A primeira música dos Rolling Stones que deixou Keith Richards e Mick Jagger orgulhosos
Por André Garcia
Postado em 23 de fevereiro de 2025
Quando surgiram pelos clubes e bares de Londres, em 1962, os Rolling Stones eram uma banda cover de clássicos do blues — especialmente o blues elétrico de Chicago.
Foi só anos depois que seu empresário Andrew Loog Oldham, para seguir os passos dos Beatles, praticamente obrigou Mick Jagger e Keith Richards a começarem a compor suas próprias músicas. E quando eu digo que obrigava era literalmente: chegando a trancar os dois e os deixando sair só depois que tivessem uma música.
A primeira composição de destaque da dupla foi "As Tears Go By", que chegou a #9 nas paradas do Reino Unido. Só que a música não foi originalmente gravada pelos Stones e sim por Marianne Faithfull. Mas pelo menos aquele sucesso incentivou Jagger e Richards a seguir compondo.
Rolling Stones - Mais Novidades

Conforme publicado pela Far Out Magazine, no entanto, levou um tempo até que eles ficassem satisfeitos com o que eles faziam. Keith Richards confessou:
"Eu pensava: 'O que estamos fazendo [de nossas carreiras]? Estamos tocando blues, escrevendo canções pop horríveis e fazendo muito sucesso' [Aquelas músicas que a gente fazia na época] não tinham nada a ver com a gente, exceto pelo fato de ter sido a gente que escreveu."
A primeira composição de Jagger/Richards que deixou a dupla orgulhosa foi 'The Last Time', lançada em janeiro do 1965. Primeiro hit dos Rolling Stones, já foi lançada direto para o topo das paradas de singles do Reino Unido:
"Levamos um tempo até fazer 'The Last Time'. Aquela foi a primeira que a gente fez e disse 'Essa sim podemos usar com os caras [da banda]!'"
Ironicamente, "The Last Time" (que significa "a última vez") foi a primeira vez (de muitas) em que os Rolling Stones foram acusados de imitar alguém. Aqui no caso, de terem imitado "This May Be the Last Time", do The Staple Singers, que não receberam crédito algum.
Ouça abaixo e tire suas próprias conclusões. Na minha humilde opinião, foi uma chupinhada, mas não no nível Led Zeppelin:
Apenas seis meses após o lançamento de "The Last Time", Keith e Mick lançaram aquela que talvez seja sua mais conhecida composição de todos os tempos: "(I Can't Get No) Satisfaction".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
A banda influenciada pelo Iron Maiden que Bruce Dickinson elegeu como sua favorita
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
Por que o Led Zeppelin nunca alcançou a popularidade dos Beatles, segundo John Paul Jones
Para Marty Friedman, Nick Menza foi uma das razões para o sucesso do Megadeth
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
Os três álbuns de estúdio que Alice Cooper não lembra de ter gravado
Black Label Society faz show histórico em Belo Horizonte e emociona fãs
Como AC/DC e Angus Young ajudaram Dave Mustaine a criar solo de "Holy Wars"
A melhor música dos Ramones, em lista da Paste Magazine
A melhor música do Blink-182, de acordo com a Paste Magazine
Nigel Durham, ex-baterista do Saxon, morre aos 61 anos
5 bandas de hair metal na ativa com apenas um membro original, segundo a Loudwire

A banda que vendeu 100 milhões de discos e Keith Richards chamou de poser
Por que John Lennon errou ao superestimar Elvis, segundo Bernie Taupin
Os 30 melhores álbuns do blues rock britânico segundo a Classic Rock
Os maiores cantores da história do rock, segundo a Billboard
Rolling Stones anuncia reedição do álbum "Foreign Tongues" com 5 faixas extras
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
5 prisões de astros do rock que tiveram consequências muito além da cadeia
A "banda de merda" com quem Mick Jagger odiava ser comparado, e que o tempo sepultou
A vingança de Janis Joplin contra os Rolling Stones por prática que não concordava


