O curioso show de rock mais lotado do Rock in Rio 2024, segundo jornalista
Por Igor Miranda
Postado em 20 de setembro de 2024
O canal de YouTube do site IgorMiranda.com.br publicou vídeo a respeito do chamado "dia rock" na edição 2024 do Rock in Rio. A filmagem conta com participação do jornalista Pedro Hollanda, que cobriu in loco o festival responsável por receber no último domingo (15) nomes como Avenged Sevenfold, Deep Purple, Evanescence, Incubus e Journey, entre outros.
Pela lógica, imaginaria-se que o show do Avenged Sevenfold seria o mais cheio, tendo em vista que a banda era a atração principal da noite. Todavia, de acordo com Pedro Hollanda, o Evanescence foi o responsável por receber a maior quantidade de público na noite de domingo (15).
Amy Lee e seus comandados se apresentaram a partir das 21h15, como a penúltima atração do palco Mundo. Já o grupo do vocalista M. Shadows deu início à sua performance à 0h. Entre os dois, houve ainda o Deep Purple, no palco Sunset, às 22h45.
Ao refletir sobre a ocasião, Igor Miranda, de início, destacou: "Eles (Evanescence) tocaram no Allianz Parque aqui em São Paulo. Por mais que não tenha lotado, encheu. Eu não sei se o Avenged Sevenfold encararia um estádio, mesmo aqui em São Paulo. Então é uma banda que talvez esteja em um patamar maior, diferente, no Brasil, mas ao mesmo tempo também eles foram beneficiados pelo horário. Quem estava ali para ver Journey e Deep Purple — e era muita gente que estava para essas bandas especificamente — não ia ficar para ver o Avenged, mas estavam sem fazer nada enquanto esperava pelo Deep Purple. Então muita gente deve ter ido assistir o Evanescence até chegar o Deep Purple."
Hollanda, por sua vez, comentou que Evanescence e Avenged Sevenfold pareciam dominar as preferências dos fãs presentes, tendo em vista a quantidade de camisetas e até tatuagens dedicadas a essas bandas. Porém, a popularidade do grupo comandado por Amy Lee é algo notório, na visão do jornalista: "Um aspecto que levantamos na preparação: você disse que São Paulo é a cidade que mais escuta Evanescence no mundo (no Spotify). As pessoas talvez não consigam perceber hoje, porque meio que perdemos essa perspectivas, mas o 'Fallen' (álbum de estreia do Evanescence) vendeu 16 milhões de cópias no mundo todo. Quando se chega a tal número, esse disco está basicamente em tudo quanto é lugar. É um disco inescapável, que faz parte da cultura em geral. [...] Para muita gente de uma certa idade, isso faz parte muito grande de um pedaço da vida. E o Evanescence, ao longo dos anos, só reforçou isso em gerações brasileiras subsequentes. Tanto que a maior parte do setlist desse show veio do novo álbum ('The Bitter Truth'), com oito músicas, enquanto o 'Fallen' teve quatro e o disco de 2011 teve quatro."
Como reflexo de tudo isso, na visão de Pedro Hollanda, "o público comeu na mão de Amy Lee o tempo inteiro". A falha técnica logo no início foi o único momento de incerteza.
"Ela começou a cantar, aí cortou de repente. Foram mais de 5 minutos em que o único barulho que dava para escutar na Cidade do Rock era o barulho do atrito da tirolesa passando. As pessoas não entendiam nada. Aí eles entraram, e entraram com tudo. Você até me mandou uma mensagem no início do show achando que ela estava fazendo playback, porque não tinha como ser tão boa a voz dela. Especialmente depois daquele problema técnico. Só que ficou muito claro até o final da primeira música que não era playback."
Assista abaixo ao trecho em que o show é comentado, inclusive com outros detalhes além dos que são apresentados no parágrafo anterior.
Confira também a transmissão original completa, trazendo comentários sobre outros shows do "dia rock" no Rock in Rio 2024.
Rock in Rio 2024
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps