Rush: A banda alternativa noventista que restaurou a fé de Geddy Lee no rock
Por André Garcia
Postado em 25 de novembro de 2023
Nos anos 70, o Rush começou fazendo um hard rock estilo Led Zeppelin; depois mergulhou no rock progressivo; em seguida partiu para uma sonoridade mais concisa, acessível e amigável às rádios, inspirado em bandas como The Police. Ao longo da década seguinte, após o sucesso de "Moving Pictures" (1981), o trio passou a buscar um som mais moderno, mais new wave, repleto de sintetizadores.
Rush - Mais Novidades
No começo dos anos 90, enquanto o grunge dominava o rock, eles não conseguiam convencer a geração MTV naquele novo mundo com "Roll the Bones" (1991) — com sua famigerada tentativa de rap na faixa título — e "Counterparts" (1993). Em muito, aquilo se deu pela falta evidente de deles identificação com o rock noventista.
Geddy Lee ao longo da década foi perdendo o interesse nas bandas atuais (com exceções como Primus) e se desiludindo com os rumos do rock mainstream — foi o Radiohead que restaurou sua fé no gênero. À The Quietus, em 2012, ele comentou o álbum "OK Computer" (1997) como um de seus favoritos por tê-lo lembrado dos tempos do rock progressivo.
"Para mim, o Radiohead seguiu a tradição de bandas como o Yes. Eles são sempre aventureiros e desafiadores, e ainda assim permaneceram à frente do jogo, realmente. Eu amo a maneira como eles misturam o antigo e o novo... incluindo batidas e instrumentação contemporâneas. Mais uma vez, assim como o Yes e o Genesis, eles ainda têm ótimas músicas na base daquilo. Especialmente em 'OK Computer', que me empolgou totalmente e me deu esperança para o futuro. Ótima música em todos os sentidos da palavra."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Ex-vocalista se recusa a autografar último álbum que gravou com o Fear Factory
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
Iron Maiden saberá a hora de encerrar suas atividades, segundo Dave Murray
Iggy Pop escolhe "a pior música já escrita", um hit que retrata - literalmente - uma viagem
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth
Exodus lança a surpreendente "Goliath", faixa-título de seu novo disco


Quando o Rush devolveu o tratamento que recebeu do Aerosmith, e Joe Perry teve que ouvir
Substituir Neil Peart é impossível, segundo Mike Portnoy
As 10 "maiores" do Rush segundo Neil Peart, com as explicações dele
A condição de Geddy Lee para Rush voltar a compor e lançar músicas inéditas
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O desconhecido baterista que jamais será esquecido, segundo Neil Peart do Rush
A música do Rush que mudou a forma como Kirk Hammett toca guitarra
O disco ideal para quem quer conhecer Rush, segundo Geddy Lee
James Hetfield revela o passatempo exótico que tem em comum com Neil Peart


