Como foi o sensível momento que Eddie Van Halen morreu no hospital, segundo irmão
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de dezembro de 2024
Alex Van Halen, baterista e cofundador da banda Van Halen, falou sobre a morte de seu irmão, o guitarrista Eddie Van Halen, em entrevista ao podcast All There Is With Anderson Cooper (via Blabbermouth). Alex compartilhou o impacto da perda, dizendo: "Eu estou em luto o tempo todo. Não fujo disso, porque isso não resolve o problema. Às vezes é avassalador. Quando estou sozinho e ouço ele tocar, desabo. Mas deixo acontecer. Senão, isso acontece na fila do supermercado, e isso não seria muito bom."
A morte de Eddie, em 2020, pegou a todos de surpresa. "Ninguém realmente achava que ele fosse morrer", explicou Alex. "Ele sempre se recuperava. Tinha o DNA mais incrível que já vi. Podia fazer mais do que qualquer um e ainda acordava no dia seguinte para tocar. Quando ele partiu, foi um choque."
Alex também falou sobre os últimos dias do irmão. "Acho que ele não sabia que o fim estava próximo. Ser humano é pensar: 'Só mais um dia, só mais um dia'. Até que, um dia, não há mais. Até o final, estávamos fazendo música e falando sobre o que faríamos no ano seguinte."
A saúde de Eddie foi agravada pelas restrições da pandemia de COVID-19, que dificultaram o contato próximo. "O sistema imunológico dele estava comprometido. Tínhamos que vê-lo de longe, pela janela. A última vez que estivemos ao lado dele foi quando o levei à Suíça para um tratamento. Mas ele sentia muita dor física, emocional e mental. Pouca gente sabe o quanto ele sofria."
O guitarrista enfrentava um tumor no cérebro e câncer de pulmão em estágio quatro. Após um procedimento bem-sucedido para remover o câncer, Eddie sofreu inchaço cerebral e precisou de esteroides. "Ele pensava: 'Dois são bons, vinte devem ser melhores.' Foi típico dele. Mas conseguimos levá-lo à Suíça para tirá-lo disso."
Alex relatou o momento da morte de Eddie: "Ele teve um derrame massivo. Estávamos na sala quando ele deu o último suspiro. Não ouvi nada, não vi nada. Não houve sinos, nem anjos. E aí parou. Depois, tiraram os aparelhos e foi isso. Por causa da COVID, levaram o corpo imediatamente. E nós não o vimos mais."
Sobre o legado do irmão, Alex refletiu: "Ed estava sempre procurando algo. Não sei o que era, porque, musicalmente, podíamos tocar qualquer coisa. Talvez, se tivesse parado, ele ainda estivesse aqui. Mas percebo que não tenho controle sobre isso. Ele sabia, intuitivamente, que era o fim. Mas ainda penso: 'Ed, você ainda não terminou. Poderia estar aqui por mais tempo.'"
Morte de Eddie Van Halen
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps