Ricardo Confessori destrincha problemas técnicos que causaram fracasso do Angra no Rock in Rio
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de setembro de 2024
Em uma entrevista ao Ibagenscast, o baterista Ricardo Confessori detalhou os problemas que afetaram o desempenho do Angra no Rock in Rio 2011, destacando questões técnicas e decisões administrativas que comprometeram a apresentação.
"Não estava uma maravilha, mas eu não imaginei que estivesse tão ruim. No show, eu toquei sem tecladista, então tive que usar um notebook para disparar a trilha e o metrônomo. Meu retorno já era limitado, pois precisava me concentrar muito na trilha que vinha direto para mim via computador. Para mim, parecia que estava tudo certo. Quando o show terminou, eu estava super animado, mas percebi que o público estava com uma cara meio estranha. Foi então que percebi que algo não estava certo," revelou Confessori.

O baterista explicou que a decisão de não levar o técnico de monitor do Angra foi uma tentativa de economia que teve consequências desastrosas. "A gente estava na turnê do Angra junto com o Sepultura. Por uma questão de economia, quiseram economizar e não levaram o técnico de monitor do Angra. A empresária arranjou um técnico de som local, um gringo que mora no Brasil. Ele passou o som do monitor de manhã, salvou tudo no pendrive, mas na hora do show, o pendrive não tinha gravado nada."
Com a falha na gravação do pendrive, a mudança de palco foi marcada por uma série de problemas técnicos. "Quando começou a mudança de palco, nada estava funcionando no monitor. Muitos equipamentos também não estavam conectados corretamente na mesa de som da frente, especialmente os que precisavam de Phantom Power, que vem da mesa de monitor. Como o pendrive não puxou a configuração do técnico, nada funcionou como deveria. A mixagem da PA foi feita com apenas seis canais disponíveis, o que prejudicou o som geral."
Confessori também destacou as dificuldades enfrentadas pelos músicos durante o show. "Houve o problema artístico: ninguém conseguia se escutar no palco, o que agravou ainda mais a situação. Apesar de tudo, conseguimos tocar uma boa parte do show, mas foi uma experiência bem ruim."
Confira a entrevista completa aqui:
Rock In Rio 2011
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
O estilo de filme que Frejat se recusa a assistir: "Nem me põe pra ver, não gosto"
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Os 79 músicos que dividiram palco com Metallica e deixaram James Hetfield "bem nervoso"
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
O hit do Evanescence que é indireta de Amy Lee para o cantor do Seether, seu ex-namorado

Rock in Rio: como é feita a contratação de artistas?
Ouça a guitarra de Adrian Smith no show do Iron Maiden no Rock in Rio
Rock In Rio: como foram os shows da 3ª noite?
Confessori, baterista do Angra, caçando treta com Claudia Leitte
Show do Angra no Rock In Rio 2011 é "triste de lembrar"
Gloria: quanto a banda ganhou para tocar no Rock in Rio 2011 - e quanto sobrou
As dez maiores bandas de metal do Brasil, de acordo com a Metal Hammer
Após ausência em registros prévios, Aquiles Priester surge em foto com membros do Angra
O nicho em que Edu Falaschi quis entrar e se deu mal: "Quem é essa Xuxa aí?"
O cantor de Yngwie Malmsteen que ajudou Edu Falaschi: "Posso tentar alguns contratos?"
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
Edu Falaschi desabafa sobre impacto do meme "Falasquito" em sua saúde mental
Edu Falaschi vendeu perfumes para financiar o início de sua carreira no metal


