As influências de Humberto Gessinger, de Pink Floyd e Rush a punk e Iron Maiden
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de agosto de 2024
O músico Humberto Gessinger, que fez história nos Engenheiros do Hawaii, já concedeu diversas entrevistas em que fala bem de bandas de rock clássicas, como o Rush. Em outras ocasiões, como na entrevista para a Cabra Cega da revista BIZZ em 1988, o músico citou outras influências semelhantes.
Ele começa falando sobre o disco "Dark Side of the Moon" do Pink Floyd, que ele considera como um dos melhores da história: "Uma escolha que definiu a minha vida. 'Dark Side' é um discurso extremamente racional sobre a irracionalidade. No colégio tinha a turma dos alienados - da discoteca -, os pesados e os progressivos. Como eu era desta última, tinha que aprender a odiar Led Zeppelin".

Depois, Gessinger aborda a inversão de valores com o surgimento do punk e o começo dos Engenheiros: "Depois surgiu o punk e zerou tudo, dizem que o português viaja uma vez por ano a Portugal para zerar o QI. Montamos os Engenheiros porque tinha pintado Replicantes. Começamos a descartar aquela coisa de arte com A maiúsculo e dar valor às coisas comuns, pessoas que não eram geniais, mas faziam um trabalho genial, como o Rush".
No fim da reportagem, entretanto, surge uma surpresa. O texto diz que num carnaval solitário em Porto Alegre, Humberto comprou toda a discografia do Iron Maiden. Ele justificou a compra com três palavras: "Um revival individual".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
ZZ Top confirma três shows no Brasil em novembro
Jessica Falchi critica sexualização da mulher na guitarra: "Não me verão tocando de biquíni"
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
O produtor que decepcionou o Black Sabbath: "Iommi ficou incrivelmente desapontado"
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
O riff do Black Sabbath que Geezer Butler disse ser o mais pesado que já tinha ouvido
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
Frodo não aguenta mais ouvir "Enter Sandman", do Metallica
8 bandas de thrash metal técnico severamente subestimadas, segundo a Loudwire

Humberto Gessinger explica sua opinião sobre a banda Rush e o formato power trio
Os três estados brasileiros em que Humberto Gessinger é maior, segundo ex-membro
A crítica de Humberto Gessinger contra prática cultural "infantil" da região Sul do Brasil


