O cover que Geddy Lee diz ser uma das melhores coisas que o Rush gravou
Por Bruce William
Postado em 28 de setembro de 2024
Escolher as "melhores músicas" do Rush é uma tarefa árdua, ainda mais considerando que o trio canadense atravessou diversas fases em seus 50 anos de estrada. Fundado em Toronto em 1968, o grupo se consolidou nos anos setenta tendo Geddy Lee no baixo e vocal, Alex Lifeson na guitarra e Neil Peart na bateria, tendo gravado vinte álbuns de estúdio bem diferentes entre si: "Nos anos 70, o Rush começou fazendo um hard rock estilo Led Zeppelin; depois mergulhou no rock progressivo; em seguida partiu para uma sonoridade mais concisa, acessível e amigável às rádios, inspirado em bandas como The Police. Ao longo da década seguinte, após o sucesso de 'Moving Pictures' (1981), o trio passou a buscar um som mais moderno, mais new wave, repleto de sintetizadores".

Obviamente ao longo dos anos surgiram inúmeras listas tendo a tarefa como proposta, como esta elaborada em 2015 pelos leitores da Classic Rock Magazine que, mediante votação, enumera o que seriam as cinquenta melhores músicas da banda, com "Xanadu" do "A Farewell To Kings" em primeiro, "La Villa Strangiato (An Exercise In Self Indulgence)" do "Hemispheres" em segundo e "Tom Sawyer" do "Moving Pictures" em terceiro; ou esta outra da Team Rock segmentada somente aos anos oitenta, assim como esta lista das 20 músicas definitivas do Rush elaborada pelo uDiscover Music.
O próprio Geddy Lee já participou de uma lista assim, lá em 2018, durante entrevista para o jornal The Guardian, quando o baixista elegeu suas 19 músicas preferidas da banda, incluindo uma de sua carreira solo, que não traz as canções em ordem, e contém clássicos como "Working Man" do álbum de estreia e "Tom Sawyer", sendo que esta última ele havia pensado em não incluir na lista, mas mudou de ideia: "por que não, se foi ela que mudou nossas vidas?", disse Geddy.
Neil Peart explica como o Rush escolheu as músicas gravadas no "Feedback"
Em 2004 o Rush lançou um mini-álbum de covers, o "Feedback", que traz oito releituras de canções dos anos sessenta. Na época, o saudooso Neil Peart explicou a escolha das músicas: "[O baixista] Geddy [Lee], [o guitarrista] Alex [Lifeson] e eu estávamos lembrando dos anos 1966 e 1967, quando tínhamos 13 e 14 anos de carreira. Pensamos que seria perfeito comemorar nossos 30 anos juntos se voltássemos às nossas raízes e prestássemos um tributo àqueles com os quais nós aprendemos e nos inspiramos. Imaginamos que talvez devêssemos gravar algumas músicas que costumávamos ouvir, cujos refrões, notas e partes de bateria nós aprendemos e chegamos a tocar em nossas ex-bandas".
Uma delas é "Heart Full of Soul", gravada originalmente pelo The Yardbirds em 1965, tendo Jeff Beck na guitarra. Conforme aponta a Far Out, a canção é importante na linha evolutiva do Rock por vários motivos; por apresentar ao público mainstream o estilo de guitarra de Jeff Beck e por marcar uma das primeiras utilizações do efeito de guitarra fuzz, e também por ser uma das primeiras a trazer influência da música indiana ao rock, inaugurando a era do rock psicodélico e do espiritualismo.
E ao falar sobre a releitura feita pelo Rush, Geddy Lee comenta: "Mudamos um pouco dela. Os versos são muito simples, e os refrãos entram em um bloco de harmonias que eu compus". Na verdade, Lee chegou a chamar a versão de "Heart Full of Soul" deles de "uma das melhores coisas que já gravamos", relata a Far Out, explicando: "Assim que ela começa soa contemporânea, mas também parece ser dos anos 60. A impressão é que deveria haver um filme do Austin Powers passando junto", se referindo à série de filmes de comédia escrita e estrelada por Mike Myers.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade

O álbum do Rush que Neil Peart queria ver transformado em filme
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Ex-presidente do Grêmio diz ter proposta para show do Rush em Porto Alegre
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Álbuns ao vivo: 10 grandes registros da história do rock
As influências de Humberto Gessinger, de Pink Floyd e Rush a punk e Iron Maiden


