Com camiseta "do Guns", Chitãozinho manda recado a quem criticou sertanejo no Rock in Rio
Por Bruce William
Postado em 22 de setembro de 2024
Uma das maiores polêmicas envolvendo a edição de 2024 do Rock in Rio, que está sendo considerada por muitos como a pior de todos os tempos do festival que está completando 40 anos de existência, foi o anúncio da participação de uma série de artistas sertanejos, algo que começou a ser esboçado em abril deste ano, quando foi noticiada a presença da dupla Chitãozinho e Xororó.
Na verdade, a ideia já vinha sendo burilada antes disso, com artistas como Luan Santana (que estava escalado mas acabou não se apresentando no evento) sendo citado por Roberto Medina como o possível artista que quebraria a barreira: "Eu queria convidar o Luan Santana, não sei por que não conseguimos. Mas ele certamente estará aqui ou no Rock in Rio. Hoje não existe mais espaço para rótulos. Luan é sertanejo, mas também é pop. Tem uma performance fantástica, uma trilha fenomenal."
No fim das contas, o "Pra Sempre Sertanejo", bloco inserido no "Dia Brasil" da edição de 2024 do Rock in Rio que foi realizado no sábado, 21 de abril, foi conduziado por Chitãozinho e Xororó e contou com participações de Simone Mendes, Ana Castela, o rapper Cabal e Junior, filho de Xororó. Luan Santana estava escalado, mas cancelou sua participação. O G1 tem resenha sobre a estreia dos sertanejos no Rock in Rio.
Na matéria do G1, é citado que a canção "Evidências" foi o ponto alto dos shows sertanejos, gerando um "final apoteótico" que traz uma "evidência definitiva de que o sertanejo tem demanda no Rock in Rio". E foi justamente usando uma camiseta com a imagem usada na capa dos álbuns "Use Your Illusion", lançados pelo Guns N' Roses em 1991, que Chitãozinho comentou as críticas.
No vídeo, ao ser perguntado sobre qual recado mandaria para quem critica sertanejo no Rock in Rio, Chitãozinho responde: "Os que gostaram, a gente agradece. Os que não gostaram, paciência". Em seguida, a cantora Ana Castela comenta: "E eu tenho certeza que quem não gostou, conhece a música 'Evidências'", com o rapper Cabal emendando: "E vai gostar a partir de hoje".
A imagem, na verdade uma pintura de um artista chamado Mark Kostabi, é baseada em uma pintura renascentista e, por isso, hoje é de domínio público e pode ser usada sem o recolhimento dos direitos autorais, por isso é que existe a paródia que usa a conhecida estampa do álbum com a citação "Disfarçando as evidências", em alusão à canção do Chitãozinho e Xororó.
Rock in Rio 2024
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps