Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de dezembro de 2025
Dono de uma das vozes mais reconhecíveis da história do rock, David Coverdale anunciou sua aposentadoria no último mês de novembro. Conhecido pelo trabalho desenvolvido à frente do Whitesnake - banda que fundou no fim dos anos 1970 - e também por sua passagem pelo Deep Purple, o cantor e compositor inglês esteve em atividade desde a década de 1960. Entre 1991 e 1993, ele ainda formou uma parceria com Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin.

Ao longo da sua trajetória, Coverdale participou da criação de músicas que se tornaram clássicos atemporais, como "Burn", "Is This Love", "Here I Go Again" e "Still of the Night". Talentoso e carismático, o frontman exerceu influência direta sobre músicos de diferentes gerações.
Adrian Smith, guitarrista do Iron Maiden, comentou a aposentadoria de Coverdale em recente entrevista concedida ao canal Chaoszine. Embora tenha demonstrado tristeza com a decisão, o músico reconheceu que idade e desgaste natural acabam pesando de forma decisiva na carreira de um cantor (via Blabbermouth).
"É triste o David Coverdale [se aposentar da música], porque ele foi um grande artista com o Purple e o Whitesnake. Mas quando você é apenas - não estou dizendo que ele é 'apenas' um cantor, mas quando o seu principal recurso é a sua voz e você tem 80 anos, cara, é hora de parar. Mas eu sou muito mais jovem do que isso. Ainda estou na casa dos 60, então ainda me sinto muito bem. Sei que não abusei da minha voz, como provavelmente David Coverdale fez ao longo dos anos."
Coverdale, vale destacar, ainda não chegou à casa dos 80. O vocalista completou 74 anos no dia 22 de setembro, o que não invalida, porém, a reflexão levantada por Smith sobre os limites físicos impostos pelo tempo.
Em 2026, Adrian Smith passará pelo Brasil em duas oportunidades. O guitarrista se apresentará com o projeto Smith/Kotzen no festival Bangers Open Air, em abril, e retornará a São Paulo seis meses depois para dois shows com o Iron Maiden.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
Anthrax lança "Cursum Perficio", seu primeiro disco de estúdio em 10 anos
A música emocionante dos anos 2000 que foi considerada a nova "Bohemian Rhapsody"
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
Uma pergunta sobre afinação mudou o destino do maior sucesso do Metallica
A primeira banda a destronar os Beatles e ameaçar a Beatlemania ainda nos anos 60
Disco novo do Anthrax tem música que mistura Slayer e Metallica da era "Load"
Ouça música que Keith Richards gravou para trilha de "Grand Theft Auto VI"
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
O filme dos anos 30 que inspirou a música mais tocada pelo Iron Maiden ao vivo
Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
Baterista do Linkin Park toca música do Iron Maiden que nunca havia escutado
O disco gravado por Bruce Dickinson que a Metal Hammer considera o pior do Iron Maiden
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
Nicko McBrain diz que voltaria a tocar e gravar com Iron Maiden com condição
O disco do Iron Maiden com Blaze Bayley que a Metal Hammer considera "metade de um clássico"
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
Bruce Dickinson escolhe a maior música que já escreveu
Bruce Dickinson revela algo que sempre o incomodou nas letras de Steve Harris


