A música do "Machine Head" que envergonha Ritchie Blackmore; "Céus, isso é terrível!"
Por Bruce William
Postado em 08 de janeiro de 2025
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
Lançado em 1972, "Machine Head" do Deep Purple é um dos grandes marcos do Rock/Metal, com faixas como "Smoke on the Water" e "Highway Star", clássicos indispensáveis do gênero que consolidaram a formação Mark II como uma das mais queridas por todos. Gravado em condições desafiadoras no Grand Hotel após o famoso incêndio no Montreux Casino, o álbum trouxe composições intensas e marcantes, e dentre elas "Space Truckin'", uma viagem intergaláctica que fecha o disco em alta energia.
Deep Purple - Mais Novidades
A ideia para "Space Truckin'" surgiu de Ritchie Blackmore, inspirado pelo tema da série de TV Batman, composto por Neal Hefti. Ele desafiou Ian Gillan a criar uma letra para acompanhar o riff cortante, e o restante da banda contribuiu para desenvolver a música. Gravada ao vivo na unidade móvel dos Rolling Stones, a faixa é hoje considerada um clássico, estando sempre presente nos shows da banda.
No entanto, Blackmore, conhecido por sua autocrítica, revelou em 1975 que não era exatamente fã de "Space Truckin'" ou de outros momentos do álbum. Em entrevista à revista Creem, ele comentou: "Eu nunca ouço todas essas coisas. Não sei se outros artistas passam por isso, mas eu não consigo ouvir muita coisa que toco. A única vez que consigo ouvir é quando estou completamente bêbado em uma discoteca em algum lugar." Apesar de seu tom irônico, a declaração expôs o desconforto do guitarrista com suas gravações passadas.
Sobre o "Machine Head" especificamente, Blackmore foi ainda mais contundente: "Eu ouço nossos discos e penso: 'Céus, isso é terrível!' Coisas como 'Space Truckin'... Eu me sinto muito constrangido. Estou apenas tocando um terço do que realmente posso fazer. Você nunca pode se superar em um disco; é simplesmente impossível." Apesar da crítica severa, ele admitiu que, em comparação com outros trabalhos da época, "nosso terrível é aceitável porque é melhor do que o terrível da maioria."
A sinceridade de Blackmore contrasta com o impacto de "Machine Head" ao longo dos anos, pois ele continua a ser celebrado por fãs e músicos como uma das maiores obras do Hard Rock. Mesmo que "Space Truckin'" não tenha agradado seu criador, ela permanece como um testemunho da criatividade e energia crua que definiram o Deep Purple em seu auge.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
Mikkey Dee homenageia Phil Campbell; "O melhor guitarrista de rock com quem já toquei"
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
O álbum do Metallica que James Hetfield diz ainda não ter sido apreciado: "Vai ter sua hora"
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção

O disco do Deep Purple que a banda não queria lançar, mas virou o cartão de visitas definitivo
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Zakk Wylde revela qual música fez ele querer pegar na guitarra; "foi antes do ensino médio"
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
Quem era melhor, Led Zeppelin ou Deep Purple? Bruce Dickinson responde
O dia que Ritchie Blackmore jogou futebol no Brasil e não deixou ninguém se dirigir a ele


