Pela 1ª vez, Wolfgang detalha os problemas de saúde de Eddie Van Halen
Por Igor Miranda
Postado em 17 de novembro de 2020
O guitarrista Eddie Van Halen morreu no último dia 6 de outubro, mas quase nenhuma informação sobre a causa da morte ou sobre o estado de saúde dele nos últimos anos havia sido divulgada até então. Wolfgang Van Halen, filho de Eddie e baixista do Van Halen, falou sobre o assunto com detalhes pela primeira vez.
Em entrevista a Howard Stern, transcritas pelo Consequence of Sound e Ultimate Classic Rock, Wolfgang contou que o pai foi diagnosticado com câncer de pulmão em estágio 4 no fim de 2017. Na época, os músicos disseram que Eddie teria por volta de seis semanas de vida.
A expectativa dada pelos especialistas não se cumpriu, já que o guitarrista viveu por mais 3 anos. Wolfie acabou por confirmar uma informação publicada pelo TMZ em 2019: nos últimos tempos, Eddie estava viajando para a Alemanha com o intuito de fazer um tratamento alternativo - o músico diz que isso teria sido responsável por dar mais anos de vida ao pai.
Em meio a tudo isso, Eddie Van Halen chegou a planejar uma turnê de despedida do Van Halen, reunindo os vocalistas David Lee Roth e Sammy Hagar, bem como o baixista Michael Anthony. Até mesmo Gary Cherone, cantor do Extreme que gravou o álbum "Van Halen III" (1998), foi cogitado.
Em 2019, porém, a situação se agravou. Após sofrer um acidente de motocicleta em 2019, Eddie Van Halen descobriu que tinha um tumor no cérebro. Wolfgang comentou: "A partir daí, as coisas começaram a se acumular cada vez mais. Nunca parava de piorar".
O jovem músico parou todas as atividades de seu projeto solo, o Mammoth WVH, para estar ao lado do pai em seus últimos meses de vida. A música lançada por ele na última segunda-feira (16), "Distance", chegou a ser tocada para Eddie, que aprovou. "Ele ouviu a ideia. Toquei para ele e tudo o mais, apenas eu e ele. Nós choramos. Era difícil de cantar e de tocar", afirmou.
Não deu tempo de Eddie Van Halen testemunhar o lançamento do material solo de Wolfgang, pois o lendário guitarrista faleceu em 6 de outubro de 2020, uma terça-feira, aos 65 anos. Ele estava internado no St. John's Hospital, em Santa Monica, nos Estados Unidos, e estava cercado das pessoas que mais marcaram sua vida: o filho, a esposa Janie, a ex-esposa (e mãe de Wolfgang) Valerie e Alex, irmão e baterista do Van Halen.
Morte de Eddie Van Halen
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps