apresentar ao público mainstream o estilo de guitarra de Jeff Beck e por marcar uma das primeiras utilizações do efeito de guitarra fuzz, e também por ser uma das primeiras a trazer influência da música indiana ao rock, inaugurando a era do rock psicodélico e do espiritualismo.
E ao falar sobre a releitura feita pelo Rush, Geddy Lee comenta: "Mudamos um pouco dela. Os versos são muito simples, e os refrãos entram em um bloco de harmonias que eu compus". Na verdade, Lee chegou a chamar a versão de "Heart Full of Soul" deles de "uma das melhores coisas que já gravamos", relata a Far Out, explicando: "Assim que ela começa soa contemporânea, mas também parece ser dos anos 60. A impressão é que deveria haver um filme do Austin Powers passando junto", se referindo à série de filmes de comédia escrita e estrelada por Mike Myers.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Turnê de despedida do Megadeth pode durar cinco anos, segundo Dave Mustaine
Raven grava versão de "Metal Militia", do Metallica
A reação de Dave Mustaine quando se ouviu cantando pela primeira vez

A música do Rush que faz Geddy Lee ficar sem graça quando ele ouve no rádio
A banda mais inovadora para Geddy Lee; "Houve muitos imitadores, mas nada chega perto"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Do que Geddy Lee ainda sente falta nas turnês, e como está se preparando para a volta do Rush
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Geddy Lee admite que volta do Rush foi "uma decisão difícil"
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Geddy Lee e a banda cover do Led que só conseguiu tocar uma música; "não dava pra encarar"


