O hit dos Beatles que conseguiu ser odiado tanto por John Lennon quando Paul McCartney
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de maio de 2025
John Lennon nunca teve receio de criticar sua própria obra — nem mesmo os clássicos imortais que compôs ao lado dos Beatles. Em diversas entrevistas, especialmente após deixar a banda, ele demonstrava pouca reverência à própria história. Uma de suas declarações mais ácidas veio em 1980, quando revelou desprezar abertamente a música "It’s Only Love", do álbum "Help!" (1965). A entrevista foi resgatada pela Far Out.
Beatles - Mais Novidades
"‘It’s Only Love’ é minha. Sempre achei essa música uma porcaria. A letra era abismal. Sempre odiei essa música", disse Lennon à Playboy, durante uma de suas entrevistas mais francas, conduzida por David Sheff.
Já Paul McCartney, que dividia os créditos da canção com Lennon, também não escondeu que o grupo não era tão rigoroso com algumas composições naquele momento. "Às vezes, não lutávamos contra a letra se ela saía meio sem graça, como em algumas músicas de preenchimento, tipo ‘It’s Only Love’", contou. "Se a letra fosse realmente ruim, a gente mexia. Mas não éramos tão exigentes. Era só uma música de rock. Não é literatura."
A canção foi originalmente concebida com o título "That’s A Nice Hat" e acabou entrando como uma faixa secundária no lado B de "Help!", um álbum com o qual os Beatles ainda mantinham o status de ídolos pop mais do que de artistas conscientes da profundidade de sua própria música.
Beatles e "It’s Only Love"
De acordo com o site Beatles Bible, em "Revolution in the Head", o crítico Ian MacDonald observa que "It’s Only Love" rompe com a tendência "horizontal" das melodias de Lennon — baseadas em notas repetidas — e se aproxima do estilo "vertical" de Paul McCartney, com variações melódicas mais amplas e ousadas.
Gravada em uma sessão única no dia 15 de junho de 1965, a música exigiu seis tentativas no estúdio, das quais quatro foram completas. Lennon gravou seus vocais em "double tracking" sobre a última tomada. Cinco guitarras foram usadas na produção — duas acústicas e três elétricas, incluindo uma Rickenbacker de 12 cordas de George Harrison com efeito de trêmolo. A gravação também rendeu curiosidades técnicas: a batida de Ringo Starr em uma das versões preliminares, lançada em "Anthology 2", antecipa o ritmo de "In My Life".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
Bruce Dickinson afirma que Blaze Bayley é "um cara fantástico"
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
O baterista que estava fora do alcance de Dave Grohl; "fisicamente nem musicalmente capaz"
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical

Falecido aos 86 anos, Peppino di Capri iniciou carreira no rock e abriu shows dos Beatles
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
A banda que Keith Richards acha que Paul McCartney sente falta de ter
A ideia que Mike Portnoy "roubou" dos Beatles e foi inserida no maior sucesso do Dream Theater
A única banda dos anos 60 que chegou ao topo antes, durante e depois dos Beatles
O grande segredo da produtividade dos Beatles, segundo o filho de John Lennon
O clássico dos Beatles que Paul tirou da gaveta após 62 anos para casamento da Taylor Swift
O ícone country que levou Paul McCartney a formar o Wings após o fim dos Beatles
A canção de 1977 que Paul McCartney gostaria de ter escrito; "bela música"
O maior cantor de rock na opinião de Paul McCartney e Bruce Springsteen
O álbum que Nick Mason do Pink Floyd disse ter "mudado a indústria fonográfica"
"Hi Regis, I'm Paul!": o dia em que Paul McCartney ligou para Regis Tadeu


