As semelhanças entre o rock nacional e a bossa nova, na visão do grande Cazuza
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de junho de 2025
A bossa nova e o rock brasileiro são estilos distintos, com características bem diferentes. Enquanto o primeiro, derivado do samba, é marcado por composições suaves, harmonias sofisticadas e uma interpretação mais contida, o segundo se destaca pela energia e pelas letras contestadoras.
Cazuza - Mais Novidades
Embora o rock nacional e a bossa nova não sejam gêneros similares, há similaridades entre essas correntes. Ao menos é o que pensava Cazuza, um dos grandes nomes da música brasileira, que nos presenteou com obras inesquecíveis, como "Exagerado", "O Tempo Não Pára" e "Codinome Beija-Flor".
Durante entrevista à revista Bizz, publicada em 1989, Cazuza comentou sobre os aspectos em que o rock brasileiro e a bossa nova se aproximavam. Na ocasião, ele também mencionou outros importantes movimentos culturais do país ao explicar seu ponto de vista:
"A bossa nova e o rock são movimentos de classe média alta — de pessoas muito bem informadas, muitas brigas, com dinheiro mesmo, e acho que são parecidos por isso.
A Tropicália foi uma coisa vinda da Bahia, pessoas do interior, como Gil e Caetano. O lugar que você nasceu é importante — eu sempre vou ser um garoto de Ipanema, como o Caetano sempre vai ser um menino de Santo Amaro. O lugar onde a gente nasce, onde a gente é criado, as pessoas que a gente ama, a família… a gente sempre vai ser dali, entendeu? A Tropicália foi um movimento até meio ruralista.
Depois o rock começou como uma coisa marginal, de periferia, mas virou uma coisa de elite, porque guitarra é muito cara, as aparelhagens são muito caras… O samba só precisa de uma lata para bater e de um violão. O rock não. Então, o rock é uma coisa mais sofisticada mesmo, como foi a bossa nova."
Infelizmente, Cazuza não se encontra mais entre nós. Ele faleceu no ano seguinte à entrevista, no dia 7 de julho de 1990, aos 32 anos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor


As duas bandas que foram as primeiras a fazer rock nacional nos anos 1980
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"
O álbum específico em que Cazuza trocou festa por política: "Amadureceu do dia pra noite"
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
Os dois motivos que levaram Renato Russo a recusar parceria musical que Cazuza ofereceu


