O maior frontman de todos os tempos, segundo o saudoso Ozzy Osbourne
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de dezembro de 2025
Ozzy Osbourne nunca escondeu suas influências, especialmente quando o assunto é presença de palco. Embora tenha construído uma das identidades mais marcantes da história do rock, ele sempre deixou claro que seu parâmetro máximo de frontman veio de fora do heavy metal: Mick Jagger.
Ao comentar sobre o vocalista dos Rolling Stones (via Far Out), Ozzy foi direto e enfático: "Mick Jagger, o maior de todos os frontman que eu já vi na vida. Eu nunca o conheci – não sou desses rockers que ficam indo a clubes e essas porcarias. Mick Jagger é Deus para mim."
Ozzy Osbourne - Mais Novidades

Osbourne contou que chegou a assistir aos Stones em um show que, segundo ele, não estava em sua melhor forma, mas isso não alterou sua opinião sobre o vocalista: "Vi os Stones em Dallas, ou algo assim, e o show estava uma porcaria. Mas o Jagger tem o melhor carisma do mundo."
Ozzy Osbourne e Mick Jagger
Para Ozzy, a grandeza de Jagger está na capacidade incomparável de comandar um público. Mesmo quando não está cantando algo explosivo, o vocalista dos Stones domina a plateia com uma mistura de força cênica, movimento e entrega - algo que inspirou diretamente o futuro "Príncipe das Trevas".
Apesar disso, Osbourne reconhece que seu próprio estilo é diferente. Ele nunca tentou replicar os passos de dança de Jagger, admitindo que não nasceu com esse tipo de fluidez. A influência está mais no espírito: a noção de que um frontman deve ocupar todo o espaço disponível, projetar energia e fazer a mensagem chegar ao último espectador na última fileira.
Enquanto Jagger abriu caminho ao ampliar o papel do vocalista no rock, Ozzy levou essa postura para um território mais sombrio, transformando o frontman em uma figura que podia ser, ao mesmo tempo, carismática e ameaçadora. Mas ao ser perguntado sobre quem é o padrão absoluto, sua resposta não muda: Mick Jagger continua sendo, para ele, "o melhor do mundo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto

Mick Jagger fala sobre o erro que levou ao fim dos Beatles, e que seria fácil de se evitar
Quando Mick Jagger se rebelou contra o rock "antiquado e diluído" dos anos 50

O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
Tony Iommi revela a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne antes da morte
As bandas dos anos 1970 que abriram as portas do rock para Jack Black
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Parque da Universal em Orlando vai estrear casa assombrada do Ozzy Osbourne
As duas bandas que Ozzy não queria que o Black Sabbath passasse a imitar
Tony Iommi ainda não se acostumou com a ausência de Ozzy Osbourne
Último show do Black Sabbath foi "estranho", segundo Tony Iommi
Tony Iommi falou com Ozzy Osbourne na noite anterior à morte do vocalista
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1991
O álbum de Ozzy que quase não saiu por atitude fedorenta: "Ficávamos engasgando com o cheiro"


