O megahit de Paul McCartney que John Lennon odiava: "Não sei o que ele está pensando"
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de dezembro de 2024
A relação entre Paul McCartney e John Lennon, os principais compositores dos Beatles, sempre foi marcada por um equilíbrio entre genialidade criativa e conflitos pessoais. Esse contraste ficou evidente no álbum "Let It Be" (1970), último lançamento da banda. ~
Beatles - Mais Novidades
Apesar de conter faixas icônicas como "The Long and Winding Road" e "Get Back", o disco também expôs as crescentes divisões entre os integrantes. Um exemplo disso foi o desprezo declarado de Lennon pela música "Let It Be", composta por McCartney. As entrevistas foram resgatadas pela Far Out.
Para Lennon, a canção parecia não se encaixar no legado da banda. Ele criticou duramente: "Isso é Paul. O que posso dizer? Não tem nada a ver com os Beatles. Poderia ser algo do Wings. Não sei o que ele está pensando ao escrever ‘Let It Be’."
Lennon também sugeriu que McCartney estava tentando repetir o sucesso de "Bridge Over Troubled Water", de Simon & Garfunkel: "Acho que foi inspirada por [Simon and Garfunkel’s] ‘Bridge Over Troubled Water.’ É o que sinto, embora não tenha nada concreto. Sei que ele queria escrever um ‘Bridge Over Troubled Waters’." Para Lennon, esse tipo de tentativa comercial era incompatível com a autenticidade visceral que ele considerava essencial na música.
Em uma entrevista gravada em 1970, mas redescoberta apenas em 2013, Lennon relatou as tensões durante as gravações de "Let It Be". Ele descreveu o processo criativo como torturante: "Estávamos passando pelo inferno. Sempre passamos. É um tormento toda vez que produzimos algo. Os Beatles não têm nenhuma mágica que você não tenha. Sofremos como o diabo cada vez que fazemos algo, e ainda temos que lidar uns com os outros. Imagine trabalhar com os Beatles, é difícil."
Segundo Lennon, a pressão para finalizar o álbum agravou os conflitos internos, transformando as sessões de estúdio em um ambiente hostil: "Há apenas tensão. É tenso toda vez que a luz vermelha acende." Ele também classificou o álbum como algo inacabado e feito sem entusiasmo: "Nós nunca realmente o terminamos. Não queríamos fazê-lo. Paul estava insistindo para que fizéssemos. É os Beatles sem seus ternos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
Regis Tadeu aponta a banda nacional onde os projetos solo superam a discografia "oficial"
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Os 5 álbuns e metal que moldaram Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad
"Eu tenho a força!" Brian May (Queen) trabalhou na trilha de novo filme do He-Man
Os dois nomes citados por Cornell ao assumir que odiava rockstars arrogantes ou inacessíveis
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide


O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
Os quatro únicos clássicos dos Beatles que concorreram ao Grammy e perderam
O "pior músico" que Paul McCartney disse que os Beatles já tiveram
Aos 85 anos, Ringo Starr anuncia novo álbum, "Long Long Road"
Mikael Åkerfeldt explica o que o faz considerar Opeth e Beatles progressivos
O momento em que George Harrison passou a respeitar Ringo Starr como compositor
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
O álbum dos Beatles que chamou a atenção de Brian Wilson por performance de Paul McCartney
Filho de Ringo Starr já disse que não considerava o pai um grande baterista
Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicos


