Ritchie Blackmore tem vergonha de uma música do "Machine Head" que ele acha "terrível"
Por Bruce William
Postado em 05 de dezembro de 2023
"Machine Head", lançado pelo Deep Purple em 1972, é um marco crucial no rock e metal, sendo praticamente uma unanimidade entre fãs e críticos. Sexto álbum de estúdio da banda britânica, ele apresenta faixas icônicas como "Smoke on the Water" e "Highway Star", que ajudaram a definir o som do hard rock da época, e também a solidificar o então quinteto como uma força dominante no cenário musical, estabelecendo padrões para o desenvolvimento do metal e influenciando gerações subsequentes de bandas de rock pesado.
O disco é uma das produções mais bem-sucedidas do grupo, dominando as paradas em vários países após seu lançamento. Em 2001, a revista Q o destacou como um dos "50 álbuns mais impactantes de todos os tempos". Do ponto de vista comercial, é o álbum mais bem-sucedido da trajetória da banda, alcançando o primeiro lugar nas paradas musicais de diversos países. No Reino Unido, estreou no topo e manteve-se no top 40 por 20 semanas, enquanto nos Estados Unidos, na Billboard 200, estreou em 7° lugar, permanecendo na parada por 118 semanas.
O álbum inicia com "Highway Star", uma canção sobre um hot rod terrestre, e encerra com "Space Truckin'", que leva o conceito para a galáxia, descrevendo uma viagem selvagem pelo sistema solar. Apesar das condições adversas, a energia crua da banda superou as imperfeições, com seus cinco integrantes creditados como compositores, seguindo a prática da formação Mark II: Ian Gillan, Ritchie Blackmore, Roger Glover, Jon Lord e Ian Paice.
"Space Truckin'" teve origem em uma ideia musical que Blackmore teve inspirada pelo tema musical da série Batman que era exibida na TV, composta por Neal Hefti. O guitarrista perguntou para Gillan se ele conseguiria escrever uma letra sobre aquele tema, e o resto da música acabou sendo desenvolvido a partir dali, com a banda realizando a gravação no Grand Hotel devido ao incêndio do Montreux Casino. Utilizando a unidade móvel dos Rolling Stones, a banda improvisou, gravando nos quartos e corredores do hotel, e criando uma obra-prima repleta de músicas que hoje são consideradas clássicas, como "Space Truckin'".
Mas ao falar com a Creem em 1975, já fora do Deep Purple, Blackmore revelou que 'Space Truckin'' para ele era um momento terrível em "Machine Head" quando respondeu se ouvia algum dos álbuns do grupo: "Eu nunca ouço todas essas coisas. Não sei se outros artistas passam por isso, mas eu não consigo ouvir muita coisa que toco. A única vez que consigo ouvir é quando estou completamente bêbado em uma discoteca em algum lugar. Vou ouvir nossos discos e vou pensar, 'Ah... está tudo bem'"
Prossegue o guitarrista: "Mas se alguém colocar em casa, vou me sentir muito constrangido. Porque estou apenas tocando um terço do que realmente posso fazer. Você nunca pode se superar em um disco; é simplesmente impossível. Eu ouço nossos discos, penso 'Céus, isso é terrível.' Coisas como 'Space Truckin'... Outras vezes eu ouço alguém mais, e também vou pensar, 'Bem, isso também é terrível.' Então, pelo menos o 'nosso terrível' é aceitável porque é melhor do que o 'terrível' da maioria", concluiu Blackmore.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps