O hit de Cazuza sobre brasileiros que tentaram vida nos EUA após desmandos de Collor
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de fevereiro de 2025
A década de 1990 foi marcada por uma grande evasão de brasileiros para os Estados Unidos. A crise econômica, agravada por medidas impopulares do governo de Fernando Collor de Mello, levou muitos a buscar oportunidades no exterior. Esse fenômeno não passou despercebido por Cazuza, que transformou a experiência de seus conterrâneos em música.
Cazuza - Mais Novidades
A canção "Manhatã" surgiu como uma sátira bem-humorada aos brasileiros que foram para os Estados Unidos, mas nunca conseguiram se integrar completamente à nova cultura. Em entrevistas reunidas no livro "Preciso Dizer Que Te Amo", que explora os bastidores das composições do artista, Leoni, parceiro musical de Cazuza, revelou detalhes da criação da faixa.
A história da música começa em 1988, quando Leoni apresentou a Cazuza uma melodia inédita. O plano era incluir a canção no segundo álbum do Heróis da Resistência, banda que Leoni integrava na época. No entanto, a concorrência por parcerias com o ex-vocalista do Barão Vermelho era intensa, e a letra de "Manhatã" acabou atrasando. "Quando a letra chegou, já era tarde. Não dava mais tempo de incluí-la no disco", relembrou Leoni.
O tempo passou, e a canção quase caiu no esquecimento. Apenas anos depois, durante a produção do álbum "Burguesia" (1989), Cazuza resgatou a ideia. Mas havia um problema: a fita com a melodia original estava perdida, e o próprio Leoni não se recordava mais da composição. "A sorte é que ele se lembrava da melodia e sabia cantá-la. Foi o que ele fez e, a partir do seu registro de memória, eu pude refazer a música", contou o compositor.
A letra de "Manhatã" ironiza os brasileiros que deixaram o país, mas não conseguiram se adaptar totalmente à vida nos Estados Unidos. Segundo Leoni, Cazuza fazia um retrato daqueles que tentavam sustentar a imagem de sucesso no exterior, mesmo sem dominar o inglês.
"Cazuza fez a letra pensando nos brasileiros que vão para os Estados Unidos, nunca aprendem a falar inglês fluentemente, mas que mantêm a pose por causa do charme de morar nos EUA, da aparência de viver no Primeiro Mundo", explicou. A brincadeira começa já no título da música, que brinca com a pronúncia brasileira do nome Manhattan. "A letra brinca com a pronúncia brasileira do nome da localidade americana", afirmou Cazuza na época.
O fim dos anos 1980 e o início dos 1990 foram marcados por uma crise econômica severa no Brasil. Com a posse de Fernando Collor de Mello, medidas como o confisco da poupança e a hiperinflação empurraram muitos brasileiros para o exterior. Os Estados Unidos, em especial, tornaram-se um dos principais destinos. Leoni reforça que esse contexto de fuga em massa influenciou a composição de Cazuza."Era uma época de debandada geral por conta dos desmandos do governo Collor", comentou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Os 11 rockstars com a melhor reputação de todos os tempos, segundo a Loudwire
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
Fã tem acesso prévio a "álbum perdido" do Slipknot, "Look Outside Your Window"
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?
Eloy Casagrande reflete sobre seus dois anos como baterista do Slipknot
A sincera opinião de James Hetfield sobre "Master of Puppets", clássico do Metallica
Ville Valo admite que adoraria se apresentar novamente com o HIM
A música que Ozzy Osbourne ensaiou, mas não cantou no último show

A cantora que Cazuza gostou tanto que aplaudiu show de forma bizarra e nada convencional
A letra de Cazuza que Frejat murchou ao descobrir a verdade: "Jurava que eu era inspiração"
O famoso trecho de "Exagerado" de Cazuza que é inspirado em Elvis Costello, segundo Leoni
As duas bandas que foram as primeiras a fazer rock nacional nos anos 1980
O hit de Cazuza que portugueses receberam com frieza: "Gíria considerada depreciativa"


